Linha 5 Metrô

Estação Hospital São Paulo da Linha 5 Lilás será a próxima a ter portas de plataforma

Estação Hospital São Paulo da Linha 5 Lilás com tapumes das portas de plataforma
Plataforma da Estação Hospital São Paulo com tapumes das PSD

Segunda-feira (11) divulgamos o cronograma de implantação das Portas de Plataforma (PSD) da Linha 5 Lilás. Hoje recebemos imagens de tapumes instalados na Estação Hospital São Paulo, ou seja, será a próxima estação a ter as tão esperadas portas.

Ontem diversos jornalistas se reuniram com o secretário dos Transportes Metropolitanos, Alexandre Baldy, o presidente da CPTM, Pedron Tegon Moro e com o presidente do Metrô, Silvani Alves Pereira.

Como resultado na reunião, o jornal Folha de São Paulo publicou uma matéria sobre o Metrô cogitar fechar futuramente as estações para instalação das portas de plataforma, pois somente instalação noturna é muito pouco tempo. Foi o que falamos também aqui sobre as PSD da Linha 5.

Hoje a Estação Hospital São Paulo amanheceu com tapumes na plataforma, indicando que ela será a próxima a ter as PSD, igual ao que aconteceu com a Estação AACD-Servidor.

Confiram as fotos:

Fechamento das estações

Li muitos comentários na internet e a maioria é a favor do fechamento. Alguns poucos são contra.

Acredito que sim, fechar é a melhor alternativa. Vejam o caso da Estação AACD-Servidor. Em 10 dias do início de fato da instalação das PSD, existem suportes em pouco mais de metade de uma plataforma. Nesse ritmo realmente só veremos elas funcionando em Julho de 2019.

Lembrando que antes da instalação tiveram que ser feitas várias medições na plataforma para que tudo encaixe perfeitamente. Para ter uma ideia, os tapumes da Estação AACD-Servidor foram vistos por volta do início de dezembro, ou seja, foram 2 meses para ser iniciada a instalação dos suportes.

Espero que o Metrô, Bombardier e a ViaMobilidade entrem em acordo para o fechamento das estações da Linha 5 também. Até como um projeto piloto para as outras linhas do Metrô.

Confiram as foto de hoje:

Em apenas 10 dias, somente pouco mais de metade da plataforma contam com os suportes

Conclusão

O que é mais importante: fechar a estação para garantir mais segurança aos usuários ou seu passeio de domingo? Pergunta retórica.

O transporte tem alternativas, a vida não.

Fernando Galfo

É engenheiro por formação e entusiasta de obras de mobilidade urbana. Utiliza transporte individual na maioria das vezes mas acompanha e sabe da real e urgente necessidade de investimentos em infraestrutura e principalmente em transporte público aliadas com políticas públicas de redução da pendularidade do sistema de transportes

2 comentários

Clique aqui para deixar um comentário

Follow on Feedly
error: Hum, não vale copiar né??