Linha 5 Metrô

Portas de plataforma da Estação Brooklin da Linha 5 Lilás começam a funcionar

Portas de Plataforma da Linha 5 Lilás ativadas
Portas de Plataforma da Linha 5 Lilás ativadas

Inaugurada em 6 de setembro de 2017, a Estação Brooklin da Linha 5 Lilás foi entregue com as portas de plataforma (PSD). Mas somente após 633 dias é que elas começaram a funcionar de fato. Ou seja, 1 ano, 8 meses, 3 semanas e 5 dias depois.

A ideia é que elas não funcionam em horário de pico em alguns dias da semana que vem.

Ouvimos diversas justificativas para o atraso. Uma delas “Dificuldade com o subfornecedor anterior, que já foi substituído” – referindo-se a substituição de uma empresa alemã por uma chinesa. Ou então as eternas revisões do cronograma.

Fato é que existe uma discordância, por assim dizer, entre Metrô e Bombardier pelo que é dito nos bastidores.

Pelas informações já publicadas aqui, são 7 estações com o fornecedor antigo: Estações Brooklin, Eucaliptos, AACD-Servidor, Hospital São Paulo e Santa Cruz.

As restantes terão as PSD do novo fornecedor. Lembrando que no trecho antigo ainda é preciso fazer obras de reforço da plataforma.

No final de março o Metrô nos respondeu que finalizou o comissionamento das PSD da Estação Brooklin e que aguardava a conclusão da análise de segurança para a emissão do certificado pelo fornecedor, sediado na Alemanha.

No início de abril questionamos o Metrô pelo prazo não cumprido e responderam que foi iniciado o processo de entrega das portas de plataforma à ViaMobilidade e a previsão era terminar o processo ainda em abril de 2019.

No início de maio questionamos novamente o prazo não cumprido. A nova promessa foi maio de 2019 para ativar tanto a Estação Brooklin quanto a Estação Santa Cruz

Hoje, 1 de junho de 2019, um dia após o limite do último prazo, 633 dias depois de instaladas, elas finalmente começaram a funcionar. Quanto a Estação Santa Cruz, obviamente ficou para junho.

Atualização: O presidente do Metrô em seu Instagram pessoal disse que as PSD da Estação Santa Cruz irão funcionar nos próximos dias

No último domingo, 26 de maio, a Linha 5 ficou fechada o dia inteiro para testes do sistema de sinalização, incluindo o Pátio Guido Caloi. Muito provavelmente a ativação das PSD da Estação Brooklin dependiam dessa atualização, afinal obtivemos informação que a última vez que foi tentado ativar as portas da estação, o sistema das PSD sistema caiu, permanecendo desligado desde então.

Estação Adolfo Pinheiro

Publicamos ontem que na plataforma 2, sentido Capão Redondo, da Estação Adolfo Pinheiro as portas de plataforma começaram a operar com o sistema de sinalização CBTC.

Antes ela vinham funcionando no modo de contingência, ou seja, sensores na PSD detectavam a abertura/fechamento das portas dos trens e aí então que as portas de plataforma abriam/fechavam.

Com o CBTC, as PSD abrem/fecham antes das portas do trem, assim como já funcionava na plataforma 2.

O modo de operação com sensores, em tese, é apenas para quando o CBTC para de funcionar

Cronograma

Mantendo o prazo de 6 meses – com base nosso acompanhamento em AACD-Servidor – e Borba Gato e Eucaliptos começando a instalação até julho, teremos até o final do ano 7 estações com portas de plataforma na Linha 5 Lilás. Sem contar prazo de comissionamento/testes. Espero que os prazos da Estação Brooklin não sejam referência…

As próximas 10 estações serão com o fornecedor novo, Chinês, que de acordo com o Metrô chegam no segundo semestre de 2019.

Perguntamos se existiam diferenças visíveis entre elas e responderam que não, que são “modelos bem parecidos. Só alguns pequenos detalhes que mudarão

No final de janeiro de 2019, obtivemos informações via lei de acesso a informação (LAI) que o cronograma previsto para ativação das PSDs era:

  • Estação Brooklin: março de 2019 (operacional em maio)
  • Estação Santa Cruz: abril de 2019 (ainda não operacional)
  • Estação AACD-Servidor: julho de 2019 (em instalação mecânica)

Conclusão

Enquanto isso na Estação Santa Cruz as PSD continuam paradas e continuamos a ter problemas na linha por “usuários na via”, vide o incidente do dia 24/05 na Estação Santo Amaro.

Essas portas de plataforma são para ontem!

Espero que a Bombardier e Metrô se entendam logo.

Portas de Plataforma Estação Santa Cruz da Linha 5 Lilás
Portas de Plataforma da Estação Santa Cruz
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Fernando

É engenheiro por formação e entusiasta de obras de mobilidade urbana. Utiliza transporte individual na maioria das vezes mas acompanha e sabe da real e urgente necessidade de investimentos em infraestrutura e principalmente em transporte público aliadas com políticas públicas de redução da pendularidade do sistema de transportes

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