CPTM Linha 9

CPTM chama interessados no projeto da Estação João Dias da Linha 9 Esmeralda

Estação João Dias Linha 9 Esmeralda (Divulgação Brookfield Towers)
Estação João Dias (Divulgação Brookfield Towers)

Em maio de 2016, o primeiro render da Estação João Dias da Linha 9 Esmeralda apareceu. Na época, a construtora Brookfield ofereceu-se para construir uma nova estação da Linha 9 Esmeralda: João Dias. Ele ficaria anexo as suas 2 torres corporativas

Em junho de 2018, o edital de doação da Estação João Dias havia sido prometido para agostodo mesmo ano e posteriormente para o 1º semestre de 2019.

De acordo com o último estudo, a nova estação é parte integrante das responsabilidades do Governo no futuro edital da concessão das linhas 8 e 9 da CPTM.

O projeto executivo da Estação foi elaborado pela incorporadora, hoje com nome nome, Tegra, em cooperação com a CPTM para atender todos parâmetros técnicos da estatal. o Governo vai arcar apenas com 30% do investimento.

Vale destacar que o empreendimento da Tegra já está pronto há alguns anos.

Na época questionamos a CPTM o porque da licitação sendo que a própria incorporadora poderia construir a estação já que o terreno onde seria construída a estação é dela e ela quem fez o projeto executivo, e a CPTM disse: “A realização de licitação estabelece uma condição mais adequada para a realização das obras em face dos órgãos fiscalizadores da administração pública, uma vez que a proposta apresentada não é usual nas relações do Poder Público com a Iniciativa Privada“.

E complementou sobre o processo licitatório: “é uma oportunidade para eventuais propostas que possam ser apresentadas, tendo por base a inicialmente oferecida pela incorporadora Brookfield que, para concretizá-la, deverá participar do certame

Hoje foi finalmente divulgado o aviso de doação:

Os interessados em ofertar proposta de doação em condições equivalentes, tem até o dia 5 de abril de 2019 para enviar a CPTM.

Estação João Dias

Prevista inicialmente para 2020, a estação terá uma demanda estimada de 10.000 (média dos dias úteis) para o ano de 2025, o projeto da estação é bem similar as estações já existentes da Linha 9.

Ela ficará praticamente no meio do trecho entre as Estações Santo Amaro e Granja Julieta. A 500 metros da ponte João Dias, na Marginal Pinheiros sentido centro.

Essa será a 3ª nova estação da Linha 9 Esmeralda. Atualmente está em construção a Estação Varginha e a Estação Mendes-Vila Natal.

Ela conta com uma entrada dentro do empreendimento da Tegra e a entrada principal na pista local da Marginal Pinheiros. Aparentemente tem um recuo na pista local da Marginal Pinheiros similar a um kiss&ride. A passarela de acesso a estação está no meio do plataforma assim como o elevador. O mezanino é bem curto de onde as escadas rolantes e fixas partem em direção ao plataforma. Veja mais esses detalhes no render abaixo a Estação João Dias:

Brookfield Towers (divulgação)

Responsabilidades de cada uma no convênio

  • Projetos funcionais, básicos e executivos (Brookfield)
  • Estudos Ambientais (Brookfield)
  • Aprovações da propriedades (Brookfield)
  • Análise dos projetos (CPTM)
  • Licenças e aprovações com PMSP e demais órgãos (CPTM)

Fases de implantação

  1. Remanejamento das interferências
  2. Implantação da rede aérea
  3. Desvio provisório das vias na direção da ciclovia (nota do blog: possível interdição)
  4. Construção da plataforma da estação onde ficavam as vias
  5. Reposicionamento das vias nos eixos definitivos (via sentido Grajaú para posição original e via sentido Osasco fazendo uma leve curva ao redor da estação)

Reposicionamento provisório das vias para construção da plataforma

Disposição final das vias:

Avatar

Fernando Galfo

É engenheiro por formação e entusiasta de obras de mobilidade urbana. Utiliza transporte individual na maioria das vezes mas acompanha e sabe da real e urgente necessidade de investimentos em infraestrutura e principalmente em transporte público aliadas com políticas públicas de redução da pendularidade do sistema de transportes

5 comentários

Clique aqui para deixar um comentário

Follow on Feedly
error: Hum, não vale copiar né??