No mesmo dia da inauguração da Estação Campo Belo da Linha 5 Lilás, em 8 de abril de 2019, o Grupo CCR realizou o “CCR Day“. De acordo com a CCR o evento é “voltado para investidores e analistas nacionais/estrangeiros que acompanham as ações da companhia no mercado de capitais“. E a CPTM foi bastante citada.
Mais de 400 pessoas participarem do evento, incluindo o Governador João Doria, que comentou sobre a postura do atual governo de acreditar na parceria com a iniciativa privada para o desenvolvimento da infraestrutura no Estado.
Tivemos acesso à apresentação completa e nela notamos que a CCR Mobilidade vê como oportunidade 5 concessões na área de mobilidade, sendo 4 delas em São Paulo. O investimento é da ordem de R$ 22 bilhões.
CCR Mobilidade
Luis Valença é o novo diretor vice-presidente de Negócios da CCR Mobilidade. Ele vai acumular os cargos de presidente da ViaQuatro e ViaMobilidade, que ocupa desde agosto de 2018. A informação foi dada pela Revista Ferroviária na edição de março/abril de 2019.
Confira o que foi apresentado no CCR Day sobre a CCR Mobilidade:
Linha 8 Diamante e 9 Esmeralda da CPTM
Essa concessão já está com os estudos avançados e a Secretaria dos Transportes Metropolitanos (STM) pretende divulgar o edital até o final do ano. De acordo com o Secretário Alexandre Baldy “não é uma promessa. é um compromisso“
A CCR pretende investir 3 bilhões na concessão durante os 30 anos de concessão. Pelos dados apresentados existe um potencial de 1.500 mil passageiros/dia. Atualmente são 1.000 mil passageiros/dia.
De acordo com a apresentação, a consulta pública foi autorizada e está sendo aguardada a minuta do edital.
Um detalhe chamou a nossa atenção no slide. Notem que há 3 estações em Projeto na Linha 8 Diamante: Bom Retiro, Pompéia e Água Branca.
A ideia inicial da Estação Água Branca na Linha 8, era para ser um modelo parecido com o da Estação Barra Funda, com integração com a Linha 7 Rubi. Era também cotada para ser estação inicial do Trem Intercidades (TIC) e pelo que foi apresentado temos a confirmação.
Já na Linha 9 Esmeralda a em “projeto” é a Estação João Dias.
Linha 7 Rubi da CPTM e TIC até Americana
Sobre a concessão da Linha 7 e do Trem Intercidades já falamos por diversas vezes aqui no Ferroviando como quando o Governador João Doria foi até Brasília.
Também quando o Secretário Alexandre Baldy comentou sobre a Estação Barra Funda ser remodelada para o Trem Intercidades. E sobre o edital do TIC sair ainda em 2019
Em nosso último artigo divulgamos que o Doria em NY apresentou o TIC e a concessão da Linha 7 para investidores internacionais.
Em 21 de maio de 2019, o Vice-Governador Rodrigo Garcia comentou sobre o Trem Intercidades a um grupo de jornalistas do interior do Estado de São Paulo:
“Nós dependíamos do governo federal sobre um aditivo contratual, que sairá agora no mês de julho e era premissa para que o governo pudesse licitar o Trem Intercidades. Já temos um estudo de modelagem avançada, e no final do ano colocaremos o edital de consulta pública para ser avaliado, um projeto de PPP, para que no primeiro semestre do ano que vem o projeto seja licitado. É um projeto de R$ 5 bilhões, mas que faltava o essencial: poder fazer. E agora podemos”
Voltando à apresentação, a CCR pretende investir 7 bilhões na concessão durante os 30 anos de concessão da Linha 7 e no TIC. Pelos dados apresentados existe um potencial de 750 mil passageiros/dia. Atualmente são 500 mil passageiros/dia.
Como dissemos acima, podemos confirmar que a Estação Água Branca será a estação inicial do TIC. Repare na legenda da imagem. Com isso a remodelagem de Barra Funda, conforme link acima, provavelmente foi descartada. Veja que a fonte da informação do slide é o “Governo do Estado de São Paulo“.
Linhas 11 Coral, 12 Safira e 13 Jade
Essa proposta de concessão das linhas da CPTM, já havia sido vista em outra apresentação da “CCR 13” em novembro de 2017.
Na época constava que o formulário de Submissão de PPP foi apresentado em 31/10/2017.
