CPTM Linha 15 Linha 6 Linha 8 Linha 9 Metrô

Concessões serão priorizadas de acordo com recursos orçamentários

Ferrovia (EPL)

Em coletiva hoje no Palácio dos Bandeirantes, o Governador João Doria anunciou a concessão da operação para a iniciativa privada de sete presídios, sendo que destes quatro estão em construção e três ainda em planejamento

O Ferroviando então perguntou sobre a concessão ainda em 2019 das Linhas 8 Diamante e 9 Esmeralda da CPTM utilizando os estudos da gestão anterior:

Doria: “esse é um tema que temos discutido em nossas reuniões. O nosso Secretário de Governo e Vice-Governador Rodrigo Garcia, irá responder.”

Rodrigo Garcia: hoje o Secretário Baldy fez a exposição completa dos desafios da CPTM de maneira geral e principalmente as linhas da Zona Leste, que são as que mais transportam passageiros na cidade de São Paulo, ao lado da Linha 2 do Metrô. Existe uma grande complexabilidade dos sistemas de energização das linhas para que possa se aumentar o volume de trens. O Secretário tem uma estratégia para que até o final do ano a gente possa diminuir os intervalos e não ter mais a baldeação em Guaianazes no sentido Mogi das Cruzes. Ele vai detalhar isso até o mês de fevereiro, prazo que o governador João Doria deu a ele para que possa divulgar qual é o caminho que ele vai utilizar ainda na administração pública para que o mais rapidamente possível a população possa ser atendida. Em paralelo ele também vai apresentar ao Governador as propostas de PPP – parcerias público privadas – nas limitações do estado em relação aos recursos da nossa receita corrente líquida destinadas as PPPs. Lembrando que nós temos um conjunto de parcerias propostas que serão definidas pelo Governador no próximo mês para que elas ocupem esse espaço orçamentário que nós temos. Não é tudo que se pode conceder, então o governador vai priorizar aquilo que é necessário em relação a concessão

Sobre a ciclofaixa entrar no pacote ele comentou:

quando se faz uma concessão de linha é logico que a faixa de domínio vai junto e aquilo que possível de se melhorar para os não usuários da linha, e você citou a ciclofaixa, será incluído

Conclusão

Apesar do plano de desestatização do Governador, existe a real limitação orçamentária para realização de PPP. As concessões de linhas de transporte sobre trilhos, concorrem também com outras concessões como a dos presídios. E conforme falado hoje na coletiva o plano de desestatização será ao longo de 4 anos.

Acredito que esse ano somente saia a concessão das Linhas 8 Diamante e 9 Esmeralda que já possuem estudo pronto desde a gestão anterior. Não creio que a CPTM como um todo será concedida. Talvez mantenham a proposta de conceder as linhas em pares.

Nisso tudo, ainda tem a questão de uma possível nova concessão da Linha 6 Laranja. O decreto de caducidade ainda não foi revogado.

E em março teremos a concessão da Linha 15 Prata.

Vamos aguardar os próximos capítulos.

 

Fernando Galfo

É engenheiro por formação e entusiasta de obras de mobilidade urbana. Utiliza transporte individual na maioria das vezes mas acompanha e sabe da real e urgente necessidade de investimentos em infraestrutura e principalmente em transporte público aliadas com políticas públicas de redução da pendularidade do sistema de transportes

4 comentários

Clique aqui para deixar um comentário

  • Acredito que o secretário se referia à Linha 3 – Vermelha do Metrô, já que a Linha 2 é a segunda menos utilizada do sistema metroferroviário, depois da Linha 12 – Safira, da CPTM, que atende à Zona Leste. Bom ver que conhecem bem o serviço que estão concedendo….

  • Boa noite Fernando!

    Será que teria como checar mais informações da linha 2 verde para passar pra todos que acompanham seu site? Digo isso, pois no dia 16/01/19, no jornal da Gazeta, que está inclusive disponível no Youtube, eles fizeram uma matéria dizendo que o metrô retomou naquele dia, as demolições das desapropriações na região da futura estação Penha de França. Achei estranho, mas empolgante. Será que agora vai? Parece que não tem orçamento ainda para a construção da linha 2 verde. Se vc puder nos trazer novidades a respeito. Grato!

Follow on Feedly
error: Hum, não vale copiar né??