CPTM Linha 13

Doria divulga traçado do monotrilho entre Linha 13 e Aeroporto de Cumbica

Traçado do monotrilho da Linha 13 Jade até o Aeroporto de Cumbica
Traçado do moTraçado do monotrilho da Linha 13 Jade até o Aeroporto de Cumbicanotrilho da Linha 13 Jade até o Aeroporto de Cumbica

Em coletiva hoje a no Palácio dos Bandeirantes, o Governador João Doria, o Ministro da Infraestrutura Tarcísio Gomes de Freitas, anunciaram a ligação por monotrilho dos 3 terminais do Aeroporto de Cumbica – Aeroporto Internacional de Guarulhos – com a Linha 13 Jade da CPTM. Previsão de funcionamento para maio de 2021.

A previsão é que as obras comecem em setembro de 2019 com a emissão da ordem de serviço.

No anúncio o Secretário dos Transportes Metropolitanos, Alexandre Baldy apresentou a solução de 2.6 km, que não precisará de desapropriação por ser área do Governo Federal, concedida à GRU Airport.

No início do ano já havíamos questionado o Governador João Doria sobre o People Mover (monotrilho) utilizando-se da extensão do prazo de concessão com a GRU Airport. Na época o monotrilho era uma das opções.

Posteriormente foi aventado a hipótese de uma esteira rolante. E hoje temos o anúncio oficial do People Mover para a Linha 13 – felizmente!

Traçado do monotrilho

Como era previsto, os investimentos serão feitos pela GRU Airport que hoje pagam um outorga ao Governo Federal destinada ao Fundo Nacional de Aviação Civil (FNAC).

De acordo com o ministro Tarcísio Gomes de Freitas, R$ 175 milhões, parte pequena da outorga, será utilizada para viabilizar o monotrilho. Pelo aeroporto passam 44 milhões de passageiros. Quem quer acessar a CPTM hoje tem que utilizar um ônibus para acessar a Linha 13 Jade. O ministro Tarcísio comenta: “é o futuro chegando….”

Detalhes do projeto da ligação da Linha 13 Jade até o Aeroporto de Cumbica

Novos trens com bagageiro

De acordo com o Secretário Alexandre Baldy, está planejada a ampliação da quantidade de viagens tanto do Expresso Aeroporto quanto do Connect. Com isso a Linha 13 terá um aumento de demanda. A estimativa é que uma viagem da Estação Luz ao Aeroporto será de 40 minutos. E da Paulista até o Aeroporto serão 52 minutos

Outro anúncio é que os trens com bagageiros serão disponibilizados em agosto de 2019.

blank

Expansão da Linha 13

Existem estudos da Linha 13 Jade chegar até Bonsucesso, em Guarulhos mas de acordo com o Vice-Governador Rodrigo Garcia, ainda está em estudos mas “é um projeto de médio-longo prazo

blank

Fernando

É engenheiro por formação e entusiasta de obras de mobilidade urbana. Utiliza transporte individual na maioria das vezes mas acompanha e sabe da real e urgente necessidade de investimentos em infraestrutura e principalmente em transporte público aliadas com políticas públicas de redução da pendularidade do sistema de transportes

31 comentários

Clique aqui para deixar um comentário

  • Pergunta importante: será igual o de Porto Alegre, que tem 1 via só ou terá 2 vias? E será gratuito a todos ou só pra quem chegar de trem pela CPTM?

    • Duas vias, já que terá dois trens. Não tem porque ser pago, já que no modelo atual (ônibus) é de graça. Espero que sistema seja totalmente automatizado.

  • Levaram o trem até lá para atender a demanda do aeroporto com um people mover!? Então a linha Jade nunca teve a intenção de ser de fato uma linha para o aeroporto, mas uma linha que passa perto do aeroporto. Além disso, não seria possível que a extensão prevista passasse próximo aos terminais, ao invés de ao longo da avenida? Isso pouparia gastos com duas linhas paralelas e o tempo de baldeação dos usuários.

      • Se era para , realmente, atrnder a cidade de Guarulhos esta linha deveria sair de onde será construída a futura estação Tiquatira, que será integrada com a linha verde do metrô, chegar à região central de Guarulhos e ter integração com o corredor de ônibus que vem da Vila Galvão.
        Do jeito que foi construída esta linha não serve direito nem para quem vai para o aeroporto e nem à maioria da população de Guarulhos. Seria melhor estender esta linha até a cidade de Arujá ou até Santa Isabel. Porém creio que os prefeitos destas cidades tenham algum receio, pois podem virar cidades dormitórios.

    • Com certeza dessa forma o gastos serão maiores, ou eles já não estão mais querendo terminar essa linha 13jade a menor do mundo, uma vergonha, demoraram muito para fazer essa linha e quando resolveram, fizeram com 3 estações e ainda para usá-la temos que fazer muitas baldeações… Uffa sem comentários….

  • Péssima notícia. As pessoas continuarão a utilizar os ônibus das companhias aéreas e os carros de aplicativos para chegar até Guarulhos. Esta obra não mudará nada já que o problema é de início e fim. Originalmente esta linha deveria sair da Luz até dentro do aeroporto, ao invés de tentarem consertar a incompetência do governo anterior, fizeram apenas um remendo. Mas o tempo é o senhor da razão, vamos aguardar e ver o que vai acontecer.

  • só por ter botado presidente do GRU, ministro e secretário dos Transportes na mesma mesa para apresentar um projeto assim, o governador fez história. Que não subestimem sistemas e capacidades e prevejam eventuais ampliações futuras

  • Guarulhos tem mais de 1 milhão de habitantes, esperou anos pela uma ferrovia e quando chega chega uma ferrovia que não atende nem 30% da população. O outro restante da população paga um absurdo na passagem de ônibus para ir em São Paulo quase r$ 10.

  • Fernando. Primeiramente parabéns por informar a nós que acompanha o assunto de mobilidade urbana de forma técnica e sem gritaria de certos meios de comunicação. No projeto proposto gerou uma dúvida referente ao projeto e também na linha 13 jade da CPTM. Supondo que essa gestão Dória venha fazer a extensão ao distrito do São João iria utilizar o mesmo traçado do monotrilho ou iria utilizar um traçado alternativo?

  • Eu uso diariamente a linha jade pois trabalho do lado aeroporto perto do terminal 2 e os ônibus que levam os passageiros para os terminais não pode parar perto do teca aonde muita gente trabalha então eu sou obrigado a descer e ir a pé beirando a rodovia isso é uma palhaçada.

  • E mais uma vez a periferia de Guarulhos fica para trás, esquecida!
    Um absurdo, porque não fazem a continuação da linha de trem do terminal aeroporto até o Bonsucesso, passando pelos terminais de embarque, muito triste mesmo e depois querem que aumente a quantidade de usuários da linha 13jade, nunca vai aumentar desse jeito…..

    • Guarulhos e parte do ABC são regiões deixadas de lado há muitos anos, e quando se lembram vêm com ideias absurdas como BRT.

error: Alert: É proibida a cópia de conteúdo