Linha 4 Metrô

Linha 4 Amarela em Taboão da Serra ainda sobrevive!

Entrada da cidade Taboão da Serra onde futuramente terá a Estação Largo do Taboão da Linha 4 Amarela
Portal da Cidade Taboão da Serra (Prefeitura)

Além de Guarulhos com a Linha 19 Celeste, outras regiões metropolitanas de São Paulo ainda aguardam o tão esperado transporte de alta capacidade: o transporte sobre trilhos. Taboão da Serra é um deles. E um recente aditivo contratual do Metrô mantém a esperança – pelo menos do projeto da nova Fase da Linha 4 Amarela.

O objeto do contrato, que foi aditivado o prazo para julho de 2019, é para elaboração de projeto básico de arquitetura e de engenharia civil entre o último poço de ventilação David Matarazzo, que está construído na fase 2 da Linha 4 e a Estação Taboão da Serra, incluindo a Estação Jardim Jussara e um novo local de manobra e estacionamento de trens após a Estação Taboão.

Estação Largo do Taboão

Vejam essa microssimulação da Estação Largo do Taboão (antiga Estação Taboão da Serra). Nela podemos ver um pouco de como seria o projeto da Estação.

 

Estação Chácara do Jockey

E aqui a microssimulação da Estação Chácara do Jóckey (antiga Estação Jardim Jussara).

Notem que temos escadas rolantes recuadas na plataforma da estação, diferente de Estações como São Paulo Morumbi.

Conclusão

Atualmente operada pela concessionária ViaQuatro, resta saber se ela tem interesse financeiro na Fase 3 da Linha 4 pois teria que ter um grande investimento na compra de novos trens e a implantação do CBTC. No contrato de concessão está prevista uma ligação de ônibus entre Taboão e a Estação Vila Sônia.

Independente da suposta pressão para realizar ou não a extensão, existe uma demanda reprimida na região por transporte de alta capacidade e acredito que a ligação por ônibus é algo paliativo.

Vamos aguardar.

Curta nossa página nossa página no Facebook e Twitter para receber nossos artigos originais e em primeira mão!

blank

Fernando

É engenheiro por formação e entusiasta de obras de mobilidade urbana. Utiliza transporte individual na maioria das vezes mas acompanha e sabe da real e urgente necessidade de investimentos em infraestrutura e principalmente em transporte público aliadas com políticas públicas de redução da pendularidade do sistema de transportes

27 comentários

Clique aqui para deixar um comentário

error: Alert: É proibida a cópia de conteúdo