O Metrô divulgou hoje o aviso de classificação do processo licitatório para contratação de empresa para elaboração de projeto executivo, fornecimento e implantação de portas de plataforma (PSD), simulador de testes e centros de monitoramentos para as Linhas 1 Azul, 2 Verde e 3 Vermelha
O processo licitatório foi em junho com a audiência pública.
De acordo com o aviso o consórcio PSD-SP, composto pela MPE Engenharia e a ZHUZHOU CRRC Times Eletrics ficou em primeiro lugar na classificação.
A sessão pública de abertura dos documentos para habilitação das 3 melhores classificadas será realizada em 9 de janeiro de 2019.
De acordo com a empresa chinesa, eles tem PSD instaladas em 145 estações na China.
Se o contrato for assinado em janeiro de 2019 e a ordem de serviço emitida até fevereiro, a previsão é termos todas PSD instaladas em outubro de 2023
Justificativa
Na audiência pública, o Diretor de Operações do Metrô, Milton Gioia Junior justificou o projeto:
“o cenário mudou, a operação do Metrô mudou, nosso usuário mudou. O número de invasões a via aumentou significativamente nos últimos anos. Isso acaba comprometendo o desempenho da operação comercial. Fizemos diversos estudos, análises, debates. Também consultamos os principais metrôs do mundo e chegamos a conclusão que a solução é a instalação de portas de plataforma. Ela melhorará a segurança do nosso usuário. É uma melhoria significativa que estamos trazendo a nossa população.”
O Projeto
No escopo estão previstas ao todo 88 fachadas, distribuídas em 15 estações da Linha 3-Vermelha, 21 para a Linha 1-Azul e 2 para a Linha 2-Verde.
Já existe um contrato atual para estações da Linha 2 Verde e estações de ponta das Linhas 1 Azul e 2 Verde. Recentemente foram iniciados as obras na Estação Vila Madelena
O prazo desse novo contrato é de 56 meses, sendo 44 meses do cronograma de execução e 12 meses para desenvolvimento de projetos executivos e aprovações pelo Metrô.
A estimativa do Metrô é que a instalação de apenas uma fachada demoraria 2 meses. Esses dados foram calculados com base na disponibilidade de acesso a plataforma após o horário comercial, que será da 01:30 às 3:45 da madrugada (25 horas semanais para execução do trabalho). Cada fachada precisaria de 48 acessos a plataforma, portanto no exemplo dado pelo Metrô, uma estação com 2 fachadas teria a instalação completa em aproximadamente 4 meses.
Um detalhe importante informado é que ao início da fabricação das portas de plataforma, também deve-ser iniciar as adequações civis e de elétrica nas estações. Sem isso não será possível cumprir o prazo de 56 meses.
Se depender das empresas do ranking acho que será feito um bom trabalho, a maioria das empresas são chinesas e coreanas, hj pelo menos na capital da Coreia de quase 600 estações pelo oq sei todas tem PSD’s, se o metrô não dificultar esse projeto sai rapidinho
600? rapaz, que número gigantesco
Posso dizer com alguma propriedade que geralmente o vilão por trás do atraso em instalar as portas de plataforma são as empresas que tem ganhado as licitações, nem sempre essas grandes empresas estrangeiras trazem suas “mentes” para o Brasil, apenas mandam um projeto que sai com um monte de “pendências técnicas” (termo que o metrô usa internamente).
É bom verificar também a sujeira como vomito , bebida alcoólica derramada pelo piso do metro até preservativo foi encontrado na linha 5 lilás e foram os vendedores que a cada dia que passam aumentam