CPTM Linha 10 Linha 13 Linha 16 Linha 5 Metrô

Linha 5 Lilás será estendida até o Ipiranga na Linha 10

Expansão futura do Metrô com base no plano plurianual de 2020 a 2026
Expansão futura do Metrô com base no plano plurianual de 2020 a 2026

Com previsão de término das obras da Linha 5 Lilás para março de 2019, o Metrô já está planejando duas novas extensões: uma delas para o Jardim Ângela e a outra que Ferroviando que estava aguardando ansiosamente a oficialização: Ipiranga!

Isso mesmo, a Linha 5 Lilás chegará ao Ipiranga integrando com a Linha 10 Turquesa e lá também encontrará futuramente também a Linha 15 Prata.

De acordo com o Metrô, a extensão da Linha 5 depende de disponibilidade orçamentária mas a definição das diretrizes já foi realizada. A informação foi divulgada bem discretamente no relatório plurianual de gestão do Metrô. Fãs que somos, lemos o relatório inteiro de 79 páginas.

As informações sobre extensão da Linha 4 até o Taboão da Serra já havíamos publicado aqui, assim como os projetos futuros do Metrô das novas Linhas e um especial da Linha 19 Celeste.

Relatório de Gestão do Metrô 2015 a 2018: Linha 5 Lilás Ipiranga

Estação Ipiranga da Linha 5

Se fizermos um traçado imaginário no mapa, as estações estão a aproximados 3500 metros de distancia. Com uma distância média de 800m a 1000m entre estações, teríamos 3 novas estações.

Muito provavelmente teremos uma estação na Avenida Doutor Ricardo Jafet, uma nos arredores do Museu do Ipiranga e obviamente a Estação Ipiranga fazendo a integração com a Linha 10 Turquesa da CPTM.

Com a futura integração da Linha 5 Lilás, os passageiros da Linha 15 Prata não precisarão mais fazer uma “ponte” na Linha 2 Verde para chegar na Linha 5. Com isso há um melhor equilíbrio na rede e na estação Vila Prudente.

Sim, as futuras estações da Linha 5 serão administradas pelo consórcio Via Mobilidade pois há previsão contratual de operação de novas estações.

Futuro da Linha 10

Quem ganha com isso também é a Linha 10 Turquesa da CPTM. Ela também ganhará uma nova estação. Já existe um projeto funcional elaborado de ligar a Linha 13 Jade até a futura Estação Parque da Mooca, localizadas entre as Estações Mooca e Ipiranga. A informação foi divulgada como uma observação de um slide de uma apresentação no Instituto de Engenharia em março de 2018 pelo diretor de planejamento e projetos da CPTM José Bissacot.

Com isso alguns fãs que ainda tinham esperanças da Linha 13 Jade chegar em Chácara Klabin vão ficar de certa forma decepcionados. Mas ainda assim haverá uma ligação indireta com a Linha 5.

Só falta voltar a chegar até a Estação Luz novamente – o que acredito que vai.

Pátio Guido Caloi

Para quem não sabe, o Pátio Guido Caloi da Linha 5 Lilás foi dimensionado para abrigar os trens da Linha 19 Celeste. Mas como não haverá mais enlace entre as linhas na Estação Campo Belo da Linha 5 – e muito provavelmente nem a integração com a futura linha – o espaço será utilizado para os futuros novos trens da linha.

Pelo projeto, o pátio pode abrigar mais 13 trens. Veja o espaço abaixo nas fotos onde futuramente serão instalados trilhos para o aumento da capacidade atual. Assim o patio poderá abrigar 35 trens.

Para quem não sabe, com a visita ao Pátio Guido Caloi nasceu meu primeiro artigo na área de mobilidade urbana.

Linha 16 Violeta

No mesmo relatório o Metrô também já definiu as diretrizes da Linha 16 Violeta que ligará a Estação Oscar Freire da Linha 4 Amarela até a zona leste.

Conclusão

Alô Metrô! Vamos licitar a extensão com projeto executivo né?

O que sai antes: a nova extensão da Linha 5 ou a reforma do Museu do Ipiranga?

Feliz 2019!

