Linha 5 Metrô

Estação Eucaliptos da Linha 5 Lilás será a próxima a ter portas de plataforma

Atualmente sendo instaladas na Estação AACD-Servidor, as portas de plataforma (PSD) começarão a ser instaladas também na Estação Eucaliptos da Linha 5 Lilás, que fica ao lado do Shopping Ibirapuera na Zona Sul de São Paulo.

Essa será a terceira estação, já em operação, que ganhará as PSD. A segunda será a Estação Hospital São Paulo conforme também antecipamos.

Na madrugada de sexta-feira (26) foi instalado um biombo na plataforma 2 da Estação Eucaliptos. Esses biombos servem para armazenamento de materiais e equipamentos. Também é possível notar que os serviços de marcação da borda de plataforma já foi iniciada pelos topógrafos.

Biombo no fim da plataforma 2 na Estação Eucaliptos da Linha 5

Processo de instalação

Os trabalhos de instalação das PSD ocorrem de madrugada após o final da operação. Como leva um certo tempo para mobilizar os equipamentos e posteriormente desmobiliza-los após os fim dos trabalhos, a janela de trabalho fica menor ainda.

Recentemente foi alterada a estratégia de montagem das PSD. Antes era necessário utilizar (agendar) a gôndola (vagão de carga) da ViaMobilidade para levar e trazer os equipamentos para a estação e depois para dentro dos biombos. Veja na foto que na Estação Eucaliptos ainda não há material das PSD, apenas material para montar mais biombos

Biombo da Estação Eucaliptos

A empresa de engenharia responsável pela instalação investiu em um rodoferroviário (caminhão adaptado para andar nos trilhos). Com isso houve um expressivo ganho de tempo. Além de tudo entulhos dos serviços que antes não podiam voltar pela gôndola até o Pátio Capão Redondo agora podem voltar pelo “rodo”. Ganhando o tempo dos funcionários que descarregavam o entulho para fora da estação.

Com o “rodo” a abertura das caixas das portas de plataforma, que pesam de 850kg a 1.300 kg, são desmontadas no Pátio Capão Redondo da Linha 5 e então transportadas até a estação. Antes a caixa inteira ia pela gôndola e desmontada na estação, perdendo-se precioso tempo da janela.

Confira a foto que tiramos ano passado da caixa das PSD na visita oficial as obras da Linha 5:

PSD de AACD-Servidor na caixa
PSD da Estação AACD-Servidor da Linha 5 Lilás na caixa. Notem o peso

Outro fator que influencia os trabalhos ocorre quando durante a madrugada a via continua energizada – provavelmente testes/manutenção. A instalação das PSD obrigatoriamente ocorre com a via desenergizada.

Next station, Borba Gato

Obtivemos informações de que a Estação Borba Gato será quarta estação que terá as PSD.

Ela será a primeira estação, em operação, de plataforma central que receberá as portas de plataforma. A Estação Brooklin foi inaugurada já com as PSD.

Assim, no trecho novo da Linha 5 faltará instalar em Moema, Chácara Klabin, Alto da Boa Vista e Campo Belo – inaugurada em 8 de abril.

Por mais que a Estação Eucaliptos tenha os biombos, não sabemos ao certo quando de fato será iniciada a montagem. Visto que em Hospital São Paulo ainda não tem nada.

Acompanhe também em nosso Facebook, Twitter e Instagram.

Avatar

Fernando Galfo

É engenheiro por formação e entusiasta de obras de mobilidade urbana. Utiliza transporte individual na maioria das vezes mas acompanha e sabe da real e urgente necessidade de investimentos em infraestrutura e principalmente em transporte público aliadas com políticas públicas de redução da pendularidade do sistema de transportes

Adicionar comentário

Clique aqui para deixar um comentário

Follow on Feedly
error: Hum, não vale copiar né??