CPTM Linha 13

Esteiras da Estação Consolação poderão ser usadas na conexão da Linha 13 Jade com o Aeroporto

Esteiras na integração Paulista-Consolação (Divulgação/ ThyssenKrupp)

De acordo com matéria do “Metro Jornal”, o Secretário dos Transportes Metropolitanos, Alexandre Baldy afirmou ontem, em evento com jornalistas na sede da STM, que a conexão da Linha 13 Jade com o Aeroporto de Guarulhos deverá ser feita por passarelas com esteiras rolantes.

Assim os ônibus que hoje complementam a viagem, não oferecerão mais o serviço. A ideia é que o investimento seja feito pelo concessionário. O People Mover foi descartado.

Em coletiva mês passado o Vice-Governador e Secretário de Governo Rodrigo Garcia disse: “a primeira opção é passarela móvel, uma esteira rolante. Tem várias esteiras que estão sendo desativadas do sistema do Metrô e por falta de uso nós queremos aproveitar essas esteiras já existentes, mas com um serviço de qualidade para que o passageiro se sinta atraído a ir ao Aeroporto de trem

Confira o áudio:


Vice-Governador e Secretário de Governo Rodrigo Garcia falando sobre as esteiras rolantes

Esteiras rolantes

Em outubro de 2018, publicamos em primeira mão que as esteiras rolantes da interligação das Estações Paulista com Consolação seriam retiradas. Em novembro noticiamos que elas seriam utilizadas na Estação Clínicas.

Acredito que as esteiras seriam muito bem utilizadas na estação da Linha 2 Verde pelos pacientes dos hospitais da região. Como elas não são suficientes para atender os 1,4 km da interligação da Estação Aeroporto da CPTM com Aeroporto de Guarulhos, novas teriam que ser compradas. Portanto poderiam instalar as esteiras em Clínicas e fossem compradas novas esteiras exclusivas para a Linha 13 Jade.

O ideal mesmo na verdade era o People Mover….

Fernando Galfo

É engenheiro por formação e entusiasta de obras de mobilidade urbana. Utiliza transporte individual na maioria das vezes mas acompanha e sabe da real e urgente necessidade de investimentos em infraestrutura e principalmente em transporte público aliadas com políticas públicas de redução da pendularidade do sistema de transportes

10 comentários

Clique aqui para deixar um comentário

  • Um pouco sem sentido a explicação do Secretário, mesmo.

    Salvo melhor juízo, as esteiras da Consolação não têm nem 50 metros de extensão, cada. Não há realmente razão para se querer reaproveitá-las na Linha 13, especialmente se a concessionária do aeroporto carregar a responsabilidade de fazer a ligação (eles que comprem as esteiras).

    Ainda, considerando uma velocidade operacional média de 3 km/h das esteiras (superior até à de 2,2km/h empregada na Consolação), a “viagem” de 1,4km entre a estação Aeroporto e os Terminais 2 e 3 levaria quase meia hora…

    Quem pegar o Connect e desembarcar no Tatuapé conseguirá chegar no Terminal 3 de ônibus quase tão rápido como quem continuar viagem até a estação Aeroporto pra pegar as esteiras!

  • Os primeiros governantes fizeram a meta e agora o atual,o gestor que senta em cima.eles tem que. Tomar vergonha na cara e fazer uma estação próximo a terminal 3.e mais inteligente.

  • Senhores,

    Em nenhum lugar do mundo veja tamanha insanidade. 1,4 Km de esteira para chegar ao terminal antigo e depois mais 800m de caminhada para chegar no terminal 3 carregando malas… Claro, depois de 6 ou 7 baldeações…. sendo sincero, era melhor não ter feito o trem

  • Se o Atual Governador achou um absurdo a posição da estação Guarulhos, mais absurda ainda é querer “solucionar” a interligação com esteiras! O people mover parece que seria o ideal e o mais lógico. Imaginem o “conforto” em andar 1km com malas…

  • Isso nao pode ser serio, por pior que seja com os onibus, o servico funciona, e em menos de 10 (dez!) minutos vc sai da estacao e vai ate o terminal 2 ou sai do T3 e vai ate a estcacao.

  • Não consigo imaginar uma pessoa arrastando malas, mesmo que em esteiras rolantes, por uma extensão de 1,4 kilômetros até chegar aos terminais do aeroporto.

Follow on Feedly
error: Hum, não vale copiar né??