O Governador João Doria foi hoje até Brasilia junto com o Secretário dos Transportes Metropolitanos Alexandre Baldy e o Secretário de Logística e Transportes Octaviano Costa para se reunir com o Ministro da Infraestrutura, Tarcísio Gomes e o Ministro da Economia Paulo Guedes para obter recursos para a construção do Ferroanel Norte e de duas linhas dos trens intercidades (TIC), um na região Metropolitana de Campinas e o outro no Vale do Paraíba.
Após a reunião o ministro Tarcísio Gomes fez uma coletiva: “tivemos uma reunião com o Governo do Estado de São Paulo extremamente objetiva e produtiva. Falamos do Ferroanel, do Trem Intercidades e da Rio-Santos. São projetos que vamos conduzir a quatro mãos e tenho certeza que serão muito bem sucedidos. O Ferroanel será viabilizado a partir da renovação do contrato de concessão da MRS. O trem intercidades também será uma licitação privada onde vai haver compartilhamento das linhas que já existentes. Vamos endereçar isso tecnicamente. E a Rio-Santos será feita dentro do que será a nova concessão da Nova Dutra”
Quando questionado sobre o compartilhamento de vias o ministro respondeu: “é questão de acordo de operação. Nós temos capacidade para acomodar o trem de passageiros“. Sobre a previsão disse que agora então serão construídos os cronogramas.
Doria complementou: “os próximos passos já estão definidos. Agora é obediência ao prazo e dar sequencia aos entendimentos. Nós temos os líderes de cada área, por parte do Ministério a definição dos lideres e do Governo do Estado de São Paulo também. Por isso que viemos com os secretários para que a informação pudesse permear rapidamente e iniciarmos de imediato como de fato vai ocorrer a prática dessa integração. Sentimento de harmonia e integração absoluta”
Em julho de 2018 o Programa de Parcerias de Investimentos (PPI) aprovou que a concessionária, a MRS Logística, investisse cerca de R$ 5 bilhões na construção do trecho norte do Ferroanel, como contrapartida pela renovação da concessão.
Licença Ambiental
No último dia útil de dezembro de 2018 foi publicado no Diário Oficial que a Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (CETESB) concedeu para Empresa de Planejamento e Logística (EPL) a licença ambiental prévia do Ferroanel Norte.
Em 3 de janeiro de 2019, a EPL foi vinculada do novo Ministério da Infraestrutura. Esse novo ministério instituído pela Medida Provisória (MP) 870 que deu novas atribuições e alterou o nome do antigo Ministério dos Transportes, Portos e Aviação Civil. O engenheiro civil Tarcísio Gomes de Freitas é o responsável pela pasta.
Ferroanel
O Ferroanel Norte será um ramal ferroviário de 53 quilômetros de extensão e sua implantação possibilitará que os trens de carga que hoje compartilham os mesmos trilhos com os trens da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM) sejam desviados. Com isso a liberação dos trilhos atuais para uso exclusivo da CPTM permitirá a redução do intervalo entre os trens, a implantação de novos sistemas de sinalização e melhoria das estações ferroviárias – dentre elas a redução do vão entre o trem e a plataforma sem utilizar borrachões.
Vejam detalhe do traçado abaixo. Para esclarecimento OAE são Obras de Arte Especiais tais como pontes, viadutos e túneis.
Terá 13 túneis, totalizando 17 km, e 40 obras-de-arte especiais (OAE) de 12,4 km. Os trechos em corte e aterro correspondem a 23,5 km do traçado. Não está prevista a implantação de estações, pátios, oficinas, postos de abastecimento ou estaleiro de soldagem de trilhos.
Recentemente publicamos que o foi projeto de engenharia do Ferroanel estava em seu 7º aditivo
Em novembro o Conselho Estadual do Meio Ambiente havia dado parecer favorável ao empreendimento:
Considerando que se trata de obra de utilidade pública com benefícios estratégicos para o sistema de transportes e para a logística do Estado de São Paulo, e que os potenciais impactos ambientais poderão ser mitigados com a devida implementação dos Programas Ambientais propostos e solicitados no Parecer Técnico 450/18/IE, a equipe técnica da Cetesb conclui que o empreendimento é ambientalmente viável. Nestes termos, submete ao CONSEMA para apreciação e deliberação sobre a viabilidade ambiental da Tramo Norte do Contorno Ferroviário da Região Metropolitana de São Paulo – Ferroanel Norte, sob responsabilidade da Empresa de Planejamento e Logística S/A – EPL.
Vídeo da DERSA detalhando o traçado. Nele é possível ver os locais que serão paralelos ao Rodoanel.
Fernando, há algum prazo para o início das obras?
Não foi falado
Essa do trem intercidades só acredito quando sair do papel. De qualquer forma pelo menos há algum fiozinho de esperança pra que isso aconteça.
As duas obras são de extrema importância para o estado, principalmente o Ferroanel, melhorará e muito os serviços prestados pela CPTM.
Agora falando sobre o Trem Intercidades que é uma obra que agilizará no deslocamento das cidades que serão beneficiadas, o fato dos trens compartilharem a via (provavelmente com os trens de carga) não fará com que um serviço acabe prejudicando o outro? Seria interessante que nenhum dos modais interferisse na operação de ambos, entretanto sabemos que assim foi sugerido para viabilizar a obra devido ao seu alto custo de implementação. Agora vamos a um dos pontos que eu julgo ser importante também: Estação! Algumas estações terão que ser reconstruídas, como a estação Terminal Luz, há alguma previsão para ela? A estação já está bem saturada com todos os serviços ofertados, será que ela será reconstruída em um novo local? Ou melhor, desativada e uma nova ser erguida em outro lugar? E como será o sistema desses trens? Média velocidade igual aos da CPTM ou TAV? Acredito que é sonhar alto um TAV nos trens regionais, contudo seria uma evolução enorme, agilizaria muito mais a viagem.
Desde já agradeço pelo texto Fernando, suas matérias sempre são ótimas!!!
Show de Bola. PRO SÃO PAULO FIANT EXIMIA.