Foi apresentado hoje na embaixada de Londres, um vídeo institucional do programa de desestatização do sistema de transportes do Estado de São Paulo. Nele são apresentadas oportunidades como a Linha 2 Verde, a Linha 20 Rosa e a Linha 19 Celeste.
A Linha 2 Verde é apresentada completa, de Vila Prudente até Dutra, com 14 km, 13 novas estações e 36 trens.
A Linha 17 Ouro fala apenas de sua conclusão do trecho atual, que liga a Estação Morumbi da Linha 9 Esmeralda da CPTM até a Estação Jardim Aeroporto e o ramal até a Estação Congonhas. A licitação para conclusão foi lançada recentemente.
Sobre a Linha 19 Celeste é apresentada a oportunidade de construção, ou seja, uma possível PPP integral, mas somente da Fase 1, que ligará Bosque Maia, em Guarulhos ao centro de São Paulo na Praça da Bandeira.
A novidade é a Linha 20 Rosa, que foi apresentada integralmente, da Lapa ao ABC, com 24.5 km e 26 estações, com previsão de 819 mil passageiros por dia. Novamente, mais uma nova possível PPP integral. No passado ela foi cogitada ser construída em duas fases: Lapa-Moema e Moema-ABC. Mas com o fim da Linha 18 Bronze, a diretriz foi mudada, sendo construída em fase única possivelmente. Sobre minha opinião sobre a Linha 18, que muitos me perguntaram, concordo com todas as críticas feitas pelo site MetrôCPTM.
Confira o vídeo com outras oportunidades:
Se nenhuma delas virar BRT já é um grande avanço.
Sp trocando metrô por brt? Que retrocesso
Acho que o estudo do Governador Dória fez para cancelar a Linha 18 – bronze se baseou no fato inadmissível que não foi ele que contratou.
Unica coisa q eu qria era q o metro construisse linhas q ajudassem a desafogara a L1, 2 e 3 e não que colocassem mais passageiros nelas.
Esse governador é outro que só sabe fazer promessas visando a candidatura a presidência. Já cancelou o monotrilho para o ABC e já ouvi comentários que a linha 2 só vai até a Penha. De lá fariam uma linha de trem para Guarulhos. A linha Celeste deve ser a mesma coisa. Quando era candidato falou que ia levar metrô até Guarulhos. Me engana que eu gosto…
Fique tranquilo sobre a L2 ir até guarulhos moço, a linha parar na penha não teria utilidade, e séria impossível operá-la só até esse ponto, a linha precisaria quase o dobro de trens que tem hoje e não há espaço no projeto para abrigar e fazer a manutenção desses trens, essa obra só será possível ser construída com a adição de um novo pátio, ou seja o Pátio Paulo Freire
Pátio Paulo Freire ainda é dentro da cidade de São Paulo. Não significa que farão as estações Ponte Grande e Dutra que estão no projeto do lado de Guarulhos.
Infelizmente Guarulhos sempre estará no final dos planos..aqui nada muda ou é resolvido.. nem o congestionamento da ponte q separa Guarulhos e Penha e resolvido..q dirá metro q está nas promessas à 20 anos
E por que não buscou esse tipo de solução para a Linha 18?…
…Já sei, essa já estava negociada com empresas de ônibus, antes mesmo da posse…e ainda teve coragem de vir com a mentira absurda que “houve estudos”…
Cada vez que vejo as negociatas desse cidadão,mais me enojo, o que ele deve “tirar por fora” nessa jogadas desse ser algo bem volumoso.
Concordo com vc!!!! Eu votei neste MENTIROSO! !!!! N consigo hj nem ouvir falar no nome dele!!!!
Enquanto a gestão Dória está se empenhando para consertar as diversas incompetências realizadas pela antiga gestão do Alckmin, o portal Metrô Cptm não cessa em efetuar críticas ao transporte público paulista. Engraçado que estas críticas não eram vistas na gestão anterior, engraçado né?
O MetrôCPTM vem fazendo críticas as posturas tomadas, o governador que decidiu isso tanto faz, os governos anteriores pecaram muito em fazer tudo a passos de tartaruga, mas dória está fazendo tudo as pressas só pra ter o próprio nome escrito ali, a L18 é um grande complô que ainda há de ser revelado, suspeito que seja uma manobra pra tirar a VemABC do jogo já que desde sempre a empresa tem uma postura mto sólida em querer construir a L18 e a partir daí disputar a operação de outras linhas, oq faz total sentido com o fato de o governo estar dando as linhas de sampa pra CCR, oq está sendo comprovado que não é tão boa assim, considerando o trabalho que vem sendo feito na L5 Lilás.
