Após 3 meses da liberação de R$ 25 milhões pelo Ministério das Cidades em abril de 2018, as obras de construção dos viadutos rodoviários da extensão da Linha 9 Esmeralda da CPTM até Varginha foram de fato iniciadas.
A extensão de 4,5 km pretende adicionar 110 mil pessoas à linha com a Estação Varginha e a Estação Mendes.
As estações terão todos os itens de acessibilidade, como rota podotátil, banheiros adaptados, comunicação em braile, elevador, rampas e escadas rolantes e bicicletários para maior comodidade dos usuários.
Em abril o Ministério havia autorizado o início da construção dos viadutos e a CPTM havia assinado a ordem de serviço. Mas entre autorizar e de fato iniciar a obra tem muito trabalho de prancheta:
- Estudo de implantação do canteiro
- Planejamento dos serviços
- Entrega de documentação básica necessária
- Planos de trabalho para desenvolvimento das obras, de segurança do trabalho e de meio ambiente e suas respectivas licenças obrigatórias.
Somente após todas essas etapas é que o canteiro de obras é instalado. A previsão do governo na época era a instalação entre julho e agosto.
Esses viadutos farão a transposição da via férrea no trecho de 4,5 quilômetros facilitando o tráfego de pedestres e de veículos na região. Além disso há uma maior garantia da segurança da operação ferroviária.
O mês de agosto chegou e o Ferroviando teve acesso a imagens exclusivas do Lote 2 dos viadutos rodoviários que mostram que a instalação dos canteiros realmente começou:
A obra
Parece simples apenas colocar os trilhos e sair operando né?
Não, nem um pouco. Há muitas OAE (obras de artes especiais) que precisam ser feitas. Veja no detalhe o que precisa ser feito. Imagem retirada de um requerimento de informação do site da Assembléia Legislativa.
Tipos de passagem
Conforme imagem acima há varias passagens inferiores que precisam ser feitas. Abaixo explico o conceito delas:
- Passagem de nível (PN): cruzamento ao mesmo nível entre uma ferrovia e rua/avenida.
- Passagem inferior (PI): quando o trânsito de pedestres e/ou veículos é feito por baixo da linha férrea
- Passagem superior (PS): quando o trânsito de pedestres e/ou veículos é feito por cima da linha férrea
Detalhe importante: a classificação é para vias de veículos não férreos e sempre em relação à linha de trem na superfície. O viaduto estaiado da Linha 13 Jade não é classificado como PS por exemplo pois a via férrea que é elevada.
As PN são um dos motivos de velocidade reduzida nas linhas da CPTM. A imprudência dos pedestres e motoristas continua sendo a principal causa de acidentes ferroviários. Na CPTM há projetos para convertê-las em passagens inferiores ou superiores dependendo do local.
Contratos
Em dezembro de 2016 foi concluída a primeira fase das obras de extensão da Linha 9 com os recursos financeiros do Governo do Estado.
A segunda fase do empreendimento com fonte de recursos majoritariamente do Governo Federal, dentro do PAC (Programa de Aceleração do Crescimento) vem sendo relicitados pois o modelo de licitação não foi aceito pelo Governo Federal. Com isso a verba não foi repassada. Por isso obras iniciadas em 2013 tiveram que ser paradas.
A maioria dos contratos já foram retomados. Segue atualização de cada um abaixo:
- Sistemas de sinalização e telecomunicações: inicio das obras em novembro de 2017
- Centro de Controle Operacional (CCO): inicio das obras em novembro de 2017
- Reforço da rede aérea Jurubatuba-Grajaú: início das obras em janeiro de 2018
- Supervisão de sinalização e telecomunicações: início das obras abril de 2018
- Implantação suprimento de energia: início das obras em agosto de 2018
- Supervisão de energia: início das obras em agosto de 2018
- Implantação de viadutos rodoviários – Lote 1: montagem canteiro de obras em agosto 2018
- Implantação de viadutos rodoviários – Lote 2: montagem do canteiro de obras em agosto 2018
- Complementação das obras civis – Lote 1: previsão assinatura do contrato: setembro de 2018
- Complementação das obras civis – Lote 2: previsão de publicação do edital para agosto de 2018.
