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Metrô pretende ter 5 novas linhas em projeto até 2026

Expansão futura do Metrô com base no plano plurianual de 2020 a 2026
Expansão futura do Metrô com base no plano plurianual de 2020 a 2026

A proposta do Metrô para o orçamento plurianual de investimento (2020 -2026) é da ordem de R$ 32 bilhões. A informação foi divulga em evento do Presidente do Metrô Paulo Menezes, realizado pela Associação dos Engenheiros e Arquitetos do Metrô – AEAMESP.

A ideia é que o Metrô entre 2020 e 2026 tenha mais 5 linhas em projeto, uma notável expansão da rede:

  • Linha 20 Rosa: Lapa – ABC
  • Linha 21: Celso Garcia (nota do site: sem maiores detalhes da ligação)
  • Linha 22 Bordô:  São Paulo – Cotia
  • Linha 23 Limão: Arco Norte
  • Linha indefinida: São Paulo – Diadema

E nesse período é esperado que a Linha 19 Celeste já esteja em implantação

Modernização e Recapacitação

Está planejado também para o período de 2020 a 2016:

  • Portas de plataforma das Linhas 1, 2 e 3 – conforme dissemos aqui
  • Túnel de interligação das Linhas 2 e 4 (Paulista Consolação)
  • Infovia
  • Leasing de trens – conforme dissemos aqui
  • Ventilação principal das Linhas 2 e 3
  • Expansão do Pátio Tamanduateí

O Presidente no evento disse que com o leasing de trens, não seria necessário financiamento pois poderia usar verba de custeio. Isso agilizaria o processo e a independência do Metrô.

Desafio

O Metrô pretende ter como rede futura 164 km de extensão, 135 estações , 10 linhas (Linhas 1, 2, 3, 4, 5, 6, 15, 17, 18, 19) e com isso transportar 6 milhões de passageiros por dia útil em 300 trens.

É um belo desafio e acredito que o Governo Estadual de São Paulo apoiará esse plano do Metrô, e o da CPTM e EMTU, com o comando da Secretaria dos Transportes Metropolitanos pelo atual Ministro das Cidades Alexandre Baldy.

São Paulo precisa urgentemente de mais transporte sobre trilhos, com qualidade, regularidade e confiabilidade.

 

 

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Fernando

É engenheiro por formação e entusiasta de obras de mobilidade urbana. Utiliza transporte individual na maioria das vezes mas acompanha e sabe da real e urgente necessidade de investimentos em infraestrutura e principalmente em transporte público aliadas com políticas públicas de redução da pendularidade do sistema de transportes

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