A proposta do Metrô para o orçamento plurianual de investimento (2020 -2026) é da ordem de R$ 32 bilhões. A informação foi divulga em evento do Presidente do Metrô Paulo Menezes, realizado pela Associação dos Engenheiros e Arquitetos do Metrô – AEAMESP.
A ideia é que o Metrô entre 2020 e 2026 tenha mais 5 linhas em projeto, uma notável expansão da rede:
- Linha 20 Rosa: Lapa – ABC
- Linha 21: Celso Garcia (nota do site: sem maiores detalhes da ligação)
- Linha 22 Bordô: São Paulo – Cotia
- Linha 23 Limão: Arco Norte
- Linha indefinida: São Paulo – Diadema
E nesse período é esperado que a Linha 19 Celeste já esteja em implantação
Modernização e Recapacitação
Está planejado também para o período de 2020 a 2016:
- Portas de plataforma das Linhas 1, 2 e 3 – conforme dissemos aqui
- Túnel de interligação das Linhas 2 e 4 (Paulista Consolação)
- Infovia
- Leasing de trens – conforme dissemos aqui
- Ventilação principal das Linhas 2 e 3
- Expansão do Pátio Tamanduateí
O Presidente no evento disse que com o leasing de trens, não seria necessário financiamento pois poderia usar verba de custeio. Isso agilizaria o processo e a independência do Metrô.
Desafio
O Metrô pretende ter como rede futura 164 km de extensão, 135 estações , 10 linhas (Linhas 1, 2, 3, 4, 5, 6, 15, 17, 18, 19) e com isso transportar 6 milhões de passageiros por dia útil em 300 trens.
É um belo desafio e acredito que o Governo Estadual de São Paulo apoiará esse plano do Metrô, e o da CPTM e EMTU, com o comando da Secretaria dos Transportes Metropolitanos pelo atual Ministro das Cidades Alexandre Baldy.
São Paulo precisa urgentemente de mais transporte sobre trilhos, com qualidade, regularidade e confiabilidade.
Fernando, a CPTM não divulga seus planos de expansão/requalificação como o metrô? Recentemente ouvi que ela está pensando numa linha 16 de monotrilho cortando a ZL na transversal do ABC até Guarulhos. Tem também boatos sobre uma estação Pompeia da linha 8, e também o túnel de ligação entre Luz e Júlio Prestes. Você poderia fazer uma matéria sobre isso?
Vou tentar procurar saber
Sei que há um projeto da EMTU, o BRT Perimetral Leste, ligando o Terminal Cecap ao Terminal São Mateus.
BRT é lixo.
Fernando. Teria como saber onde buscar os trajetos dessas linhas (20,21,22,23 e a São Paulo-Diadema), mesmo que de modo aproximado?
atenciosamente,
Robson Bertezini.
O projeto funcional que irá definir o traçado. Ainda será contratado
Obrigado Fernando.
Vc poderia falar da nova estação Luz,que da atual partia as linhas 10 e 11,e da nova partia as linhas 7,8,Expresso ABC, e o Expresso Aeroporto. ….
Bom, felizmente a noticia é boa mas infelizmente a execução é péssima. Primeiramente acredito que seria correto terminar as linhas lilas, amarela, prata e ouro, e iniciar a Linha 6 Laranja. Após a conclusão dessas obras poderiam começar a pensar em outras. Sem comentar os diversos prolongamentos das linhas de metro.
Sobre a linha 2 verde ser prolongada até Guarulhos foi cancelada ?
Não. Será reavaliada a retomada da L2 até Dutra em março de 2019
Acho que o prolongamento da linha 2 até Guarulhos não seria uma boa, pois a linha ficaria muito sobrecarregada. Acho que prolongar a linha 4 até o centro de Guarulhos, poderia ser uma alternativa melhor..
Na minha opinião essa seria a obra mais importante de todas. Porque certamente é a que transportaria mais gente. Deveria ter prioridade em relação às outras.
Certa vez vi um mapa de expansão do sistema sobre trilhos que tinha um prolongamento da Linha 17 – Ouro até Diadema, talvez essa seja a linha indefinida.
Fiquei curioso sobre essa da Celso Garcia. A ZL tá há muito tempo esquecida pelo metrô
Fernando, boa tarde. Muito obrigado pelas notícias.
Pergunto, a linha verde também não será ampliada no sentido de Vila Madalena à Estação Vila Lobos? Tendo em vista que a distância é curta.
Não estou sabendo de nenhum projeto relativo a isso.
Já me contentaria se todas as estações tivessem banheiros.
FernandoG,
vejo que você demonstra bastante intimidade com os projetos metroviários. Minha dúvida é em relação à linha Branca, até algum tempo atrás assim denominada no trecho Vila Prudente/Penha (Guarulhos). Mudou para “prolongamento da linha Verde”? Ou terá sido esquecida?
Obrigado!
Acredito que será o prolongamento da verde. Terá uma reunião em março para avaliação da retomada das obras da L2 até Dutra
Olá Fernando. Não há nenhum projeto em vista que contemple Alphaville?
Pelo que sei, por enquanto não.
Há a idea, mas não projeto…
Para Alphaville você pode continuar de carro
[…] Por FernandoG, do site Ferroviando […]
Parabéns pela matéria! !!! Vc acha q se o Gov Paulista focasse, em fazer no máximo 2 linhas por vez; não seria mais prudente do que várias ao.mesmo tempo, vide a gestão ALCKMIN, 9 linhas ao mesmo tempo em construção/expansão e vimos q apenas 2 foram finalizadas ( 5 e 13) .
As demais estão c problemas c construtoras, sem recursos etc….
A ideia é ter projetos prontos pois assim que a verba sair seria feita a licitação para construção.
Se for como você quer aí demora mais ainda.
Fernando, alguma novidade em relação a Linha Bronze?
Não. Novidades só em 2019…
Bom dia Fernando,
Referente a ampliação da linha 4 amarela, até Taboão da Serra, isso já é um projeto em questão?
Tem projeto funcional apenas. A ideia é fazer o projeto básico. Esse aditivo prorroga o prazo para execução do serviço do projeto básico. Conforme artigo anterior, outras 5 linhas também estão com projeto. Tudo vai depender da verba disponível para realizar a licitação
Olá, sou novo no site e, algo que me chamou atenção foi o fato de que a Linha 16 – Bronze não é listada como prioridade. Confere isso mesmo? Como uma obra já licitada pode ser esquecida? O Governo do Estado pouco se lixando para o ABC, principalmente para com SBC
Porque a linha 18 Bronze já foi concedida. Não é uma linha em projeto.
Mas não começaram nem as linhas que já têm um projeto definido, querem projetar novas linhas pra q?
Planejamento e obras são coisas totalmente distintas. Planejamento do Metrô está pensando em 2040 já
Os projetos das linhas do Metrô são: 16 – Cinza
19 – Celeste
20 – Rosa
21 – Roxa
22 – Grená
23 – Marrom
Não são essas cores não.
Eu acredito que se pudesse construir uma linha que ligasse itaim paulista a regiao da mooca integranfo em L 3 ITAQUERA
resolveria o problema da saturacao da z/l
Ai prolongava a linha 5 lilas a tbm mooca e a linha 6 laranja tbm
Assim teriamos 3 linhas que interligava com as outras e desentralizaria o centro velho Brás luz e sé .
boa tarde , sabe mim dizer quando que vai fazer o trajeto para cotia ?
linha bordo
Sem previsão oficial
eu , não sei por que eles fazem logo uma extensão do jabaguara ,para Diadema terreio mesmo é uns 3 kl só a não ser que tenha outros entereses