CPTM Linha 5 Linha 9 Metrô

ViaMobilidade não antecipará obra da Estação Santo Amaro

Nova integração Linhas 5 e 9
Detalhe das novas escadas rolantes (Metrô)

Recentemente fizemos um artigo detalhado da reforma da Estação Santo Amaro que a ViaMobilidade, concessionária da Linha 5 Lilás, deverá fazer como contrapartida prevista em contrato. Resolvemos então contatá-los. Fizemos uma pergunta bem elaborada com dados do contrato para saber da possível antecipação. A resposta foi curta não foi nada boa:

“A previsão do início da obra está de acordo com o cronograma contratual” 

Segundo o Metrô, “a conclusão do projeto deverá ocorrer em até 42 meses contados do prazo de vigência da concessão” – tecnicamente pode ser entregue antes, certo?

Lembram da nossa ideia da inaugurar a Linha 5 Lilás sem Santa Cruz? Então, em conversa com o Secretário Clodoaldo Pelissioni essa semana no evento da AEAMESP, não é possível inaugurar a linha sem a Estação Santa Cruz – mesmo em operação assistida. A demanda de integração da Linha 5 é tão grande que a Estação Chácara Klabin sozinha não aguentará.

Ora, se a demanda é tão grande em Chácara Klabin que a ideia de inauguração sem Santa Cruz – que está atrasada – foi descartada, porque então a reforma da Estação Santo Amaro pode esperar até 2021 para ficar pronta?

O Metrô sabe que não pode e deixou isso bem claro no contrato de concessão recomendando a adoção imediada da reforma da Estação Santo Amaro. Mas parece que a ViaMobilidade prefere ignorar tal recomendação.

Veja o destaque em amarelo do anexo IV – Diretrizes de requalificação de adequação da infraestrutura de transportes:

Recomendação da Reforma da Estação Santo Amaro

Conclusão

Caso a integração da Estação Santo Amaro se torne intransitável, a única saída do usuários será reclamar na pesquisa semestral. Ela será realizada por uma instituição independente, que entrevistará os passageiros para avaliar o Índice de Satisfação do Usuário. E isso tem impacto direto no recebimento pela concessionária.

E outro detalhe: mais 110 mil novos passageiros vão chegar pela Linha 9. A extensão até Varginha tem previsão de final de 2019. A reforma de Santo Amaro final de 2021.

Salve-se quem puder…

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Fernando

É engenheiro por formação e entusiasta de obras de mobilidade urbana. Utiliza transporte individual na maioria das vezes mas acompanha e sabe da real e urgente necessidade de investimentos em infraestrutura e principalmente em transporte público aliadas com políticas públicas de redução da pendularidade do sistema de transportes

11 comentários

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  • Vim avisar que desde sexta-feira passada, 17, estão lavando a cúpula da estação AACD-Servidor.
    Uma semana lavando aquilo!
    E ainda falta lavar a entrada do outro lado da rua…
    Mas parece que finalmente irão inaugurá-la para terem todo esse trabalho.
    Na terça-feira desta semana, vi as escadas rolantes desmontadas deixadas na calçada do canteiro de obras da estação Santa Cruz.

    • Não está nada definido e nem confirmado oficialmente, por isso, não é bom ficar contando com essa inauguração….

      O proprio Metrô descartou qualquer informação de inauguração para o final do mês.

      Se realmente decidirem abrir a estação, só saberemos no final da semana que vem.

    • Recentemente li que somente vão inaugurar com todas prontas, e o mais provável é mês que vem, o que diga-se de passagem, não fora dada nenhuma data.

    • Opa! Você tem acompanhado a pagina do Facebook? Lá to postando bastante coisa. Fica difícil fazer pauta quando você manda 10 perguntas e respondem tudo com 3 palavras. De qualquer forma vou continuar tentando. Abs

  • Eu não sou nenhum especialista, mas em minha visão, a obra de Santo amaro é problemática, onde o governo e o metrô conseguiram empurrar pra nova administração, esse problema não é de hoje e vocês sabem disso, acho que faz muito bem a concessionaria, ao fazer apenas no prazo dado. Se no caso de se tornar intransitável, apenas feche. Sinceramente essa linha não me beneficia, e pode tornar a vida na azul e na verde ainda mais infernal, o que não me credência para escrever esse comentário, porém o que eu quero mesmo é o sistema CBTC e portas de plataforma nas linhas 1 e 3, que estão abarrotadas e se falando da 1, não tem alternativa como tem aqueles que usam a 3 (que apesar da alternativa pela 11, os trens continuam lotados durante horário de pico, inclusive na própria linha 11). O metrô devia se concentrar em modernizar as linhas 1 e 3 com o sistema CBTC já citado, repassar através de PPP as obras da 2 e o restante dela, vender novamente a 6 pra uma concessionária mais séria como a CCR que tem bons exemplos de administração (se não me engano na Bahia), repassar a 15 e concluir as obras da 17 para entrar em operação logo, afinal se tirassem as burocracias, em cima de todas essas coisas, quem mais teriam benefícios são os próprios cidadãos de bem. Recentemente vi um vídeo de porque o Brasil tem menos de 50 mil KM em linhas férreas, enquanto o EUA tem mais de 200 KM, não sou fã dos EUA como muitos, sou fã de política bem construída e funcional, e a deles nos superou e muito.

    • A CCR já informou que não tem intenção de construir linhas, mas apenas administrá-las.

      Seria interessante que empresas internacionais participassem da licitação da Linha 6.

      Venho acompanhando o processo de rescisão que a Move São Paulo apresentou contra o Metrô e o juiz determinou perícia técnica para apurar quem teve culpa pela frustração do negócio. Ou seja, ao contrário do que informou o Secretário de Transportes, o impasse da linha laranja não se resolverá em 90 dias. No melhor cenário, no segundo semestre de 2019.

  • Bom pra concessionária (como sempre) que o Metrô só fez uma “recomendação” e concessionária vai fazer o que quiser com a recomendação. Qualquer dia anunciará que vai entregar 1 mês antes do prazo e virá a chuva de comentários dizendo o quão incrível é a privatização, como eles são eficientes, bondosos e etc.

  • Sem dizer que a multa se não houver a obra são de míseros 200 mil reais, acham que a concessionário vai querer gastar milhões e ter dor de cabeça ao invés de pagar a multa? Esqueçam essa obra,nao vai acontecer.

  • Já faz mais que um mês que na estação Santo Amaro(Lilas) que temos uma interdição da escada que dá acesso a estação da CPTM 9-Esmeralda, fui informado que era para conserto da escada e que duraria por 20 dias essas informação veio do colaborador do Metro que estava solicitando para os usuarios do metro ir até o final da plataforma sentido CAPÃO e dar a volta para ter acesso a estação da CPTM. Poderia verificar o prazo desta obra?Obrigado

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