Linha 5 Metrô

Metrô assina aditivo que pode adiar fim das obras da Linha 5 Lilás

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Conforme publicado no site de licitações do Metrô, foi assinado dia 31 de julho de 2018, o aditivo nº 3 do contrato de execução de obras civis da Linha 5 Lilás no trecho entre o poço de ventilação Bandeirantes e o Dionísio da Costa. No trecho estão inclusas as 4 estações que haviam sido prometidas para agosto, dentre elas a Estação Santa Cruz e a Estação Chácara Klabin.

O interessante na história é que o aditivo foi publicado no Diário Oficial (D.O) sem menção a Linha 5, apenas com o número do processo. Em todas as publicações que acompanho é sempre mencionado “Linha 5 Lilás”. Talvez esqueceram?

Aditivo da Linha 5

Enfim, de acordo com o documento, o valor do contrato das obras do lote 7 da Linha 5 foi majorado em R$ 2,8 milhões na data base de 01/01/2017 para realização de:

  • 6 meses de controle tecnológico e comunicação social com vizinhança
  • 1.000 metros quadrados de contrapiso com argamassa industrializada
  • 1.500 quilômetros de eletrodutos
  • 79 caixas de passagem em alvenaria
  • 769 metros quadrados de impermeabilização
  • Trabalhos nos dutos de exaustão/insuflação da Estação Santa Cruz e Chácara Klabin
  • Sistema de Proteção de descargas atmosféricas (SPDA) de 4 VSEs
  • Estrutura metálica do bicicletário da Estação Chácara Klabin
  • Estrutura metálica para cobertura da Estação Santa Cruz
  • Mureta para apoio do guarda-corpo na escada do Arquidiocesano

Vejam a parte do documento com a listagem:

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Fonte: Metrô
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Fonte: Metrô

Motivo

Contatamos a assessoria de imprensa do Metrô na segunda-feira (6), questionando qual o impacto desse aditivo na promessa de agosto para a inauguração das estações AACD-Servidor, Hospital São Paulo e Santa Cruz e Chácara Klabin da Linha 5 Lilás, afinal pelo detalhamento do aditivo há serviços com duração de 6 meses sendo eles “Controle tecnológico” e “Comunicação social e interferências na vizinhança”.

Vocês podem se perguntar se não é referente a Estação Campo Belo. Mas não é, a estação não está incluída no Lote 7.

Um detalhe importante: inaugurações de estações quase sempre podem ser feitas antes do término contratual da obra afinal tem toda a desmobilização do canteiro de obras, ou seja, não necessariamente terá todo esse atraso.

Até hoje (8) não recebemos resposta oficial. Assim que o Metrô responder atualizaremos o artigo.

Atualização 09/08: O Metrô respondeu: “Os serviços inclusos no aditivo nº 3 do contrato do Lote 7 da Linha 5-Lilás, já estão em execução e não impactarão no prazo de abertura das estações Santa Cruz e Chácara Klabin.

Conclusão

E de pensar que eu havia chutado (erradamente) que as inaugurações seriam hoje….

Mais uma vez temos nossas expectativas transformadas em frustrações e os fãs do Metrô e do setor metroferroviário (eu incluso) que em muitas vezes defendem a empresa em algumas ocasiões, mas que dessa vez não tenho alternativa a não ser lamentar.

Outro detalhe interessante é que no início da semana o Metrô confirmou ao Gazeta de Santo Amaro as inaugurações para agosto. Ou seja, esse aditivo não terá impacto nenhum ??

Enfim, vamos aguardar.

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Fernando

É engenheiro por formação e entusiasta de obras de mobilidade urbana. Utiliza transporte individual na maioria das vezes mas acompanha e sabe da real e urgente necessidade de investimentos em infraestrutura e principalmente em transporte público aliadas com políticas públicas de redução da pendularidade do sistema de transportes

20 comentários

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  • Fernando é realmente tudo muito estranho e meio obscuro esse aditivo / prazo de 06 meses. É frustrante saber que existem grandes chances de não ter inauguração neste mês de agosto. Era melhor se dissessem que seria inaugurado em dezembro deste ano ou janeiro do ano que vêm, mas sem essa palhaçada de a todo momento adiar o que eles mesmos prometem.

