Linha 5 Metrô

Teremos a linha 5 Lilás em agosto sem a Estação Santa Cruz ?

Estação Santa Cruz em 25/07 (Fernando Galfo)
Estação Santa Cruz em 25/07 (Fernando Galfo)

Início de julho antecipamos que a inauguração da Linha 5 Lilás ficaria para agosto. Agora cá estamos de novo para antecipar mais um possível atraso, mas dessa vez da Estação Santa Cruz.

Fomos conferir a evolução da obra desde a nossa última visita e pelo que vimos é muito difícil inaugurá-la em agosto. Apesar disso a informação oficial ainda é mês que vem.

Parte do acabamento é possível sim terminar em agosto. Por exemplo a alvenaria do muro lateral na rua Pedro de Toledo, o assentamento do piso da calçada e o jardim ao redor da cúpula. Mas o grande problema, na nossa opinião, são as escadas rolantes.

Vejam a entrada da estação com várias partes das escadas rolantes:

Além disso, conversamos também com funcionários da obra em horários diferentes e nenhum fez uma cara muito boa quando perguntados se realmente inaugura em agosto.

Soubemos também que ainda há escadas rolantes a serem instaladas em Hospital São Paulo, vamos esquecer essa parte por enquanto para o bem do artigo.

A Estação Santa Cruz é a que mais tem escadas rolantes: são 43 escadas divididas nos 41,m de profundidade da estação.

O grande desafio, na nossa opinião, é a instalação delas sem poder içá-las pré-montadas. Não há angulo suficiente para isso, assim a montagem delas é in-loco. Posteriormente a montagem, tem que instalá-las e isso leva tempo. Pelo menos 1 mês, jogando o prazo para pós-agosto.

Veja quantitativo de escadas rolantes por Estação:

Fonte: Metrô

Portas de plataforma

O blog teve acesso a algumas fotos dentro da Estação Santa Cruz e é possível ver que a estrutura das portas de plataforma já foram instaladas. Resta saber se ficarão igual a Brooklin ou se realmente funcionarão.

Inauguração incompleta ou postergada ?

Sim, é possível inaugurar a Linha 5 até Estação Chácara Klabin sem a Estação Santa Cruz. Seria equivalente ao que é feito com a Estação Campo Belo em que a composição passa pela estação sem parar na plataforma.

Na nossa opinião a única premissa para isso não se tornar uma operação problemática é manter o trecho em inauguração assistida até que a Santa Cruz seja finalizada. Do contrário a Chácara Klabin não comportaria toda demanda dos passageiros em horário integral querendo ir e vir ao centro por ela. Assim, a inauguração completa e em horário integral da linha só com ambas estações funcionando.

Ou será que o consórcio da obra irá alocar mais trabalhadores ?

Conclusão

Aprendemos com o tempo que uma obra do Metrô está prestes a ser inaugurada quando o totem é instalado. Se alguém vê-lo, mande notícias!

E você, acha que em 5 semanas a estação poderá ser inaugurada?

Avatar

Fernando Galfo

É engenheiro por formação e entusiasta de obras de mobilidade urbana. Utiliza transporte individual na maioria das vezes mas acompanha e sabe da real e urgente necessidade de investimentos em infraestrutura e principalmente em transporte público aliadas com políticas públicas de redução da pendularidade do sistema de transportes

32 comentários

Clique aqui para deixar um comentário

  • Sou engenheiro como o articulista. Realmente essa estação não fica pronta até o fim de Agosto. Está mais para 15 ou 20 de setembro. Ou isso ou dobram o contingente em dois turnos.

  • Por mim, que termine Sta Cruz e entregue tudo junto do que abrir Klabin antes sem Sta Cruz. Esperamos até agora, não vai morrer esperar mais algumas semanas.

    O problema nem é inaugurar, mas sim o longo e exaustivo protocolos de testes que virão após a abertura dessas estações, que deve somar alguns bons meses, se considerar que o CBTC exige longos e exaustivos testes.

    E tem que ver se vai ser uma operação assistida comercial com pagamento de tarifa ou vão obrigar o passageiro que vir de Capão Redondo até Klabin ter que descer na mesma e pagar passagem de novo para continuar na linha 2 verde?

    Seria o cumulo do absurdo…

  • Eu acho que a ViaMobilidade vai segurar essas 4 estações ate elas estejam realmente prontas. Ou seja, vao assumir a linha incompleta igual a L4.
    Nao faz sentido inaugurar Klabin sem Sta Cruz. A previsao do metro eh que essas duas estações recebam ate 200 mil pessoas/dia. Seria inimaginável deixar todo esse fluxo apenas pra L2.

  • Eu passei por lá ontem e tive a mesma sensação de que ficaria para o mês que vem. Não me pareceu que em algumas semanas aquela bagunça seria toda arrumada.
    Eu acho que deveriam mesmo inaugurar o restante da linha sem a Santa Cruz… acho que ia adiantar o lado de alguns passageiros.

  • Estou há anos aguardando o término dessa obra, vou economizar bons minutos na ida e volta ao trabalho.

    Mas ca pra nós? Não estou otimista quanto ao cumprimento do prazo.

  • É foda, todo dia indo trabalhar / voltando do trabalho fico imaginando “quando sair as estações, vou chegar no máximo 30min. em casa”, saindo pelo menos a Estação Moema em horário integral, já fico feliz.Mas qual seria a “frescura” de ter que manter Moema com operação assistida dependendo da Estação Santa Cruz/Klabin sair? não faz sentido nenhum. Ou seja, vamos supor que só inaugurem quando todas ficarem completas, aí Santa Cruz fica pronta só em outubro, Moema só vai ter horário integral em outubro???Sem sentido.

