Linha 15 Metrô

Linha 15 Prata em São Mateus só em dezembro de 2019

Estação São Mateus da Linha 15 Prata
Obras da Estação São Mateus (Metrô)

O Metrô divulgou hoje o relatório de empreendimentos de Dezembro de 2018 e nele consta uma nova previsão de conclusão das obras da Linha 15 Prata.

De acordo com o relatório, a Estação Jardim Planalto está prevista para outubro e as demais estações até São Mateus para dezembro de 2019. Isso se não houver novos imprevistos.

Status das obras em dezembro de 2018

No final de 2018 o contrato da obra foi rescindido após o abandono dos canteiros sendo necessário iniciar um novo processo licitatório.

No relatório de novembro, a informação era que todas estações estariam prontas em outubro de 2019. Veja a informação atualizada no relatório de dezembro de 2018 que o novo prazo é dezembro de 2019

Retomada das obras

Ontem foi realizada a sessão publica para a retomada das obras das estações até São Mateus. Quem ganhou a licitação foi a empresa STER Engenharia.

Estação São Mateus - processo licitatório

Estação Jardim Colonial

De acordo com o relatório de empreendimentos a estação está prevista para 2021. Essa estação é logo após a de São Mateus.

Foi realizada dia 22 também a sessão pública de abertura dos documentos par habilitação das 3 licitantes melhores classificadas na licitação da execução das obras civis da Estação Jardim Colonial. Em 11 de janeiro foi divulgada a classificação das empresas. Confira a matéria do MetrôCPTM sobre a estação.

Concessão da Linha 15

Está marcado para março de 2019 o leilão da Linha 15, portanto as novas estações serão operadas já pelo novo concessionário. E com o amadurecimento dos testes já realizados na linha, muito provavelmente a operação assistida até a Estação São Mateus terá um período bem reduzido – na minha opinião.

Avatar

Fernando Galfo

É engenheiro por formação e entusiasta de obras de mobilidade urbana. Utiliza transporte individual na maioria das vezes mas acompanha e sabe da real e urgente necessidade de investimentos em infraestrutura e principalmente em transporte público aliadas com políticas públicas de redução da pendularidade do sistema de transportes

12 comentários

Clique aqui para deixar um comentário

  • É um absurdo essa demora com as estações da linha 15 prata. Eu acredito que tais estações serão entregues apenas em 2020; acho que neste ano só o do Campo Belo. Torcerei para que eu esteja errado.

  • Quanta demora!!!!

    Mas ao menos vai sair, já a extensão até Cidade Tiradentes acho que jamais sairá do papel o que é uma pena. Aquela região precisava muito de um meio de transporte mais eficiente. Para os moradores é uma verdadeira epopeia chegar até a malha metrô/ferroviária da cidade.

  • Algumas constatações que podem causar alguma preocupação:

    A Somague, outrora uma das maiores construtoras de Portugal, está em estado de penúria após realizar duas grandes demissões de pessoal nos últimos dois anos e ameaçar em 2018 seguir “cortando custos” para se manter solvente.

    No último relatório anual aos investidores, referente a 2016, a empresa apontou um prejuízo de 28 milhões de euros globalmente. Já no balanço patrimonial publicado em outubro de 2018, consta um prejuízo de 100 milhões de euros (364 milhões de reais) no ano de 2017.

    Em Angola, que vinha sendo a pata dos ovos de ouro da Somague por causa dos petrodólares, a depreciação da moeda (que espelha um pouco o que está acontecendo na Venezuela) em função da queda do preço do barril em 2017-2018 criou uma dívida de 300 milhões de euros do governo local com as empresas portuguesas, sobre a qual foi decretada uma moratória não-oficial.

    A Somague também participou do consórcio que construiu a estação Vila Prudente, bem como as estações dos Lotes 1 e 3 da expensão da Linha-15 (que, originalmente, incluía a estação Iguatemi, hoje Jardim Colonial, até o Pátio Ragueb Choffi). Portanto, atrasos na conclusão das obras já devem ser considerados certos.

  • Caramba! Somente em outubro vão começar a entregar as estações restantes? Estações que já estão praticamente prontas!! Esse nosso governo realmente é uma piada! Um relaxo total!

  • Esse monotrilho é um verdadeiro fiasco, altamente problemático.Só lembrando: já houve abertura de portas com o trem em movimento, colisão entre trens,queda de partes do terceiro trilho na via pública, constantes problemas no sistema de controle (CBTC) que ocasionam o esvaziamento dos trens, enfim, uma precariedade total, que com certeza não suportará a alta demanda de uma região tão populosa como é a de São Mateus.

  • Jardim Planalto para Outubro?!?!? Isso só pode ser brincadeira… Todas as estações estão prontas, apenas 10 % para finalizar e vão entregar apenas no final do ano???!? O ministério público tem que investigar isso, investigar mesmo. É uma falta de respeito com o povo que precisa do transporte público… Lamentável !!!

  • Confesso que já estou desanimado com essas datas. Não vou me espantar se forem entregues em 2020. Ou, se brincar, em 2021 com Jardim Colonial (se esta não atrasar)

  • O mais incrível são as vigas do monotrilho instaladas até o exato ponto da estação Jardim Colonial. A Avenida Ragueb Chohfi, do encontro com a Av. Aricanduva até a Jacu Pêssego não tem nem espaço para as vigas e já tem terreno desapropriado para estações… absurdo!!! Pra seguir, ou é preciso desapropriar um dos lados da Ragueb, ou fazer uma avenida que margeie o córrego Aricanduva ou direcionar o monotrilho pra lá.

Follow on Feedly
error: Hum, não vale copiar né??