          • Não dê atenção. Você traz informações importantes para quem acompanha o desenvolvimento das linhas de metrô e esse infeliz vem fazer piada irônica e sem embasamento, haja vista que não há coloração partidária nos seus textos. Haja paciência! Parabéns pelo site.

    • Boa noite pessoal esse linha do metrô é uma palhaçada a empresa que assumiu já ta tendo problema com atrasos . é já deveria te Cido entregue em 2014 eu dependo de metrô pra trabalhar e. Tá nessa pelhacada e uma vergonha mas é o Brasil ?

  • Creio q nao influencia a data de inauguracao, mas eu tenho certeza q nao inaugura em Agosto. Lamentavel foi a concessao para a viamobilidade estou evitando ate usa la pq a operacao esta pessima,50 min de Vila das Belezas ate Eucaliptos. Lamentavel. Acho q essa operadora deveria se chamar Imobilidade.

    • Questão grave. Um absurdo. O fato de concessão para a iniciativa privada não quer dizer que vai melhorar o serviço necessariamente. Pode até piorar se não houver fiscalização do poder público. Mas como esperar isso, se faz-se a concessão às pressas, possivelmente, para atender interesses privados escusos e também de políticos, desesperados por recursos em ano de campanha eleitoral? Tomara que não seja isso, mas fica difícil crer que não é, dado o histórico das últimas duas décadas. E maus exemplos não faltam: privatização da telefonia feita às pressas em 1998, concessão da supervia no Rio, privatização da Eletrobras este ano, concessões rodoviárias feitas nos governos Dilma e Lula em que só melhoraram as vias perto dos pedágios, concessões feitas em rodovias paulistas no governo Covas/Alkimin em que pegaram as rodovias duplicadas e fizeram apenas melhorias paliativas, cobrando um pedágio altíssimo e etc…

  • Fernando, boa noite. Como você deve saber, controle tecnológico não é obra, e sim serviços de inspeção de concreto, laudos estruturais e afins. Nenhum item da lista justificaria mais seis meses de obra, a não ser a pilantragem e canalhice que impera em obras públicas. Enfim, tomara que não sirva de desculpa para adiar mais um pouco a inauguração dessa via tão importante para a zona sul.

    • Sim, pelo que li a respeito são estudos de laboratório e etc. Mas o que me deixou com preocupação foi a questão de comunicação com a vizinhança. Porque teria isso se não tem obra? Obrigado pelo contato!

  • A novela da Linha 5 ainda promete muito mais capítulos que vão se estender bem depois da entrega do trecho. Não pode ser coincidência que as falhas aumentaram tanto desde as inaugurações às pressas pro show da campanha do Alckmin. Mas fazer o quê, né? O show precisa continuar. E o Metrô assiste parado.

  • E uma pena a estação Moema desde de abril em teste tem dia que é melhor ir de ônibus , chegar mais rápido a estação santa cruz só para outubro.

  • Numa análise rápida das obras e do edital todas as estações após Campo Belo já estão prontas exceto Santa Cruz. Essa tem serviços pendentes para no mínimo 3 semanas na área visível da rua, internamente, pelo edital… Bem, a data mais provável seria fim de Setembro ou começo de Outubro. Outro problema são os referidos poços, como visto no edital, ainda há serviços nos sistemas de ventilação e distribuição eletrica. Vamos ver o que vai acontecer.

    • Sim, em conversa com os moradores de Klabin o gerente de obras disse que o VSE termina em 14/setembro. E só tem análise do AVCB dos bombeiros depois disso certo? Portanto só setembto/outubro mesmo

  • Hoje simplesmente a linha não estava operando devidamente, parou de funcionar, e no site informava operação normal, sendo que foi um caos mais uma vez essa semana tentar chegar ao trabalho. Parece que os usuários dessa linha não existem, falta de informação, descaso total com a população, que vai trabalhar e tem que se deparar com essa situação.

  • Esse governo não possui nenhum tipo de transparência quando passa esses tipos de previsão.
    Não deveria passar realmente o dia, o mês, o ano e que década que vai inaugurar essa merda!
    Seria mais fácil de que iludir o povo que vota nessa quadrilha a mais de 24 anos!?

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