CPTM Linha 9

Governo anuncia início das obras da Estação Varginha da Linha 9 Esmeralda da CPTM e do novo terminal de ônibus

Novo Terminal de ônibus Varginha
Novo Terminal de ônibus Varginha

Em evento hoje em Varginha, o Governador em exercício Rodrigo Garcia, o Prefeito Bruno Covas e o Secretário dos Transportes Metropolitanos Alexandre Baldy, anunciaram o início da construção da Estação Varginha da Linha 9 Esmeralda da CPTM e do novo terminal de ônibus, integrado à estação.

A obras da extensão da Linha 9 foram iniciadas em 2013. Em 2014 foi feito um convênio com o PAC (Programa de Aceleração do Crescimento). Posteriormente as licitações foi descoberto que o modelo de licitação do Estado de São Paulo, “Menor Preço Global” não era aceito pela União. Assim tiveram que suspender as licitações, suprimir contratos e licitar tudo de novo, o que ocasionou todo esse atraso.

De acordo com o anúncio de hoje as obras serão iniciadas nos próximos dias. O investimento total é de R$ 945 milhões sendo R$ 500 milhões da União (Governo Federal) e R$ 445 milhões do Governo do Estado de São Paulo

A previsão é que a Estação Varginha, com área de 5.000 m2 e bicicletário de 750 vagas, e o novo terminal de ônibus sejam entregues em conjunto em novembro de 2021. O terminal existente continuará funcionando.

A extensão também terá a Estação Mendes – Vila Natal, prevista para novembro de 2020.

Serão construídos também quatro viadutos rodoviários, uma passarela sobre a ferrovia e cinco passagens subterrâneas, sendo duas exclusivamente para pedestres.

A ideia da CPTM é implantar o sistema ATO para atender a extensão.

Novo Terminal de Ônibus Varginha

O terminal de ônibus municipal também será construído pela CPTM e terá uma passarela de interligação com a Estação Varginha. Serão 10.000 m2, com 500 metros de plataforma para embarque e desembarque. A demanda estimada é em 30 mil passageiros por dia

Estação Mendes – Vila Natal

Em obras desde o fim do ano passado, a estação terá uma área de 4.500 m2 e bicicletário com 50 vagas.

Antes do evento do anúncio, participamos da visita técnica às obras da estação.

Confia as fotos áreas do Governo:

Confira algumas das nossas fotos:

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Fernando

É engenheiro por formação e entusiasta de obras de mobilidade urbana. Utiliza transporte individual na maioria das vezes mas acompanha e sabe da real e urgente necessidade de investimentos em infraestrutura e principalmente em transporte público aliadas com políticas públicas de redução da pendularidade do sistema de transportes

12 comentários

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  • Fernando,

    A futura estação Pedreira entre jurubatuba e autodromo será construída pela iniciativa privada (futuro concessionário) ou será que nunca vai sair do papel?

    • Em conversa recente com o presidente da CPTM, fizeram estudos que a estação não teria tanta demanda que justificasse a construção. Opinião minha: Talvez com um melhor corredor de ônibus, quem sabe. Mas ele disse que está aberto a iniciativa propor a construção igual a João Dias. Quem sabe a AVON poderia construir

      • Fernando, aproveitando o gancho da sua resposta ao Fábio, eu não entendo por qual motivo o metrô e o governo do estado não fizeram as paradas de ônibus sentido centro e sentido bairro do corredor do viaduto da avenida Santo Amaro bem em cima da estação. Os dois pontos de ônibus estão muito distantes da estação. Eu penso que se estes pontos fossem mais perto o corredor da avenida Santo Amaro seria melhor aproveitado estimulando as pessoas utilizarem essa estação. Acredito que até quem mora ou trabalha na região da avenida São Gabriel com intuito de se deslocar para o Jabaquara por exemplo seria beneficiado. Essa parada poderia ser um “Mini terminal de ônibus”.

  • Cara, eu não conheço a região, mas achei esse Terminal de Varginha muito grande. Tem necessidade? Pq quase $600mi para uma extensão de 2 estações que ainda vão estar a mais de 6 km de Parelheiros eu achei um pouco demais…

  • É uma pena que essa obra será, provavelmente, entregue em 2022 como marketing à candidatura do Doria. O erro mais crasso é a construção de um novo terminal em Varginha; não seria melhor utilizar o recurso do terminal de ônibus para estender a linha até Parelheiros? Seria muito mais prudente e eficiente.

  • Não resolve nada se não diminuir o intervalo de saída em horário de pico. É um absurdo um trem demorar até 10 minutos para seguir destino da estação Grajaú à Osasco. Ou seja, continuará pra sempre esta quimera!

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