Só veremos obras das estações em si após o início desses dois últimos contratos.
Conclusão
Novamente o financiamento de obras ferroviárias esbarram na burocracia. A obra já poderia estar pronta não fosse isso. Talvez esse seja o principal entrave para a expansão ferroviária atualmente.
Agora outra grande questão é: será que a integração atual da Estação Santo Amaro aguenta mais 110 mil passageiros? A previsão de conclusão das obras da Extensão da Linha 9 é final de 2019.
É bom que a Via Mobilidade corra para terminar a reforma da estação. Um detalhe do contrato da concessão da Linha 5: a obra da reforma tem que ser finalizada EM ATÉ 42 meses da assinatura do contrato.
Portanto pode muito bem terminar até final de 2019 e não final de 2021, o prazo máximo.
Tem fotos de obras da CPTM ou do Metrô? Contate-nos pelo formulário de contato do menu.
Eu creio que com a inauguração de Santa Cruz e Chácara Klabin esse ano ( rezemos rs) o fluxo será direcionado para Santo Amaro.
Fernando, seu artigo como sempre muito bem explicativo e detalhado, mas eu ainda estou com algumas dúvidas: Não existe nenhuma possibilidade da via férrea e a via dos automóveis (Assim como a via de pedestres) serem do mesmo nível, correto? Eu não acho prudente que a expansão da linha 9 Esmeralda até Varginha tenha cancelas e agentes para controlar o trafego, pois sou morador da região e o fluxo de automóveis é realmente intenso por aqui! Acho que o mais prudente seria que a via férrea fosse exclusiva sem nenhuma intromissão dos carros ou dos pedestres. Seja ela elevada por viadutos ou subterrânea por túneis acho que para segurança de todos e otimização do tempo de percurso de viagem seria uma opção muito melhor!
Parabéns e obrigado por mais este excelente artigo!
Abraços
Obrigado André. Se reparar no diagrama, verá que serão todas passagens inferiores e/ou viadutos. Ou seja, não haverá cancelas na Linha 9. Seria um crime fazer passagem em nível (trem e carros no mesmo nível) na Linha 9.
Fernando, você tem razão, pois seria realmente um crime se as vias fossem no mesmo nível! Fico mais tranquilo agora depois de analisar melhor o diagrama recomendado por você!!
Obrigado por sua gentileza e atenção!!
Abraços
Excelente artigo, sou morador do Condomínio Palmares e acompanho com tristeza o impasse dessa obra. Diariamente vejo da janela do meu apartamento o esqueleto da estacao mendes e torco que realmente seja concluida ate o fim de 2019, salvo se algum politico sem escrúpulos intervir.
Opa. Valeu. Quando começar a obra conversamos. Assim você pode mandar fotos da evolução da obra. Abs
Fernando, muito boa a matéria.
Seria bom colocar os nomes das empresas envolvidas no empreendimento.
Ninguém me convence que é burocracia, mora nessa região desde que nasci o correto era ter entregue essas estações funcionando à 25 anos atrás. Mas sei bem o que é isso”CORRUPÇÃO “
AI MEU DEUS FINALMENTE!! MINHA VIDA VAI FICA 10x MAIS FACIL
Engenheiro Fernando, bom dia, boa tarde ou boa noite.
Por gentileza,gostaria de saber onde posso acompanhar o andamento dessas obras ?
Se existe um site com os cronogramas, ou até mesmo uma simples informação com as expectativas de prazo
Ainda não dá. Mas a CPTM está avaliando a divulgação de fotos e vídeo das obras igual ao Metrô. O único jeito atualmente é ir até lá pessoalmente
[…] obras da extensão da Linha 9 foram iniciadas em 2013. Em 2014 foi feito um convênio com o PAC (Programa de […]
Seria maravilhoso ,mas confesso que já tá virando um conto de fadas .vamos pedir que Deus toque no coração dos governantes ,para que eles pensem nos pobres. E realmente conclua está obra tão importante para toda a região e bairros proximos.