Tivemos acesso hoje a imagens das obras da Estação São Paulo Morumbi da Linha 4 Amarela. Nela podemos ver que a instalação dos bloqueios começou hoje e eles seguem o padrão de bloqueios de vidro.
Além disso podemos ver que o assentamento do piso dos bloqueios foi iniciado. No mezanino o assentamento já foi concluído apesar de muito sujo. Também é possível ver que recentemente foi feita a instalação da tubulação de exaustão. Além disso toda estrutura dos guarda-corpos da estação já foi instalada, só faltam os vidros.
Outra novidade é que essa semana serão instaladas as escadas rolantes. Acredito que serão instaladas mais rapidamente que as da Estação Santa Cruz da Linha 5 Lilás. Ok ok, nem se compara a quantidade de escadas entre as estações.
O grande gargalo hoje é o Terminal de ônibus, que terá uma cobertura de 1.500 metros quadrados de vidros conforme imagem abaixo. Além da própria estrutura metálica – ambos demandarão um bom tempo para ser montados/instalados. Além disso o terminal de ônibus ainda está sendo aterrado para posteriormente começar o asfaltamento.
Recentemente também o tráfego da Avenida Francisco Morato foi desviado por 120 dias para a construção do túnel Norte-Sul, ou seja, o túnel de ligação entre os acessos da estação. O motivo do metro para a interdição foi “realização de desmonte de rochas sob a Avenida Francisco Morato”
Prazos
Oficialmente o prazo de conclusão da Estação São Paulo Morumbi é setembro de 2018 mas pelo que o blog apurou não será possível terminar a obra mês que vem por causa do terminal de ônibus. Também acredito que não seja possível inaugurar somente a Estação.
Só eu acho que esse teto de vidro é totalmente desnecessário em todos os aspectos?
– Funcional: em dias de calor, vai esquentar sem sombra;
– Financeiro: custa caro;
– Arquitetônico: é só um teto, só será visto de locais mais altos que o mesmo.
Creio que que se quisessem aproveitar a luz natural, poderiam fazer algo próximo do Terminal Pinheiros, intercalando placas de vidro (ou outro material que desconheço) com outro material não transparente. E se quisessem deixar “bonito” – porque está num bairro nobre – era só usar a criatividade com os materiais que têm à disposição. Porque no final das contas, criatividade e beleza não só pode existir com materiais nobres, muito pelo contrário.
Falou tudo
Verdade! Como se diz no popular: “É muita galinha pra pouco ovo”
Sempre fui contra esse teto e a essas obras faraônicas. Enquanto na Inglaterra (1o. mundo), no metrô de Londres, apenas uma escada na calçada, nada mais.
Mas aqui a assessbilidade é obrigatória. Apenas uma escada não pode.
Capaz de sair a Estação Morumbi antes das estações santa cruz,hospital… e quando sair,como de normal,linha lilás perde-se mais tempo parado no vagão do que toda a viagem,vergonha via mobilidade,vergonha….
Mano, os caras acabaram de pegar a linha, dá um tempo para que tudo seja resolvido corretamente.
É só reclamação.
acabaram de pegar vírgula, eles já estão fazendo operação para o “treinamento”, saber corrigir falhas do sistema etc HÁ MAIS DE UM MES, é incompetência mesmo, na hora do vamos ver,estão pipocando. Sim, só reclamação porque não tem elogio.
Acabaram de pegar? já estão mais de um mês acompanhando a operação, chegou na hora do vamo ver,pipocaram. Todo mundo saindo correndo da estação pra não chegar no atrasado,se liga. Ta criticando a reclamação? vou fingir que nem li para não falar com você como se tivesse falando com a bosta do governo,abs.
A concessão pode ser importante para melhorar o serviço, mas precisa ter a fiscalização forte do estado para funcionar direito. No caso da linha 5, são exigidos R$ 3bi em melhorias para 20 anos de serviço. Tomara que cumpram ou vai prevalecer o favorecimento, o jeitinho, etc…? Só o tempo dirá.
No entanto, esse tipo de concessão em que o concessionário pega a linha pronta sem nenhum compromisso de expansão não resolve o problema da mobilidade, em que a grande causa é a pequena cobertura do metrô, o que acaba sobrecarregando o sistema de ônibus, com os mesmos fazendo trajetos irracionais, ao invés de complementar ao trem e ao metrô. Podemos e devemos ter concessões, mas com a injeção de capital privado próprio, provavelmente em parceira com o estado para que se construa mais num prazo mais curto. Se não, vamos levar mais de 100 anos para ter uma rede decente de metrô. Mas se não tiver um forte investimento estatal também o privado não entra.Essa é a realidade aqui em outros lugares do mundo, pois o metrô é uma obra cara, que não se paga com a tarifa também ,com o privado construindo sozinho.Além da participação estatal, tem que ter subsídio também quando começa a funcionar. Isso é aquele tipo de serviço em que o retorno social é maior que o privado. Daí, a necessidade de o estado fazer reformas que reduzam gastos,como o da previdência, por exemplo. Do outro lado, precisa ter fontes mais estáveis de recursos para investimentos em metrôs, trens urbanos e trens regionais para sinalizar ao setor privado que a contrapartida do estado vai estar lá. De onde virão esses recursos é um problema político de difícil solução, pois não se pode comprometer mais ainda educação,saúde e segurança para se fazer o metrô. Só vejo uma saída, mesmo que extremamente impopular. Tributar mais os automóveis, por meio de um IPVA maior, CIDE e pedágio urbano e vincular legalmente esses recursos à expansão do metrô. Caso contrário, teremos esse crescimento medíocre da rede por muito tempo.
O atraso, como de praxe, era esperado desde a publicidade das datas da retomada da obra e as atuais etapas sendo finalizadas. Qualquer leigo consegue prever que 9/18 nada será inaugurado ou estará em funcionamento, as ruas da região continuam bloqueadas, na avenida o bloqueio foi ampliado e com direito a abalos pelas explosões contínuas. Danos nos imóveis no entorno são visíveis. A razão da crítica é que não há nenhum indício de finalização no presente ano ou do próximo, o que pelo tempo de construção é completamente inaceitável.
A publicação das fotos pelo blogueiro ajuda os moradores que aguardam a linha amarela impacientemente!
Finalmente não vejo a hora de ficar pronta vai valorizar muito o bairro o estádio do SPFC. Agora vai ficar faltando o monotrilho linha Ouro que vai terminar nessa estação.
Farão algum acesso direto para a parada de ônibus no corredor da Francisco Morato? A interdição poderia contemplar esse acesso direto, pra facilitar a vida do pedestre, dando segurança e agilizando as conexões.
O acesso será maravilha, só sair da estação e atravessar na faixa de pedestres, simples assim..
Sera q essa estação vai contribuir para o público em dias de jogos no morumbi sou de sc e estou louco pra ver essa estação pronta pra ver si reflete no publico do estadio…principalmente dias de semana
Com certeza amigo, moro aqui perto e vai ser uma maravilha, metrô em frente ao shopping e caminhada de uns 15 a 20 minutos até o estádio, muito bom, o público deve aumentar uns 30% no estádio!!
Fique de olho pois vamos divulgar mais fotos hoje
Sou usuario da linha lilas, e frequentemente encontro falha na operação, será descaso?
Sim é possivel inaugurar a estação Morumbi São Paulo e depois o terminal de onibus em frente .
O Morumbi precisa urgentemente desta estação !
Será que agora a linha 5 lilás chegará até a chácara Klabin?O que a eleição não faz abraço Fernando parabéns pelo trabalho.