Hoje a tarde foi anunciado pelo MetrôRio a possibilidade de pagamento da passagem com cartões de créditos com a tecnologia NFC (Near Field Communication). A iniciativa do MetrôRio com Visa, Banco do Brasil, Bradesco e Cielo “proporcionará mais agilidade aos clientes de qualquer emissor que possuem dispositivos por aproximação” de acordo com o anúncio.
A concessionária começou a aceitar hoje (29) a nova forma de pagamento em todas as suas 41 estações (linhas 1, 2 e 4). Importante ressaltar que não haverá mudança no custo da passagem para o usuário.
Será possível também pagar com o celular nessa primeira fase (Apple Pay e Samsung Pay). Até o final do ano a previsão é aceitar cartões de débito e pré-pagos.
“No MetrôRio, nosso objetivo é inovar para facilitar a vida de nossos clientes. Queremos oferecer conveniência e praticidade. A aceitação de pagamento por aproximação, permitindo o ingresso no sistema com o uso do cartão de crédito ou celular do próprio cliente, que é mais um passo fundamental nessa direção, pois elimina filas e torna a viagem mais rápida e simples. Acreditamos que a mobilidade urbana deve ser cada vez mais integrada e de fácil utilização. Estamos empolgados em oferecer essa inovação de forma pioneira para os cariocas e turistas que visitam a nossa cidade“, ressalta o presidente do MetrôRio, Guilherme Ramalho
Sobre a aceitação do pagamento por aproximação: “Hoje, 95% do nosso parque de maquininhas em todo o Brasil já está apto a aceitar pagamentos por aproximação, seja qual for a tecnologia”, explica Danilo Caffaro, Vice-Presidente de Produtos e Novos Negócios da Cielo.
“Os passageiros ainda poderão adquirir, em breve, cartões por aproximação na estação Central do Metrô em caixas automáticos da Saque e Pague. Os plásticos, emitidos pela BPP, serão pré-pagos, aceitos em qualquer estabelecimento Visa e podem ser recarregados.” – diz o comunicado.
Ferroviando perguntou sobre a contingência pela falta de conectividade. Foi falado que as transações serão realizadas ao final do dia. Serão “offline”.
Sobre segurança dos dados, respondendo a nossa pergunta novamente, foi dito que é 100% seguro.
São Paulo
Pedimos nota à Secretaria dos Transportes Metropolitanos sobre São Paulo não ter esse tipo de pagamento apesar de promessas passadas:
“A Secretaria de Transportes Metropolitanos (STM) estuda viabilizar um novo modelo de bilhete e também meios de pagamento sem vínculo a um único banco ou bandeira de cartão.“
Questionamos isso na coletiva, sobre somente aceitar uma bandeira, e o Presidente da VISA do Brasil, Fernando Teles, respondeu que outras bandeiras também poderão aderir ao projeto. A ideia é o projeto ser “ecumênico”.
E agora STM? Alô Secretário Alexandre Baldy! Alô Prefeito Bruno Covas!
E a concessão do Bilhete Único que era uma promessa que viabilizaria novas formas de pagamento, até agora nada. Lamentável para São Paulo.
Parabéns Rio de Janeiro! Parabéns Metrô Rio!
Metrô de São Paulo não consegue nem implantar máquina de venda automática. Gastaram anos e dinheiro e não funcionam
É, o Metrô do Rio é bemmm melhor que o de São Paulo. SQN
Não creio que isso seja uma demonstração de benefício ao usuário.
Sobretudo por uma questão muito simples: no RJ não existe integração tarifária entre metrô e trem, o que permite a utilização de mecanismos de cobrança como cartões de crédito e dispositivos NFC.
Aqui em SP, com todos os problemas da gestão, a rede metroferroviária possui a favor do contribuinte a integração entre EMTU, CPTM e Metrô. Implantar o sistema contactess como no RJ implicaria extinguir as integrações vigentes, uma vez que a solução de tecnologia oferecida não funciona como os cartões magnéticos do BU e BOM.
Isso traria, principalmente, problemas na gestão dos recursos que hoje são depositados na câmara de compensação, advindos das tarifas recolhidas em linhas estatais que integram com linhas concedidas (4, 5 e 15).
Não muda em nada o jeito atual. Pelo que explicaram eles apenas adicionam um chip nas catracas atuais. Quanto a integração, como o processamento do cartão é no final do dia (transação offline) basta aplicar o desconto no processamento usando as regras da SPTrans
O procedimento, tanto para o cartão, quanto para o operador, trariam uma série de inconveniências, ao meu ver.
