CPTM Linha 7 Linha 8 Linha 9

Com Doria, Conselho Gestor de PPP aprova 3 concessões da CPTM

Expresso Turístico da CPTM
Expresso Turístico da CPTM

Na primeira reunião do conselho gestor das Parcerias Público Privadas (PPP) na gestão do Governador João Doria, realizada no Palácio dos Bandeirantes em 5 de fevereiro de 2019, foram aprovadas 30 PPP.

A lista completa não foi divulgada mas hoje foi publicado no Diário Oficial a ata da reunião pudemos constatar que foi definida a “constituição de Grupos de Trabalho para consolidação das modelagens e atividades de apoio correlatas” para as seguintes concessões d CPTM:

  • Expresso Turístico
  • Trem Intercidades (TIC) e Linha 7 Rubi
  • Concessão da Linha 8 Diamante e Linha 9 Esmeralda

Além disso a “modernização das estações de trens da CPTM, tornando-as mais confortáveis, com reurbanização dos entornos e instalação de equipamentos públicos, como creches e Poupatempo” – promessa de campanha.

Expresso Turístico

O Expresso Turístico é um serviço ferroviário inaugurado em 2009 pela Secretaria de Estado dos Transportes Metropolitanos (STM) e pela CPTM e tem como objetivo integrar pontos de interesse turístico localizados ao longo da malha férrea. Em abril ele completará 10 anos.

Atualmente possui 3 trajetos de acordo com dados da CPTM:

  • Jundiaí: “apenas 60 km da capital paulista, Jundiaí e as cidades vizinhas reservam uma série de atrações que podem ser feita pelo viajante do Expresso Turístico”
  • Mogi das Cruzes: “a 48 Km da capital paulista, Mogi das Cruzes compõe o grupo de municípios que formam o Alto Tietê, região próxima à nascente do Rio Tietê. “
  • Paranapiacaba: “localizada no município de Santo André (SP), Paranapiacaba é uma charmosa vila de arquitetura inglesa que já se candidatou a Patrimônio Mundial da Humanidade.”

De acordo com a CPTM, o Expresso Turístico transportou mais de 13 mil turistas em 2018 sendo que viagem para Paranapiacaba foi a mais procurada, com cerca de 8,6 mil passageiros atendidos.

Trem Intercidades

No início de janeiro publicamos um artigo sobre o chamamento público do Trem Intercidades. A concessão do TIC já era esperado estar nessa lista de PPP.

De acordo com o Governo, o escopo dessa concessão seria o trecho 1 do Trem Intercidades, que compreende o trecho entre as cidades de São Paulo e Americana e a concessão da Linha 7 Rubi.

De acordo com os estudos, a composição passará por São Paulo, Jundiaí, Campinas e Americana, em 135 quilômetros de trilhos e nove estações. A estimativa é de que o novo ramal transporte 68 mil passageiros por dia.

Linha 9 Esmeralda e 8 Diamante

Ano passado fiz um artigo detalhado sobre o estudo de concessão das linhas da CPTM para o site MetrôCPTM – sugiro a releitura para entender o escopo do estudo. Temos que aguardar a divulgação do edital para ver o que foi alterado em relação ao estudo.

Com 74 km de extensão, as duas linhas transportam mais de 1 milhão de passageiros por dia, volume equivalente a demanda de toda Linha 4-Amarela do Metrô quando estiver pronta no trecho Luz-Vila Sônia. Consideradas “nobres” entre as sete linhas da CPTM, elas exibem números atrativos para a iniciativa privada.

A proposta de concessão da Linha 9 e da Linha 8 da CPTM surgiu em em outubro de 2015, quando a empresa Triunfo Participações e Investimentos apresentou uma Manifestação de Interesse Privada (MIP) para operação, conservação, manutenção e modernização e construção de novas estações das Linhas 8-Diamante e 9-Esmeralda.

A MIP foi apreciada no âmbito da 72ª reunião do Conselho Gestor do Programa Estadual de Parcerias Público-Privadas em agosto de 2016. Foi solicitada uma análise preliminar pela STM no sentido de verificar eventuais reduções de custos decorrentes da celebração de PPP para as Linhas 8 e 9 da CPTM. Na épocaa, a adoção da MIP foi considerada vantajosa pela Secretaria pois “desoneraria os cofres públicos em 20%”, sem especificar exatamente sob qual parâmetro. Assim, por unanimidade, o conselho gestor aprovou a elaboração de chamamento público.