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Fernando

É engenheiro por formação e entusiasta de obras de mobilidade urbana. Utiliza transporte individual na maioria das vezes mas acompanha e sabe da real e urgente necessidade de investimentos em infraestrutura e principalmente em transporte público aliadas com políticas públicas de redução da pendularidade do sistema de transportes

53 comentários

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  • Pra nós moradores do ABC e Zona Leste essa integração é sensacional, que consigam tornar esses planos reais e a Linha 10 seja de fato valorizada.

    • João Vitor, você esta correto.

      Prolongar as Linha 15-Prata até a estação Ipiranga da CPTM na Linha 10-Turquesa, a única do sistema metrô ferroviário paulista, que possui três linhas e hoje se encontra subutilizada o mesmo ocorrendo com à Linha 5-Lilás a fim de “aliviar” a Linha 2-Verde tratando-se de uma correção, a qual futuramente será uma das linhas mais concorridas de São Paulo, tratando-se de uma solução sensata, que deveram ser providenciadas antes de se iniciar a construção de quaisquer outras linhas de forma concomitante!!!

  • Isso é um acinte à CPTM!
    Se o Metro tá tão interessado em atropelar a CPTM, porque o Governo Paulista não incorpora a CPTM no Metro? A direção não tá disposta a assumir o ônus de uma operação deficitária?
    Além de tudo, o desperdício de dinheiro publico com para um dos projetos que será descartado. Quem vai pagar a conta?

    • já tem até o espaço aguardando a linha do metrô Embu das Artes – Pq Rizzo – é só organizar a entidade civil que eu estou dentro para promover as devidas pressoes para o Governo de São Paulo se mexer e colocar Embu das Artes em uma Possivel extensão da linha amarela.

  • Essa expansão a nordeste da Linha 5-Lilás não me parece a melhor otimização para o sistema, ainda que eu reconheça como válida. Hoje, com a integração em Chácara Klabin, o usuário facilmente acessa a Linha 10-Turquesa em Tamanduateí, que seria o principal mote dessa expansão.
    Pensando em uma outra possibilidade, a linha correria muito próxima a Linha 2-Verde e os pontos de acesso da Av. Dr. Ricardo Jafet e Museu do Ipiranga já são próximos das estações Santos-Imigrantes e Alto do Ipiranga.
    Conforme eu sugeri no fórum da Linha 5 na Skyscrapercity, vejo uma expansão da Linha 5-Lilás mais a norte pela Lins de Vasconcellos com as estações Aclimação, Cambuci, Mooca-Juventus, Bresser-Mooca, Pari-Catumbi e Vila Maria como algo bem interessante até para uma futura integração com a Linha 4-Amarela se esta vir um pouco a leste.
    Considerando a expansão até o Jardim Ângela como mais 3 estações e as 6 estações mais a norte, teríamos 26 estações na linha, acho que é um bom limite. Uma integração com a Linha 3-Vermelha aliviaria bem a Sé e, indiretamente, até a Linha 4-Amarela em menor proporção.

    • Eu tb acharia mais interessante a L5 indo em direção ao centro de sp, mas essa é a forma mais rapida e barata de desafogar a L2 e a melhor parte disso tudo é a possibilidade da reforma de algumas das estações da L10, como tb a melhoria de seu serviço (ngm merece as churrasqueiras circulando)

  • Realmente as informações aqui dispostas são de qualidade. Talvez seja o único meio que realmente alcançe os maiores interessados, nós, a população! Parabéns!!!

  • Excelente matéria
    Fico satisfeito de ver o projeto da linha 5 até o Ipiranga, há um tempo atrás eu tinha pensado nessa possibilidade.

    Agora o que me chamou a atenção foi um detalhe sobre a estação Campo Belo: “e muito provavelmente nem a integração com futura linha”. Como assim ? A linha 19 celeste vai integrar com a linha 5 em outra estação ou não vai ter mais nem a integração entre as linhas ???

  • Então deveriam também estender a linha vermelha do terminal Barra Funda até os Fóruns Trabalhista e Criminal, ninguém merece ter que usar coletivo até esses Fóruns!