Se empenhando em consertar os erros da antiga gestão?
A gestão do Sr. Doria vem fazendo várias cagad…. até piores que o governo Alckmin, vide o absurdo em relação a Linha 18, nunca na HISTÓRIA uma Linha de Metrô foi cancelada.
Em relação as criticas do site MetroCPTM, o qual admiro muito, todas elas estão pautadas sobre estudos e opniões técnicas, e não apenas em achismos. Ou vc acha que a troca de modal anteriormente citada não é digna de críticas?
Concordo plenamente com vc!!!!! Mas nós do ABC n vamos esquecer do Doria nas próximas eleições
Assim como o Ferroviando pontua muito bem suas opiniões em cima das obras e projetos anunciados pelo governo do Estado, o MetrôCPTM faz um excelente trabalho em tecer sua opinião de igual forma. Tudo que vem sendo exposto é a mais pura verdade e, é o maior retrocesso na história dos trilhos em SP ao trocar um investimento mais sólido e que comporta muito melhor a demanda por um corredor de ônibus que já vai começar saturado!
O Governo do Estado ao passo em que parece estar querendo resolver os atrasos em obras ferroviárias, cai em contradição ao cancelar uma linha de tamanha importância como a 18.
Poque só o cidadão SBC tem direito ao metrô…e o resto do ABC fica com essa linha de BRT isso não passa de ônibus melhorado…não vai ajudar e nem melhor nada o cidadão do abc quando essa tranqueira começa funciona ja começa a observar os defeitos como lotação, demora para chegar ao destino …BRT está bem longe da rapidez e conforto que o metrô proporciona
Justamente!! Não são todas as cidades que podem fazer investimentos de Metrô ou por questões financeiras ou por não possuírem solos com qualidade suficientemente boa para perfurá-los e etc, mas São Paulo precisa urgentemente de investimentos mais pesados e concretos na Mobilidade Urbana férrea, que ajude as demais linhas saturadas do sistema, que desafogue os trânsitos da Capital e RMSP, além é claro de melhorar a qualidade de vida da região.
Gostaria muito de saber se há alguma ação que os munícipes e moradores da região possam tomar diante desse retrocesso! Não podemos deixar que um BRT tome o lugar de um metrô, por mais que ele seja um monotrilho. Se já há lotação com trens, com ônibus é muito mais!
Esta é mais uma das múltiplas fanfarronices destes 25 anos de PSDB de SP, estes governantes são os das infindáveis obras incompletas e inacabadas como a Linha 15-Prata que era para estar concluída em 2014 e até hoje 2019 não chegou nem até a metade, a insensatez de se colocar a estação da Linha 13-Jade a 1,3 km de distância demonstra mais um despreparo e irresponsabilidade. Já estamos em 2019, e nada de túnel ou ponte Santos Guarujá que deveria incluir também espaço para uma linha de VLT – “Veiculo leve sobre trilhos”, e novamente é adiado o início da expansão da linha 2-Verde do metrô até Guarulhos, e não deve ter sua extensão concluída até 2024 se dependermos destes atuais governantes federais, estaduais e municipais.
No Brasil não existe uma lei semelhante a das Responsabilidades Fiscais (mais conhecida como “Pedaladas fiscais”), que pune o governante que gasta mais do que arrecada, ou que repassa para o seu sucessor as dívidas contraídas no seu período de mandato, e que burla a lei, por este motivo não acontece punição alguma para quem promete nas campanhas eleitorais com os compromissos não cumpridos, pois isto não é considerado crime pelas leis atuais.
Existiu um compromisso no passado de não se começar nenhuma linha nova sem antes concluir as que estavam iniciadas de forma concomitante, mas não se pode esperar isto dos atuais gestores.
O resultado disto são as inumeráveis obras incompletas e inacabadas e um infindável festival de dívidas contraídas no seu período de mandato, e que burla a lei, por este motivo não acontece punição alguma para quem promete nas campanhas eleitorais e não as cumpre.