Linha 15 Metrô

Linha 15 Prata terá horário estendido próximo sábado, 01/12

patio_linha_15_frota_m
Pátio da Linha 15 (GESP)

Inaugurado em abril de 2018, o trecho da Linha 15 Prata entre as estações São Lucas e Vila União terá o horário de operação estendido no próximo sábado, 01 de dezembro, após 9 meses de testes.

Em 30 de julho, o horário havia sido estendido em 1 hora e desde então as estações São Lucas, Camilo Haddad, Vila Tolstói e Vila União abrem às 9 horas e fecham às 16 horas.

A partir do próximo sábado, o novo horário será das 6h às 20h com cobrança de tarifa.

Quem sabe se 15 dias depois do novo horário teremos o tão aguardado horário integral, que foi prometido para final de 2018.

Em 23 de agosto, foi ouvido nos alto-falantes da Linha 15 que o horário seria estendido em 24 de agosto, mas posteriormente o Metrô negou e disse que ocorreu um equívoco.

Desde 30 de julho, foram pelo menos 12 testes com a linha fechada aos finais de semana (com base nos releases de imprensa).

A meta inicial para o horário integral era novembro mas a Bombardier teve que fazer ajustes adicionais nas portas da plataforma. Esses ajustes foram finalizados no último feriado.

O Ferroviando ficou sabendo que ontem (27) houve uma reunião para decidir os detalhes da extensão do horário e assim foi dado o início das ações para a operacionalização. Ainda há pendências a serem resolvidas mas o horário já pode ser estendido.

Operação

A dúvida agora é quando a linha irá operar com o headway (intervalo entre os trens) de 90 segundos previsto inicialmente – que dificilmente será o intervalo do horário estendido. Muito provavelmente será de 5 a 6 minutos.

Durante a operação assistida a velocidade do trecho em testes estava limitado em 27km/h. Mas nos testes aos finais de semana, com a linha fechada, ficamos sabendo que em alguns trechos foi possível chegar a 70km/h.

Com o horário estendido a nova velocidade será 50 km/h com 10 trens no pico e 6 no vale.

Vejam o detalhamento das características do monotrilho da Linha 15 em apresentação realizada em 2013 na 19º Semana de Tecnologia Metroferroviária da AEAMESP.

Características da Linha 15 Prata (19º Semana de Tecnologia Metroferroviária AEAMESP)

Novas Estações

A Estação Jardim Planalto era para ter sido inaugurada em abril juntamente com as obras mas não houve tempo hábil de conclui-la. Posteriormente ficou para julho, depois agosto e recentemente mostramos que as obras estavam abandonadas.

O Metrô recentemente rescindiu o contrato com uma das empresas que havia abandonado as obras do trecho e com isso a nova previsão para conclusão e finalização das estações Jardim Planalto, Sapopemba, Fazenda da Juta e São Mateus ficou para outubro de 2019.

linha-15-jardim-planalto-plataforma
Estação Jardim Planalto (Consórcio ACF)

Fernando Galfo

É engenheiro por formação e entusiasta de obras de mobilidade urbana. Utiliza transporte individual na maioria das vezes mas acompanha e sabe da real e urgente necessidade de investimentos em infraestrutura e principalmente em transporte público aliadas com políticas públicas de redução da pendularidade do sistema de transportes

12 comentários

Clique aqui para deixar um comentário

Follow on Feedly
error: Hum, não vale copiar né??