CPTM Linha 13 Linha 7

CAF Brasil deverá entregar o último trem em abril a CPTM

Série 8500 da CAF Brasil (CPTM)
Série 8500 da CAF Brasil (CPTM)

Após nosso artigo de ontem sobre o atraso na entrega dos trens da CPTM, foi cogitado que o atraso dos últimos 5 trens da Hyundai-Rotem estaria relacionado com o contingenciamento do Governo do Estado de São Paulo.

Explico: após a licitação de compra de trens, paga-se no projeto do trem uma parte do contrato. Depois tem o Termo de Liberação da Indústria (TLI), que é quando retira-se o trem da indústria. O trem então é testado e ganha o Termo de Recebimento Provisório (TRP). Depois disso são feitos testes com pesos – geralmente sacos de areia. No final, termina-se de pagar o trem quando estiver aprovado.

Decidimos perguntar à CPTM se era esse o caso, afinal em nosso artigo de ontem nós não a consultamos (ops!).

Confira a resposta da CPTM sobre a mudança no cronograma de entrega dos trens:

“A CPTM esclarece que a revisão do cronograma de entrega dos últimos trens do lote de 65 unidades não tem relação com questões orçamentárias. As datas foram remanejadas de acordo com novo prazo das fabricantes, que já foram multadas pelo atraso. A Hyundai-Rotem entregou o ultimo trem à CPTM no final de fevereiro, lembrando que os testes duram cerca de três meses. E a CAF Brasil deverá entregar o último trem em abril.”

Atualmente os testes são feitos no pátio de Presidente Altino que tem capacidade para testar 4 trens. Atualmente esse trem da CAF está aguardando a entrega pois não há vaga no pátio.

Conclusão

Não vamos esquecer também que teremos os trens da Série 2500 para Linha 13 Jade, com bagageiro, que estão sendo fabricados na China

A previsão é eles chegarem no início do segundo semestre e também precisarão ser testados.

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Fernando

É engenheiro por formação e entusiasta de obras de mobilidade urbana. Utiliza transporte individual na maioria das vezes mas acompanha e sabe da real e urgente necessidade de investimentos em infraestrutura e principalmente em transporte público aliadas com políticas públicas de redução da pendularidade do sistema de transportes

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