  • Da onde tiraram isso? Projeto para 2048 no mínimo… ainda mais com esses tucanos sugando tudo em SP… cade a ligação até o varginha linha 9, que são apenas 2 estações e está parada ?? Cade a linha 17 ouro funcionando, ligando Jabaquara até o Morumbi?????

  • Linha 5 no Ipiranga, ok. Mas mesmo assim sou a favor dela ser estendida até Penha na linha 3 e linha 10 descer pro subterrâneo desde santo André e terminar na estação luz e ser administada pelo metrô.

    • Não importa para onde a Linha 5 vá, tem que ser administrada pelo Metrô.
      A Via Mobilidade não opera com qualidade. Nós do Capão esperamos pelo Metrô a vida inteira. Na hora H temos um serviço pior do que o da CPTM. ESTACOES SUJAS, INTERVALO MUiTO GRANDE ENTRE TRENS, INVARIAVELMENTE ESCADAS ROLANTES PARADAS, CONSTANTES PARADAS DE TRENS POR FALHAS, PARA AGRAVAR, SEM ADEQUADA ORIENTAÇÃO AO POVO, FALTA DE FUNCIONARIOS NAS PLATAFORMAS E OS POUCOS QUE ENCONTRAMOS SAO TRUCULENTOS.
      OS ANUNCIOS SONOROS NO METRÔ BEIRA OS LIMITES DA POLUICAO SONORA, TODAVIA SAO MALES NECESSÁRIOS. NA LINHA 5 ELES DUPLICAM ESSA POLUICAO, POIS O ANUNCIO É FEITO DUAS VEZES EM PORTUGUES E INGLÊS. PARECE ATÉ UMA AFRONTA. NOS, ANGUSTIADOS DENTRO DO TREM POR TODOS OS PROBLEMAS E O SUJEITO FALANDO UM INGLES BRITANICO, TODO SALTITANTE, DEIXANDO A IMPRESSÃO QUE ESTA ZOMBANDO DO NOSSO SOFRIMENTO.
      FICO IMAGINANDO ESSA EMPRESA OPERANDO A LINHA 3 COM TODOS OS SEUS PROBLEMAS E EQUIPAMENTOS DE 40 ANOS. JA QUE NA LINHA 5 É TUDO MODERNO E ESTA ASSIM.

  • Muito bom seu trabalho!

    Pelos relatórios e projetos básicos “novos”, na sua visão qual das linhas de Metrô tem mais chance do Governo João Dória tirar do papel e já começar a construir, visto que as linhas 2, 4, 5, 6, 15, 17, 18, fora as da CPTM, estão bem incertas? Tirando as 4 estações da linha 15, a Vila Sônia da Via Quattro e a Campo Belo da linha 5.

    Três linhas dessas dos projetos “novos” são bem interessantes…

    • Obrigado. Fica difícil pois talvez só tenha verba para as linhas em andamento (2, 4, 6, 15, 17, 18 e 9). Se conseguir verba extra pode fazer outras também

          • Será que depois de entregarem a última estação da linha 5 Campo Belo o metrô vai querer já fazer a extensão dessa linha.
            Neste caso conforme você informou para salvar a linha 2 ver a linha 5 tem que chegar até ao Ipiranga.
            A estação Jardim Ângela já foi feito a sondagem de solo em 2015 e provavelmente vai ficar pra trás novamente

  • A linha Lilás está causando muitos problemas entre a Estação Santa Cruz e a Chácara Klabin.Em todo esse trecho as edificações estão tendo problema de vibração nos imóveis chegando até fazer barulho de louças dentro dos armários . Já foram feitos alguns testes junto com Equipes de Engenharia do Metro até no momento não foi tomada nenhuma atitude não restando outra saída recorrer ao Ministério Púbico.

  • Seria muito bom se a linha 10 fosse a Barra funda , parando na estação Luz, aí a Barra funda ficaria
    Linha 7 rubi
    Linha 8 diamante,
    Levar a linha 9 esmeralda
    Linha 10 turquesa
    Linha 11 coral
    E levar o Airport Express para a Barra funda , parando na estação Luz,aí reuniria todas as linhas da cptm, menos a linha 12 …
    O que vc acha???