Na ata da reunião do Conselho Gestor das Parceiras Públicos Privadas (CGPPP) do dia 1 de novembro de 2018, final da gestão Márcio França, foi publicado no Diário Oficial em 15 de novembro de 2018, o seguinte: “sobre o projeto de concessão das Linhas 11-Coral, 12-Safira e 13-Jade da CPTM (“Expresso Aeroporto”), os Conselheiros entenderam presentes os motivos que demandam as providências descritas no artigo 33, inciso II, do Decreto Estadual 61.371/2015, sem prejuízo de eventual retomada dos estudos uma vez que equacionados e solucionados os desafios existentes para sua concretização“
O artigo 33, inciso II, do Decreto Estadual 61.371/2015, diz “a ausência de manifestação pelos órgãos e entidades da Administração Pública mencionados neste decreto caracterizará falta de interesse, por parte da última, no projeto apresentado.”
Questionamos o Secretário Alexandre Baldy no evento de início das obras da Estação Varginha da Linha 9 Esmeralda em 11 de maio e ele comentou sobre a concessão das Linha 11 Coral, 12 Safira e 13 Jade:
“Hoje, nós não estamos mencionando e não estamos analisando a concessão da Linha 11, da Linha 12 e da Linha 13. É um conjunto de linhas que transportam passageiros da Zona Leste da região metropolitana de São Paulo. Nós melhoramos a Linha 11 com investimentos em 99 dias para a realização do todo horário de trabalho da CPTM para que não haja baldeação, a troca do trem, Guaianazes. Nós continuamos investindo na Linha 12 em solapamento de via que ocorrem. Investimentos que são necessários para melhoria da infraestrutura para que a gente consiga também ter qualidade na Linha 11 e na 12. E a Linha 13 que faremos o anúncio dentro dos próximos dias pelo Governador João Doria para que tenhamos o acesso definitivo para o Aeroporto de Guarulhos” – o anuncio foi feito ontem.
Confira o áudio:
Ainda assim o Grupo CCR lista a concessão em sua apresentação.
A CCR pretende investir 4.5 bilhões na concessão – sem duração informada. Pelos dados apresentados existe um potencial de 1.200 mil passageiros/dia. Atualmente são 800 mil passageiros/dia.
Linha 10 Turquesa e TIC Santos
Semana passada, em 23 de maio, o Governador João Doria em entrevista coletiva para apresentação de polos de desenvolvimento regional citou o Trem Intercidades até Santos:
“também a implantação, na área ferroviária, do ferroanel e das duas linhas já autorizadas pelo Governo Federal, que serão implementadas neste segundo semestre, ligando Santos-São Paulo-Vale do Paraíba, Santos-São Paulo-Região Metropolitana de Campinas até Americana.”
Essa é a concessão que aparentemente é a última da lista. Há poucas informações sobre ela, mesmo na apresentação da CCR. Não há dados de demanda nem de investimento privado. O status dela é “necessidade de PMI para aprofundamento dos estudos“.
Eu pessoalmente acho a ideia do TIC Santos muito interessante, fazendo integração com o VLT. Acredito que a demanda será alta, inclusive aos finais de semana onde pessoas poderiam passear no litoral sem pagar o alto custo de pedágio e gasolina. Além de não pegar trânsito.
Mas até lá tem muito o que ser feito na Linha 10. Como trens novos e as Prefeituras realizarem obras para evitar o alagamento da região que tem impacto direto na faixa de domínio da CPTM.
Desculpa mas não é um tanto suspeito só enfatizaram a CCR? Afinal várias outras empresas mostraram interesses por estas linhas, pq o Governo estadual não os enfatiza também fora que aparentemente algumas linhas, como ocorreu na concessão de linhas do metrô, parece que os empresários foram “intimidados” dando espaço a CCR?! Enfim, precisa sim de investimentos apesar que a CPTM tem ótimos trens, tirando a L10, o problema msm é o tempo de espera e viagem de algumas linhas entre outros fatos. Mas esse domínio da CCR no estado tem que ser verificado.
Outras empresas não divulgam informações infelizmente. Se tiver um documento atual de outro grupo/empresa, me manda um link que eu faço o artigo.
Verdade, se formar outro monopólio não resolve muito.
A livre concorrência é que melhora os serviços e empregos.
