Em março de 2019, a CPTM divulgou no Diário Oficial o chamamento para elaboração de projeto executivo e construção da Estação João dias.
De acordo com a CPTM, “a Tegra Incorporadora propôs doar os direitos sobre um terreno anexo à estação para implantação dos acessos ao local e arcará com os custos da construção estimados em R$ 60 milhões. A incorporadora tem interesse no investimento porque a estação de trens facilitará o acesso às duas torres corporativas que possui próximas ao local”.
No anuncio foi explicado que a Tegra já elaborou o projeto executivo da nova estação em cooperação com a CPTM. A estação contará com uma entrada dentro do empreendimento da incorporadora e uma entrada principal na pista local da Marginal Pinheiros.
O prazo previsto de execução é de 37 meses e a demanda estimada é de cerca de 10.500 mil usuários por dia útil.
De acordo com o chamamento, outras empresas tinham até o dia 5 de abril para apresentar propostas nas mesmas condições.
Perguntamos ontem para a CPTM se foi apresentada alguma proposta e recebemos hoje a resposta:
“A CPTM é a primeira empresa do Estado a construir uma estação do sistema metroferroviario por meio de modelo de parceria com empresa privada. A Tegra Incorporadora propôs construir a estação João Dias, na Linha 9-Esmeralda, e doá-la ao Governo do Estado. A CPTM realizou chamamento público, com prazo para 5 de abril, para que outras empresas apresentassem propostas, mas não houve interessados. Assim, a CPTM dará prosseguimento ao empreendimento com o único grupo que já apresentou proposta. Atualmente, a CPTM finaliza os documentos necessários para solicitar as licenças ambientais junto à CETESB, sem as quais a obra não pode ser iniciada.“
Estação João Dias
Ela ficará praticamente no meio do trecho entre as Estações Santo Amaro e Granja Julieta. A 500 metros da ponte João Dias, na Marginal Pinheiros sentido centro.
No trecho atual é possível percorrer a 90 km/h. Alegria que durará pouco tempo com a nova estação.
Essa será a 3ª nova estação da Linha 9 Esmeralda. Atualmente está em construção a Estação Varginha e a Estação Mendes-Vila Natal.
Fases de implantação
Confira em detalhes as fases de construção da Estação João Dias e o reposicionamento provisório das vias.
- Remanejamento das interferências
- Implantação da rede aérea
- Desvio provisório das vias na direção da ciclovia (nota do blog: possível interdição)
- Construção da plataforma da estação onde ficavam as vias
- Reposicionamento das vias nos eixos definitivos (via sentido Grajaú para posição original e via sentido Osasco fazendo uma leve curva ao redor da estação)
Reposicionamento provisório das vias para construção da plataforma
Disposição final das vias:
Um presente pra nossa cidade, vai me benficiar.
[…] Fonte: Ferroviando […]
Não é o melhor local para Estação João Dias porque não alivia o mega-gargalo da integração da L5 Lilás com a L9 Esmeralda.
Porque não faz embaixo da Ponte João Dias como era na década de 70 e aproveita para fazer o acesso de ciclistas a Ciclovia.
A empresa está doando a construção da estação. Porque ela colocaria a estação onde os funcionários dela não seriam beneficiadas? Mais de 10.000/dia