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Metrô inabilita MPE Engenharia em licitação das portas de plataforma e seleciona consórcio Kobra

Portas de Plataforma na Linha 2 Tamanduateí

Foi divulgado hoje no Diário Oficial o aviso da fase de habilitação/seleção para contratação de empresa para elaboração de projeto executivo, fornecimento e implantação de portas de plataforma (PSD), simulador de testes e centros de monitoramentos para as Linhas 1 Azul, 2 Verde e 3 Vermelha.

Em dezembro do ano passado noticiamos que a MPE Engenharia em consórcio com ZHUZHOU CRRC Times Eletric havia ficado em primeiro lugar na classificação das propostas comerciais.

Apesar de ter ficado em primeiro lugar, o consórcio da MPE Engenharia entrou com recurso, que posteriormente foi negado, contra a habilitação de dois outros consórcios:

O processo administrativo encontra-se franqueado para vistas no Metrô, a partir de 25/03/2019

Portas de Plataforma

O processo das portas de plataforma foi iniciado em junho de 2018 com as audiências públicas.

O Metrô pretende usar um saldo de um empréstimo internacional da implantação da Linha 5 Lilás para a implantação das PSD nas Linhas 1 Azul, 2 Verde e 3 Vermelha.

Em fevereiro de 2019, a Assembleia Legislativa de São Paulo (ALESP) aprovou o projeto de lei que autoriza o Governo do Estado a utilizar as “sobras” de US$ 111 milhões.

O edital para a concorrência internacional das PSD foi publicado em setembro de 2018.

Escopo e cronograma

No escopo estão previstas ao todo 88 fachadas, distribuídas em  15 estações da Linha 3-Vermelha, 21 para a Linha 1-Azul e 2 para a Linha 2-Verde.

As Estações de ponta de linha já tem contratos ativos para instalação das PSD. Vide início das obras de reforço da borda de plataforma da Estação Vila Madalena da Linha 2 Verde.

Outras estações já tem porta de plataforma, por exemplo Tamanduateí da Linha 2 Verde, foto de capa de nosso artigo.

Fachadas por estação (Metrô)

O prazo do contrato é de 56 meses, sendo 44 meses do cronograma de execução e 12 meses para desenvolvimento de projetos executivos e aprovações pelo Metrô.

A estimativa do Metrô é que a instalação de apenas uma fachada demoraria 2 meses. Esses dados foram calculados com base na disponibilidade de acesso a plataforma após o horário comercial, que será da 01:30 às 3:45 da madrugada (25 horas semanais para execução do trabalho). Cada fachada precisaria de 48 acessos a plataforma, portanto no exemplo dado pelo Metrô, uma estação com 2 fachadas teria a instalação completa em aproximadamente 4 meses.

Um detalhe importante informado é que ao início da fabricação das portas de plataforma, também deve-ser iniciar as adequações civis e de elétrica nas estações. Sem isso não será possível cumprir o prazo de 56 meses.

Montagem modular

Quem acompanha o Ferroviando em nossas redes sociais está vendo semanalmente a evolução de todo o processo de montagem das PSD da Linha 5 Lilás: primeiro é feita toda a marcação na borda de plataforma, depois o recorte das bases, instalação da base, instalação das travessas, instalação das soleiras e header boxes, instalação das portas deslizantes, etc.

Ou seja, as PSD são montadas in-loco. Nesse contrato que está em processo licitatório teremos a “Montagem modular“. Ou seja, a porta já chega montada na plataforma.

Confira um vídeo explicando a montagem modular na Elizabeth Line, a Linha 5 Lilás, de Londres:

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Fernando Galfo

É engenheiro por formação e entusiasta de obras de mobilidade urbana. Utiliza transporte individual na maioria das vezes mas acompanha e sabe da real e urgente necessidade de investimentos em infraestrutura e principalmente em transporte público aliadas com políticas públicas de redução da pendularidade do sistema de transportes

2 comentários

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  • mas isso vai atrasar as portas nao estaçoes e passageiros vao esperar ate quando os fechamentos pois toda semana a pessoas caindo nos trilhos do metro ou isso e mera formalidade para mostrar que metro esta sem dinheiro para fazer essa obras e for possivel me esclareça esses dados de mudanças de empresas para postarem as portas com os projetos ainda nao qualificados e sem licatçaoes para linhas 1 azul,2 vermelha e 3 verde me passe informaçoes resumidas sobre isso se ficar nessa troca de empresas para as portas automatiacs e para o monotrlho 17 ouro pode deixar como esta pois a populaçao tem ver com esse tipos de conconrrencias no metro de sao paulo grato marcelo

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error: Hum, não vale copiar né??