Propina PSDB e ponto, faz licitação específica para o grupo CCR, até o sindicato são dos acionistas
CCR Barcas no Rio de Janeiro, não tem nem uniforme para seus funcionários, atualmente estamos 4 anos sem aumento, trabalhando em condições precárias,barcos sem manutenção devidas.
(Isso a Globo não mostra)
Uma empresa de bosta
CPTM em vias de ser extinta. Depois de 27 anos de muito trabalho para chegarmos ao atual status da malha ferroviária metropolitana, vai ser descartada em favor da CCR. Chega a ser chato ficar batendo na mesma tecla, mas vai haver um grande sucateamento do nosso transporte sobre trilhos nas próximas 3 décadas.
Não acredito que será extinta não. A CPTM tem algumas linhas em estudo como a Linha 14 Onix
Pode ser que não seja, que fique só operando a defasada linha 10 com seus 2100, porque não há interesse privado na linha. Sobre linhas novas, até conheço o projeto da linha 14 Onix, mas o próprio presidente disse que o momento é de melhorar o que já tem e não de se investir em novas linhas. Se é esse o cenário com a empresa transportando 3 milhões de pessoas por dia, imagine quando operar uma única linha com 400 mil pessoas por dia e conhecidamente deficitária.
Sim mas lembrando que a malha não pode parar de crescer. veremos mais e mais projetos de linha, assim quando tiver verba os estudos já estão prontos. Acredito que tenha quase 0% de chance da CPTM ser extinta
Estudos esses que são ignorados, como no caso dos TIC, pois o estado não tem dinheiro para bancar e a iniciativa privada quer o fácil e rápido, independente da qualidade do serviço. Pode ser que ela sobreviva, mas fique igual a DERSA: fazendo estudos e projetos, até algum governador decidir encerrá-la. Enfim, com ou sem CPTM, não vejo um panorama muito bom daqui pra frente. E pensar que a CCR com esses R$22 bilhões poderia construir uma nova linha, o que beneficiaria de verdade a metrópole. But money talks.
No mais, parabéns e acima de tudo, obrigado, pelo seu site. Tem informações precisas e completas, é a minha primeira fonte de consulta sobre o transporte metroferroviário.
Obrigado! Sinta-se vontade para criticas e elogios. Se a população não cobra, as coisas andam mais devagar
Olha só o potencial dessas linhas, principalmente na linha 9! Conheço muita gente que não usa a linha devido ao alto intervalo nos extremos (Osasco), com um bom investimento para redução desse intervalo já se ganharia muitos passageiros!
Odair, boa tarde
Concordo com seu comentário. Se forem conceder linha por linha da CPTM, vai chegar um momento que algum governador não verá sentido de existir a empresa e, assim, a extinguirá. Foi assim com a Flumitrens . A CPTM poderá ter o mesmo destino da Fepasa e RFFSA.
É o Estado de São Paulo CCRizando as linhas … Caminhamos para um danoso monopólio privado do transporte sob trilhos, cujo efeito a população sentirá nos próximos anos. Dizer que a “CCR investe” é praticamente uma piada, uma vez que ela somente se aproveita das boas oportunidades de negócio proporcionado pelos governos.
Realmente a impressão é de Monopólio,
Abrir para a iniciativa privada sem sombra de dúvidas melhora o serviço, fiscalizar para não acontecer o monopólio cabe a nós.
Tem certeza que melhora o serviço? Quem é melhor: CPTM ou Supervia?
Trem de passageiros até a Baixada Santista? Não acredito. O povo quer descer com os seus carros e passear pelas ruas e estradas, a que depender dos horários dos trens e empurrar suas bagagens. Nem motivação para estudo de demanda existe.
Você se surpreenderia com os dados de demanda. Sua premissa é que todos tem carro e/ou estão dispostos a pagar mais de 50 reais de pedágio e mais da metade disso em pedágio.
Boa trade, so tem uma maneira de isso sai do papal e investimentos , o governo nao quer investir a bom tempo nas ferrovias de trens sendo que elas e necessarias. As linhas estao funcionando. Na epoca de 70 passou tanto tempo e nao tever uma infraestrutura de qualidade entao ta na hora de rever as melhorias das vias ferroviarias que estao precisando de muita atencao na qualidade de transporter , e necessario fazer muitas outras vias ferroviarias devido o clescimento das cidades vizinhas da grande capital paulista o que eu to vendo realmente e preciso ser privatizado realmente que saber sai alguma coisa do papel detro de gavetas esquecidos longos anos