    • O metrô de SP não quiz realocar funcionários para estação Moema numa condição de operação comercial, diz não ter mão de obra suficiente. Então, aguarda a via mobiledade assumir a operação com seu pessoal contrato. Os trens. Poderiam muito bem, já desde muito tempo, operar em horário integral até Moema e retornarem pelos equipamentos de via instalados no pátio ( abaixo do parque das bicicletas). Fazendo o conhecido carrocel e melhorando todo o atendimento da linha, que está péssimo desde a inauguração da estação eucaliptos. Tudo porque os trens precisam dividir via única para atender a estação.

  • Só uma coisa não faz sentido: Vamos supor que por conta desse problema com Santa Cruz, ela fique pronta só em Setembro, e assim irão inaugurar tudo em Setembro,mas porque a estação Moema depende dessas outras estações para ampliar o horário integral?Não faz sentido nenhum, já deveria estar horário integral faz tempo, já vai ser um alívio, pois a av ibirapuera na altura da estação Moema, o transito é intenso ali até a estação eucaliptos,perde-se ali em média 30 minutos(apesar que magicamente,ultimamente não tem ocorrido congestionamento de onibus)

    • É por causa do equipamento na via onde o trem faz o retorno. A linha foi prevista para operar completa e não em pedaços. Portanto hoje do jeito que está Moema é uma operação “gambiarra”. Tem muitos problemas operacionais.

  • Tanto dinheiro nosso gasto, onde foi parar? É muita incompetência desse desgoverno. Quando teremos políticos com um pouco de senso de responsabilidade?

  • Não aguento mais esperar essa linha ficar pronta! Era pra antes da Copa de 2014! Já tivemos outra Copa e nada! Capaz de inaugurar só depois da Copa do Qatar!

  • Um médico responsável só marca a alta de um paciente na véspera. Porque será estes administradores que possuem um poderoso exercito de técnicos e engenheiros a sua deposição ficam marcando e remarcado datas em um ciclo sem fim dando falsas esperanças a população?

  • Independentemente da inauguração da estação Santa Cruz, acho que poderiam inaugurar a Estação Chácara Klabim, utilizo a Linha Verde todos os dias para ir e voltar do trabalho em Moema, pego na Estação Vila Prudente, vou até Ana Rosa, faço baldeação para a Linha Azul, desço na Santa Cruz e pego mais um ônibus para chegar ao trabalho que fica praticamente ao lado da Estação Moema, e muita gente faz isso, imaginem o quanto iria facilitar a minha vida!!! não vejo a hora, contando os dias…

  • As portas de plataforma podem estar até montadas, mas estarem funcionando é uma outra realidade… Colocaram uma empreiteira de 5 categoria para fazer a montagem sem critério tecnico algum…

  • Nossa! Imaginem a quantidade de gente na estação Santa Cruz nos horários de pico quando tudo estiver operando “normalmente”! Aquela população gigante da região de Santo Amaro lotando os vagões e fazendo lembrar a linha vermelha com aquela multidão que se desloca de e para a zona leste. Socorro!

    • Exatamente, Robson. Como já li há muito tempo, a condição geral de mobilidade em São Paulo é tão ruim que quando se inaugura uma linha de metrô (ou mesmo BRT), em poucas semanas ela se torna superlotada, porque a qualidade (teórica) é muito melhor.

      Hoje quem quer ir da Zona Sul para Paulista / Centro usa basicamente o pioneiro Corredor Santo Amaro, que consegue uma agilidade até que razoável no ponto a ponto (se tiver que sair dele para se embrenhar nos bairros, a coisa engrossa).

      O metrô atrairá grande parte desses passageiros. Que porém não terão ligação direta com o Centro, mas terão que trafegar por sete estações até a Sé. Na Linha Azul, o trecho Sé/Paraíso já é de longe o mais lotado. A chegada desse fluxo descomunal de passageiros na Santa Cruz L1 (que, aliás, será ampliada? ela tem uma estrutura de plataforma idêntica às pequenas Saúde ou Vergueiro… Deveria ter agora uma estrutura tipo Sé, com plataforma central de desembarque e laterais de embarque) irá causar o caos absoluto na L1 no trecho Santa Cruz/Sé nos horários de pico (que serão, aliás, estendidos). Cenas dignas das estações Barra Funda ou Anhangabaú.

      Resultado: muita gente da Zona Sul vai permanecer usando o Corredor Santo Amaro (o que, por sinal, é mais barato).

      Mas e o usuário tradicional da L1, fica como? Tinha uma linha razoável e de repente… caos. Virou Linha Vermelha por conta de “””planejamento””” (sic) do Metrô.

      Claro que a Linha 5 deveria seguir até o Centro e/ou com extensão até a Linha Vermelha já na Zona Leste.

      Mas para os planejadores do Metrô (será que algum não usa EXCLUSIVAMENTE automóvel??) um pouco de aperto não incomoda ninguém…

  • Acabei de passar em frente à estação Sta Cruz. Pelo tanto de material e obra já acho dificil inaugurar em Setembro…

    E essa estimativa de +200mil passageiros para integração foi feita quando? Antes da linha ser construída?! Certamente o nunero é maior.

    Ainda assim, aguardando ansioso…

  • Acabei de ver o totem! Só q ainda está no chão da área o de será o jardim , e acho que as escadas rolantes finalmente foram instaladas, pois não estão mais visíveis pelo lado de fora.

error: Alert: É proibida a cópia de conteúdo