Os estudos foram concluídos no final de 2017 e o modelo de PPP foi elaborado em caráter preliminar em fevereiro de 2018.  No mesmo mês, foi apresentado ao Conselho a modelagem preliminar da PPP e por unanimidade aprovaram a continuidade do processo até a realização de Consulta Pública, com vistas a colher contribuições da sociedade para subsidiar a estruturação da modelagem final

No Relatório da Administração de 2017 da CPTM foi dito que “Após análise dos estudos, a CPTM apresentará em 2018 ao Conselho Gestor de Parcerias Público-Privadas um modelo final para prosseguimento do processo”

Essa apresentação não foi feita em 2018 mas sim agora dia 5 de janeiro de 2019, na Gestão Doria.

Conclusão

O passo inicial, da promessa do Governador, foi dado com a aprovação das 30 PPP. Lembrando que conforme o próprio governo disse, as concessões serão priorizadas então nesse momento não temos uma expectativa de prazos para elas acontecerem.

Algumas outras aprovações que valem a pena mencionar que estão na ata é a proposta de PPP de Concessão Administrativa das “Marginais dos Rios Pinheiros e Tietê”

Outra é a concessão do Transporte Metropolitano de Ônibus da Região Metropolitana de São Paulo/RMSP, sob a gestão da EMTU, que estaria com os instrumentos licitatórios em avaliação para publicação.

blank

Fernando

É engenheiro por formação e entusiasta de obras de mobilidade urbana. Utiliza transporte individual na maioria das vezes mas acompanha e sabe da real e urgente necessidade de investimentos em infraestrutura e principalmente em transporte público aliadas com políticas públicas de redução da pendularidade do sistema de transportes

24 comentários

Clique aqui para deixar um comentário

  • O Governo planeja linhas da CPTM: 7 – Rubi e 8 – Diamante com partida em São Mateus e extensão até os bairros: Campineiro do Recanto dos Pássaros, na Linha 7 – Rubi e sorocabano do Ipiranga, na Linha 8 – Diamante

  • Fernando clamo a vc que atenda melhor a região de Itapecerica da Serra, Embu Guaçu, São Lourenço da Serra e Juquitiba.
    Estamos abandonados numa Régis Bittencourt travada diariamente até o acesso ao Rodoanel e ao chegar ao centro de Taboão da Serra.
    Os ônibus são latas velhas sujas, sem ar condicionado, motoristas falando ao celular enquanto dirigem.
    Socorro. Sugiro abrirem uma saída do Rodoanel Rodoanel por Itapecerica. Pontes para desafogar a cidade de Itapecerica que é apenas acesso aos moradores de Embu Guaçu.
    Atende-la, por favor.

  • Com concessões e privatizações, o governo está assinando um ATESTADO DE INCOMPETÊNCIA administrativa… Não tem capacidade, gente sem competência, cargos políticos, desvio de dinheiro para os próprios interesses, satisfação pessoal, enriquecimento… infelizmente o Brasil é uma verdadeira FARRA…

  • Espero que a linha 7 venha a ser privatizada e que investimentos sejam feitos em toda a sua extensão. Algumas estações desta linha estão em péssimo estado de conservação e não possuem acessibilidade, creio que quando os trens de carga forem deixarem de compartilhar o ramal devido a construção do ferroanel, somado a investimentos no sistema de energia, os usuários dessa linha poderão experienciar uma melhora na qualidade geral que hoje é bem ruim.

    • Aí vc acordou!!!!! Privatizar depois de modernizar toda a parte de sinalização e alimentação, e depois de comprar mais de 250 trens aí fica fácil. Pq não privatizaram antes? Agora vão pegar as coisas funcionando e aí colocam uma escada rolante aqui e outra ali e a população bete palmas…. Depois de 20 ou 30 anos veremos o que irá voltar para o Estado e se prepare pois a população que irá pagar a conta….. Usam muito como exemplo as concessões de rodovias, porém um sistema de trens e metrô é muito mais custoso e o lucro vai ter que ser obtido e não interessa como…… Na hora que não der mais simples assim devolve para o governo……

      • Se concessão fosse solução, os ônibus seriam de primeiro mundo. O que vai acontecer é que as empresas privadas vão cortar pessoal, reduzir salário e investir o mínimo possível nas estações e trens para obter lucratividade, ainda mais que não terá concorrência. O atendimento irá piorar ainda mais com salários e condições de trabalho ainda mais precárias do que já estão.

