CPTM Ferroanel

STM cobra manifestação do Governo Federal sobre Trem Intercidades

Reunião Ferroanel e Trem Intercidades TIC (Edsom Leite - Ascom)
Reunião Ferroanel e Trem Intercidades (Edsom Leite - Ascom)

No início do ano, em 10 de janeiro, foi amplamente divulgada as rápidas tratativas entre o Governo Federal e o Estado de São Paulo para obter recursos para a construção do Ferroanel Norte e de duas linhas dos Trens Intercidades (TIC), um na região Metropolitana de Campinas e o outro no Vale do Paraíba.

Após essa reunião entre o Ministro da Infraestrutura, Tarcísio Gomes de Freitas e o Ministro da Economia Paulo Guedes, o Governador João Dória ressaltou o “sentimento de harmonia e integração absoluta” entre Governo Federal e Governo Estadual.

Cinco dias depois, em 15 de janeiro, o Secretário dos Transportes Metropolitanos, Alexandre Baldy recebeu membros do Banco Mundial que apresentaram alternativas financeiras para viabilizar o TIC.

Conforme publicamosna época, a nota de imprensa no dia falava: “Nos próximos dias, Baldy deve receber o secretário-executivo do Ministério da Infraestrutura, Marcelo Sampaio Cunha Filho, e técnicos da pasta para alinhar detalhes da parceria entre os governos estadual e federal.  Segundo o secretário, o intuito é estabelecer até 10 de fevereiro um cronograma de ações

Hoje, 21 de março, questionamos a STM sobre a não divulgação do cronograma conforme prometido e recebemos a seguinte nota:

“A Secretaria de Transportes Metropolitanos (STM) aguarda manifestação do Governo Federal para estabelecer cronograma do Trem Intercidades (TIC). A pasta depende do Ministério da Infraestrutura e da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) para apresentação dos prazos de execução deste projeto prioritário para o Estado. Temos alertado semanalmente o Ministério sobre a importância de termos um cronograma estabelecido. Os detalhes de modelagem e implementação do TIC vêm sendo discutidos pela equipe técnica da STM e da CPTM junto ao Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID).”

Trem Intercidades

A ideia do Governo é conceder a Linha 7 Rubi da CPTM juntamente com o TIC e lançar ainda neste ano o edital do chamamento público.

De acordo com o Ministro, ” O trem intercidades também será uma licitação privada onde vai haver compartilhamento das linhas que já existentes”

Conclusão

Se a cobrança semanal não está funcionando, e após 5 semanas da última reunião, a questão deve ser “escalada”, como é dito corporativamente.

Será que o Governador João Dória não poderia convocar uma reunião entre todos envolvidos? Afinal o maior interessado no TIC é o Estado de São Paulo.

Avatar

Fernando Galfo

É engenheiro por formação e entusiasta de obras de mobilidade urbana. Utiliza transporte individual na maioria das vezes mas acompanha e sabe da real e urgente necessidade de investimentos em infraestrutura e principalmente em transporte público aliadas com políticas públicas de redução da pendularidade do sistema de transportes

6 comentários

Clique aqui para deixar um comentário

    • Nos participamos nas coletivas no Palácio após a reunião de Secretariado. Nem sempre a pauta é sobre transportes. A assessoria dele já está ciente desse artigo.

  • O PSDB ser rápido e proativo em projetos de infraestrutura? Quando se quer, se faz. Por exemplo, o governo federal foi rápido e bem na primeira concessão de aeroportos e já iniciou o planejamento para a segunda fase de concessões. Já o PSDB teve 24 anos e nada se fez. A concessão da linha 6 laranja foi um verdadeiro fracasso; a linha 18 bronze continua na utopia. Dá para confiar em pessoas incompetentes e sem a menor noção de planejamento? O Doria já deixou inúmeras marcas de incompetência na prefeitura de SP e deixará muito mais na gestão do estado de SP.

  • Tanto o transporte de cargas quanto o de passageiros são maneiras de levarmos mais desenvolvimento ao nosso país. Barateando o custo das cargas.
    Seria possível abrir a iniciativa privada a construção de ferrovias sem passar pela concessao?
    Assim como foi a norte americana,?

  • Foram décadas sucateando o que existia entre o interior e são Paulo… mais décadas prometendo reconectar… e erramos mantendo o mesmo partido e congressistas no poder. Rezo para queimar minha língua, mas acredito que em 2030, ainda estaremos discutindo a concessão VCP/Sorocaba/São Paulo/ triste brasil

Follow on Feedly
error: Hum, não vale copiar né??