Linha 2 Linha 4 Metrô

Metrô removerá parte das esteiras da integração da Linha 4

Esteiras na integração Paulista-Consolação (Divulgação/ ThyssenKrupp)

Com a operação integral da Linha 5 Lilás ligando Capão Redondo até Chácara Klabin, o volume de passageiros na estação Paulista, que faz a integração da Linha 4 Amarela com a Linha 2 Verde diminuiu em 5%.

Apesar dessa diminuição esperada, o Metrô está realizando o processo licitatório para a contratação do projeto executivo do novo túnel de integração das Estações Paulista e Consolação. Vejam artigo do nosso colega MetrôCPTM.

No dia 19 de outubro de 2018, foi realizada sessão pública para o recebimento de propostas dos membros da lista curta.

Nesses tipos de licitações, são escolhidas empresas cadastradas pelo Metrô para compor a lista curta de no mínimo três e no máximo seis (empresas ou consórcios) do ramo, aos quais são enviados convites para apresentarem suas propostas técnicas. Normalmente são convidadas as empresas muito bem-conceituadas no mercado e o fator fundamental da avaliação é a qualidade dos serviços prestados.

Após a análise das propostas técnicas, será realiza abertura das propostas comerciais. Participaram da sessão as seguintes empresas:

Esteiras da integração

Para diminuir riscos de acidentes, o Metrô deve retirar logo mais parte das esteiras da área de transferência entre as Estações Consolação e Paulista de acordo com informações que recebemos. A ideia é manter as esteiras de subida e remover as esteiras de descida. Assim sobra algum espaço extra e área para organizar o fluxo de passageiros. As esteiras removidas ficarão guardadas.

Simulações demonstraram que elas não estão aumentando a capacidade da transferência.

As esteiras, chamadas de iWalk, foram instaladas em 2010 pela ThyssenKrupp Elevadores.

Fernando Galfo

É engenheiro por formação e entusiasta de obras de mobilidade urbana. Utiliza transporte individual na maioria das vezes mas acompanha e sabe da real e urgente necessidade de investimentos em infraestrutura e principalmente em transporte público aliadas com políticas públicas de redução da pendularidade do sistema de transportes

6 comentários

Clique aqui para deixar um comentário

  • Eu discordo em retirar todas as esteiras de descida, como ficarão as pessoas que possuem mobilidade reduzida? A construção deste túnel devia ter sido bem pensada pela empresa de engenharia responsável logo no início da licitação!

  • Deveria ter um outro metrô ligando essas duas estações…as vezes penso em ir de metrô de Pinheiros a Paulista…mas, essa ligação desanima…vou de ônibus, direto…

  • A Estação Consolação está subdimensionada,mesmo com a redução do fluxo de pessoas a escada rolante da saída linha 4 para a Paulista é um grande gargalo.Aquilo é um perigo ! Incrível que no projeto original não tivesse sido previstas e construídas mais saídas,por ser uma estação de interligação que atende uma população vinda dos trens da CPTM . Eta engenharia brasileira !!

  • As esteiras de subida vivem desligadas, não sei se é defeito ou não. São duas estreias com dois trechos, totalizando 4 esteiras mas muitas vezes 1 ou 2 férias desligadas. Até parece economia de energia

  • o certo mesmo com as estações da linha 5 lilás funcionado em horário integral não precisa mexer nas esteiras ou seja tirar as esterias deixa do jeito que esta mesmo tento pouco gente e outra os destraidos que prestem atenção na hora de andar já que reclamam da esteira isso então tinha que ter sido pensado bem antes dessa estação ter sido construída agora que já tem um bom tempo que funciona deixa como esta

  • Esteiras rolantes pra que? Quase nunca funcionam (deveria ser parantes) e só ocupam espaço, sem elas, os corredores seriam mais amplos.
    Por que só na transferência da Paulista pra Consolação que tem?
    Na Luz e Santa Cruz que também são longas não tem e os usuários seguem o curso normalmente, não faz falta nenhuma.

Follow on Feedly
error: Hum, não vale copiar né??