        • Se o atendimento é mal avaliado a concessionária é penalizada com glosa no faturamento. É interesse deles manter o atendimento em nível elevado. Tanto que o índice de satisfação é por volta de 80% a 90%. O problema da concessão dos ônibus é a falta do atrelamento da pesquisa de satisfação com pagamento mensal. Na nova licitação isso irá mudar.

  • Uma boa notícia, mas o bom será quando o Doria falar menos e sair do papel. Com exceção da linha 9 Esmeralda, as linhas da CPTM são um sinônimo de abandono e descaso. O trem intercidades só por Deus mesmo uma vez que o governo do PSDB só fracassou em concessão de trilhos quando se trata de construção de novas linhas, as linhas 6 laranja e 18 bronze não deixam mentir. A CPTM precisa urgentemente avançar e se modernizar, e a privatização é o melhor modo para isso; no entanto, a administração Doria precisa ter respeito e solucionar os problemas das linhas 6 Laranja, 18 Bronze e 2 Verde, além de tomar vergonha e finalizar a linha 15 Prata até São Mateus e iniciar as obras da estação Jardim Colonial.
    Que seja bem vindo os consórcios que operarão as linhas 7, 8 e 9 da CPTM para promover a qualidade do serviço e a modernização das linhas, contudo espero que não haja esquecimentos quanto as linhas do metrô citada anteriormente.

    • Quando vc diz que “as linhas da CPTM são um sinônimo de abandono e descaso” fico me perguntando o que as pessoas esperam do serviço de transporte. É claro que precisa de melhorias, principalmente na questão da acessibilidade (um direito universal), mas no geral, considerando toda a CPTM (7 linhas, 94 estações e não sei quantas mil viagens por dia) acho um sistema eficaz, até porque se não fosse não transportaria quase 3 milhões de pessoas todos os dias.
      Tenho a impressão de que o povo quer que as estações sejam parecidas com shoppings, um lugar agradável e bonito; acho que não precisa, é transporte, as estações e todo o sistema têm que funcionar, e ponto!
      E acho que privatizar só é garantia de lucro para o privado e não necessariamente de melhorias no serviço. O Dória deveria se preocupar mais em melhorar os serviços básicos (saúde, educação, transporte e segurança) ao invés de sair por aí concedendo tudo o que puder, pra mim isso mostra que ele é um péssimo governador e um excelente homem de negócios.

      • Meu Deus, como pode um ser humano votar no Dória. Ele ficou rico sem produzir nada, apenas intermediando negócios entre o público e o privado. O povo pagou com seu dinheiro ( impostos) a compra de centenas de trens novos para a CPTM e, agora ele vai entregar tudo para iniciativa privada lucrar.

    • E verdade e necessario a modernizacao dessas linhas de trem que tao jogadas no meio do tempo, como as plataformas com falta de cuidado e quando chove molhar mas dentro do que fora como os usuarios sofrem dia a dia quem precisa dos trem para ir e vir ao trabalho, tem muitos trabalhadores que usar os trens de segunda a sabado imaginar o que esses trabalhadores passar durante esses dias durante anos surper lotacao forar os perigo da plataformas ao entrar com uma brecha de trinta centrinentos de distancia para entrar no trem cabe um pessoa

  • Melhorias nas estações da CPTM? precisa haver é espaço nas estações, acabar com o vão entre os trens e plataformas, colocar mais escadas rolantes e melhorar os acessos. nos dias de chuva ninguém consegue ficar nas plataformas ai o governo pergunta por quê as pessoas não usam mais os trens.

  • Tem que fazer o edital das Marginais de forma impecável para trazer melhorias de infra-estrutura já que tendem a cobrar o temido pedágio urbano. Entregar por entregar pode ser um fisco.

  • Deixo um recado ao pessoal da segurança da CPTM, estão vendendo papel para consumo de droga, meu deus vamos fiscalizar, está virando baderna, casa sem lei, CPTM, vamos trabalhar!!!

    • Realmente alguma coisa tem que ser feita as linhas da cptm tem que ser modernizadar com inflaestrutura de primeira, ainda toda ela funcionar como mil novecientos e bolinha ta na orar de privatizar. Para ajudar a populacao que estao. Mas longe da capital e tambem para aquelad que querem ir para forar da capital

error: Alert: É proibida a cópia de conteúdo