Linha 5 Metrô

Portas de plataforma da Estação AACD-Servidor da Linha 5 Lilás postergadas para setembro

Portas de plataforma da Estação AACD-Servidor da Linha 5 Lilás

Novamente mais uma ativação de porta de plataforma é postergada. Dessa vez da Estação AACD-Servidor da Linha 5 Lilás. Lembrando que o Metrô contratou um consórcio, tendo a Bombardier como líder, para implantação do sistema de sinalização e fornecimento e instalação das portas de plataforma (PSD).

Diferente da Linha 4 Amarela, que foi a ViaQuatro que contratou sinalização – Siemens – e sistemas e portas de plataforma e fez a gestão do contrato.

Para quem não sabe, na gestão de projetos, é definido um cronograma de base (baseline) e conforme as atividades vão sendo concluídas, o cronograma é atualizado tanto com o progresso quanto com possíveis mudança de prazo ou antecipações.

O cronograma do Metrô das PSD muito provavelmente está todo vermelho, com todos prazos estourados. E o mais recente atraso é o da Estação AACD-Servidor.

A previsão informada a nós pela lei de acesso a informação, era que elas estariam operacionais em julho de 2019. Ficamos por meses acompanhando a evolução da instalação mecânica. O prazo parecia que seria cumprido. Mas na reta final desandou.

O novo prazo agora é setembro de 2019. O Metrô não deu maiores detalhes do atraso, apesar das nossas diversas perguntas que fizemos há 1 mês atras e só alguns dias atras foi respondido sobre o prazo.

Não contentes, fomos apurar: as PSD da plataforma 1 (sentido Capão) já estão em testes e na plataforma 2 (sentido Klabin) ainda faltam alguns ajustes para serem iniciados os testes.

Apesar de não ter mais os biombos na estação, ainda falta a remoção do adesivo do piso tátil onde não tem porta e falta ainda o painel de ação que fará o fechamento do acesso aos túneis.

Lembrando que as obras das portas de plataforma dessa estação começaram em dezembro de 2018.

Estação Borba Gato

Esse final de semana foi iniciada a marcação da borda de plataforma da Estação Borba Gato conforme fotos abaixo. O biombo foi instalado na plataforma no início de junho.

Estação Hospital São Paulo

Na Estação Hospital São Paulo, a plataforma 1 já tem todos os vidros instalados na plataforma 1. Na plataforma 2 ainda falta 1/3 da plataforma.

Pelas fotos é possível ver que a instalação das portas em 30º ainda não foi iniciada, só tendo a marcação no chão.

A instalação começou em maio de 2019.

Estação Eucaliptos

Conforme antecipamos em abril de 2019, a Estação Eucaliptos era a próxima a ter as portas de plataforma.

A marcação e furação das bordas de plataforma já foram feitas, e já foi iniciado o corte da borda em ambas plataformas. Inclusive é possível ver dentro dos biombos os postes metálicos que logo mais devem começar a serem instalados.

Conclusão

O mistério continua. Ainda não recebemos o cronograma das portas de plataforma, reza a lenda que o prazo final seria 2021. Eu já acho que já passou para 2022.

Se continuar assim a Linhas 1 Azul ou a 3 Vermelha do Metrô, com contrato recente de 36 meses para instalação das portas de plataforma, podem ter a conclusão da instalação de antes da Linha 5 Lilás.

Seria uma vergonha.

Alô Bombardier!

PS: Portas de plataforma da Estação Santa Cruz ainda não estão ajustadas, demorando para abrir a porta de plataforma após a abertura da porta dos trens. Cansei de ver passageiros dando de cara na porta.

Quando vocês vão resolver hein?

E ainda não tive resposta da minha carta aberta, apesar de uma conversa informal com vocês na FIESP.

Avatar

Fernando Galfo

É engenheiro por formação e entusiasta de obras de mobilidade urbana. Utiliza transporte individual na maioria das vezes mas acompanha e sabe da real e urgente necessidade de investimentos em infraestrutura e principalmente em transporte público aliadas com políticas públicas de redução da pendularidade do sistema de transportes

5 comentários

Clique aqui para deixar um comentário

  • O pior não é a falta de sincronismo, mas sim a questão da falta de simetria. As portas de plataforma e as portas do trem, não estão ajustadas, na Estação Santa Cruz, como ocorre nas estações da Linha 4 Amarela. Há uma diferença grosseria, gigantesca! Passa a impressão, de um serviço porco, feito nas coxas. Dá uma vergonha muito grande! Que demorem, mas que entreguem tudo perfeitamente funcionando, mas acredito que é pedir demais! Lamentável!

Follow on Feedly
error: Hum, não vale copiar né??