Primeiro porque, para o cliente, haveria a necessidade de se aguardar o processamento do pagamento com o “estorno” da quantia debitada a mais inicialmente.
Segundo porque, para o operador estatal, dificultaria ainda mais a situação financeiras.
Isso porque, ainda hoje, ao contrário da SPTrans, o Metrô e a CPTM ainda dependem muito da venda de bilhetes (segundo a AEAMESP, 31% e 39% das passagens vendidas, respectivamente) e, ao contrário da compra de créditos eletrônicos – que vai direto pra Câmara de Compensação do SBE – o dinheiro avindo da venda de bilhetes pela SPTrans, Metrô e CPTM, vai pro caixa das empresas.
Como na Câmara de Compensação a prioridade dos repasses é dos concessionários (como parte da garantia da tarifa devida pela operação das concessões), a venda de bilhetes, mesmo em linhas integradas, acaba oferecendo uma salvaguarda financeira pros operadores estatais.
São Paulo já ficou para trás em modernidade desde que o Rio implantou os modernos VLTs em 2014 e já planeja a expansão das linhas enquanto SP pensa que BRT é moderno.
É claro que o bilhete único paulistano é muito melhor que o carioca pra quem usa todo dia por causa da integração tarifária, mas é impressionante como a maior cidade do Brasil até hoje não oferece ao turista (ou mesmo ao morador usuário ocasional de transporte público que não tem VT) uma forma simples e prática de pagar pelo transporte. Ter que sacar dinheiro, pegar fila e comprar bilhetes individuais pra cada viagem é muito atraso!!
Eu nasci e cresci em São Paulo e lembro da época em que pegava metrô com o meu avô usando os bilhetes múltiplos de 10. Mudei pro Rio e me acostumei a usar os cartões do MetrôRio e do Bilhete Único Carioca, que você pode comprar e recarregar em qualquer estação. O do metrô evoluiu bastante nos últimos anos, passando a aceitar cartão de crédito nas máquinas (débito já aceitava há bastante tempo) e na recarga online.
Depois de muitos anos, fui passar as férias em São Paulo e, na maior inocência, fiquei andando pela estação à procura de uma máquina que vendesse um cartão pré-pago pra usar o metrô… Nem pesquisei sobre isso antes porque pra mim era óbvio que existia uma forma mais moderna do que ter que comprar e guardar um monte de bilhete de papel no bolso, e ficar picotando eles a cada embarque.
Eu entendo a dificuldade de se atualizar um sistema pioneiro e que movimenta bilhões de reais como o de São Paulo, não tô nem falando que o Metrô e a CPTM devem mudar logo pro contactless ou mesmo aposentar o bilhete de papel… Eu só queria era chegar numa estação qualquer, botar 50 reais num cartão pré-pago comprado na hora e não me preocupar mais com isso durante a viagem!
Era só vc ter adquirido um Bilhete Único.
Que não é adquirido nas bilheterias do metrô.
Mas se for naqueles caixotes que recarrega o bilhete único. Poderia ter comprado.
sei que a Imply, que presta serviço pro BOM, está fazendo um piloto de pagamento com celular em parceria com um banco. tinham também um piloto de QR Code em Santo André
Olha parabéns ao Rio por essa novidade, mas não devemos esquecer que a política empregada no transporte público do Rio e totalmente diferenciada da de São Paulo. Mas isso está longe de ser o problema aqui temos inúmeras empresas que tem interesses totalmente diferentes e que dificultam e muito nessas inovações tecnológicas. O que nem deveria acontecer. E em questão a tudo isso temos um Bilhete que atende bem a cidade de São Paulo e o que falta é um Bilhete que funcione pra região metropolitana. No Rio é assim tbm? Pagar com cartão na catraca ora isso não era pra ser novidade temos cidades em que na catraca dos coletivos já se faz isso. Porém até onde é benéfico isso aí transporte? Lembre se que quando se trata de governo o menos gasto populacional é lucro. Essas empresas cobrariam uma mensalidade que óbvio que a STM não quer arcar. Ao meu ver temos que pensar num único bilhete ora região metropolitana e que não conseguir ver a mais pela troca de modal em seu trajeto. E isso parece que está longe de acontecer. Pagar com cartão tranquilo é uma ótima idéia. Mas acredito que temos que pensar na integração metropolitana que foi prometida a anos atrás e que até hoje não saiu se quer do papel.