CPTM Linha 7

CPTM posterga para final do ano a entrega de 5 novos trens

Novos trens Linha 7 Rubi (CPTM)
Entrega dos novos trens em março de 2019 (CPTM)

Em evento hoje na Estação Luz, a CPTM entregou mais dois novos trens para a Linha 7 Rubi. São trens da Série 9500 fabricadas pelo Consórcio Hyundai Rotem.

Mas um detalhe chamou nossa atenção no release de imprensa: “A CPTM está readequando a frota de acordo com a necessidade operacional, de forma a padronizar as linhas. Desde 2007, já entraram em operação 165 novos trens em todas as linhas da Companhia. As outras cinco composições do lote de 65 devem ser entregues até o fim deste ano

Na gestão anterior a promessa era entregar todos trens até dezembro de 2018.

Já em dezembro de 2018, o então Secretário dos Transportes Metropolitanos, Clodoaldo Pelissioni disse em entrevistaexclusiva ao Ferroviando que “Deve concluir os 65 entre março e abril de 2019“.

Hoje, novamente o prazo é prorrogado. Mas há um porém. O site MetrôCPTM noticiou que o “Último trem da série 9500 da CPTM é finalizado pela Hyundai Rotem

Será que novamente temos um “gargalo na estrutura de testes obrigatórios dos novos trens antes de entrarem em circulação” conforme foi apurado pela reportagem de 2017 do Fabrício Lobel da Folha?

Onde estava esse gargalo, se for esse o caso, quando 6 novos trens foram entregues entre novembro de dezembro de 2018? E mais 2 agora em março?

Avatar

Fernando Galfo

É engenheiro por formação e entusiasta de obras de mobilidade urbana. Utiliza transporte individual na maioria das vezes mas acompanha e sabe da real e urgente necessidade de investimentos em infraestrutura e principalmente em transporte público aliadas com políticas públicas de redução da pendularidade do sistema de transportes

2 comentários

Clique aqui para deixar um comentário

  • Simples. Apesar dos Hyundai que estão finalizados, o último trem série 8500 ainda encontra-se na fábrica, este será o trem com mais pendências a serem resolvidas na fase de testes.

    • Não entendi. Em 2 meses foram entregues 6 trens. Por mais que Presidente Altino cabem 4 trens, não faz sentido postergar em MESES, a entrega dos 5 último.

Follow on Feedly
error: Hum, não vale copiar né??