Conforme adiantado pelo Ferroviando, o Metrô retirá as esteiras da integração das Linhas Verde e da Linha 4 Amarela. De acordo com o Metrô a retirada de 4 das 6 esteiras terá uma redução de 30% no tempo de transferência. As esteiras de subida não serão removidas. A plano é removê-las no feriado de 15 de novembro.
Simulações computacionais demonstraram que elas não estão aumentando a capacidade da transferência. Com o espaço extra será possível organizar melhor o fluxo de passageiros. As esteiras, chamadas de iWalk, foram instaladas em 2010 pela ThyssenKrupp Elevadores.
As esteiras serão instaladas no também longo corredor da Estação Clínicas, de aproximadamente 200 metros. A estação que dá acesso ao Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP e que é utilizado por muitos pacientes – e funcionários – para chegar ao maior complexo hospitalar da América Latina. Muitos deles com mobilidade reduzida e idosos. De acordo com a instituição mais de 50% dos pacientes ativos possuem 55 anos ou mais.
Decisão acertada do novo local!
Confira fotos do túnel:
Com informações do Bom Dia São Paulo da Rede Globo
Dessa vez o metrô acertou em levar a esteira para lá, porque muitos pacientes com mobilidade reduzida necessitam andar por esse corredor a esteira irá ajudar muito.
Engº FernandoG, nós, usuários das linhas verde (governo) e amarela (privatizada) sofremos todos os dias com o acesso criminoso e mal projetado às linhas 02 e 04.
É um túnel “armadilha” em forma de labirinto onde multidões são literalmente jogadas umas contras as outras, com um serpenteamento insano e surrealista!
Naquele túnel dos horrores, não tem saída alguma de emergência e se ocorrer algum sinistro, a tragédia já está anunciada!
Nesse contexto macabro, as esteiras vem AUXILIAR a movimentação dessa gigantesca massa tanto na subida quanto na descida. A sua retirada irresponsável pelo Metrô, mostra claramente que enquanto os responsáveis da tal mobilidade ficarem analisando resultados nos computadores, em salas fechadas e climatizadas com cafézinho, etc e decidindo ao bel prazer, continuaremos sofrendo nas mãos desses administradores irresponsáveis.
Em 2013 foi recomendado pelo ministério público que as esteiras fossem retiradas logo após a ocorrência de um acidente, ocorrido em 2011. Metrô apenas está acatando a recomendação agora que a Linha 5 foi inaugurada e reduziu o fluxo na integração.