  • Qual seria o cenário da L10 voltando a operar na Luz? Porque imagino que a estação não comporte mais três linhas, então a L7 teria que sair…
    Mas considerando que a L10 já tem integração com a L2 e teria também com a L5, parece meio injusto deixar a L7 só com a L3 em prol de conectar a L10 com a L4 na Luz

  • Fernando, gostaria de saber quando vai começar em obras no metro da linha 22 bordo, atualmente mais mais mais de um milhão de pessoas depenem dessa rodovia Raposo Tavares para se deslocar em seu cotiadiano. entre Cotia e São Paulo o trecho passa 20 km as feitos muitas vezes em 2 horas de viagem . Também os números de carros que passam rodovia em uns 10 anos aumentou muito de 80 mil para quase 200 mil.

  • Parece que novamente a Zona Leste vai ser esquecida…essa estação Parque da Mooca vai demorar uns vinte anos, se sair e vão ajudar pouco a Zona Leste. De resto, só se fala em projetos na Zona Sul e Oeste (Jardim Ângela, Ipiranga, Taboão). Toda a população desses lugares tem o mesmo direito dos outros lugares da cidade, ninguém é melhor que ninguém. Então convenhamos, pessoal, a maior parte da população da cidade está na Zona Leste!! Por que a Zona Leste não tem prioridade?? Por que a Zona Leste é a última da fila????Acabaram de construir a linha lilás e já vão ampliar! Puxa vida, cadê a extensão da minha verde até a Penha??? Essa obra transportaria mais gente que todas as outras!! É uma triste realidade que a população da Zona Leste aceita passivamente…

  • Fernando, tudo bem. Obrigado pelo espaço a nós usuários do Sistema metroferroviário para discutirmos e analisarmos projetos deste sistema tão importante para a nossa região metropolitana de São Paulo. Sou morador do Ipiranga e o bairro necessita de uma outra linha o que ajudaria muito. Sobre a extensão acho que ela deva passar pela avenida Ricardo Jafet, Avenida Nazaré, ali pero do museu, desce pela rua dos patriotas e termina na Estação Ipiranga da CPTM. Seria o meu palpite e o mais viável trajeto. Trabalho na região de Santo Amaro e uso as linhas 2 e 5 para ir e voltar. Mas se isto ocorrer, ficaria bem melhor pois pegaria só a linha 5 direto sem a transferência na linha 2. Havia um outro projeto da linha 6 que passaria pelo Museu do Ipiranga com destino a Zona leste. Também nos primeiros projetos do metro nos anos 60 e 70, Tinha o projeto da linha sudeste sudoeste, ligando a via Anchieta até o Joquei Clube, passando aqui pelo bairro. Bem tomara que saia do papel e em breve teremos esta extensão da linha 5. Agradeço pela atenção e parabéns pelo trabalho.

  • Poderia ter uma linha de Metrô/Monotrilho/CPTM/VLT que sai de Santo André/Mauá/São Caetano, ligando o ABC para a Zona Sul de São Paulo, ou ligando ao Jabaquara (L1) ou indo por Diadema até chegar na Linha 9. Sim, é um traçado bem fora do comum, mas quem é do ABC tem que ir sempre mais para o centro de SP para depois se deslocar para as outras Zonas.

    Poderia havia uma linha do ABC indo pela Zona Sul e/ou outra linha indo do ABC para a Zona Leste sem que precise passar por Tamanduateí/Brás.

  • Espero que esse governo termine a linha amarela até V. Sonia e a expansão até Taboão da Serra. Termine a linha lilás Estação Campo Belo e a expansão até a Estação Jd. Angela .linha verde da Estação V. Madalena a Estação da Lapa .Terminar a linha prata até São Mateus e expansão até a Estação Metalúrgicos. Linha Esmeralda termine da Estação Grajaú até a Estação Jd. Varginha e expansão até a Estação Parelheiros. Que se retome as obras da linha ouro e laranja. Expansão da linha vermelha da Estação Itaquera até a Estação de Guaianazes.

  • Sempre achei mais interessante a Linha 5 se estender até a Pedro II, como uma alternativa pra Linha 3
    não depender tanto da Linha 1 pra ir pra zona sul. Mas espero que integrando com a Linha 15 possa ser bom pra ZL como um todo.

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