A CPTM divulgou hoje o edital para contratação de empresa especializada para execução de serviço de fornecimento e instalação de dispositivos redutores de vãos de plataforma – também chamados de extensores ou complementos de plataforma.
O prazo de execução dos serviços é de 18 meses contados a partir da ordem de serviço que será emitida 15 dias após a assinatura do contrato.
Em 2014 foram instalados protótipos de borracha na plataforma 5 da Estação Palmeiras – Barra Funda e em 2015 foi feita a retificação de gabarito de via da plataforma 7. E em janeiro de 2018 foi instalado o complemento na plataforma 4 da Estação Luz.
Agora a ideia é reduzir os vãos de 20 plataformas da CPTM:
- Estação Brás e Estação Tatuapé da Linha 11 Coral
- Estação São Miguel Paulista da Linha 12 Safira
- Estação Osasco da Linha 8 Diamante
- Estação Santo Amaro da Linha 9 Esmeralda
- Estação Luz e Estação Palmeiras – Barra Funda da Linha 7 Rubi
- Estação Prefeito Celso Daniel – Santo André da Linha 10 Turquesa
A CPTM no edital diz que quando o espaçamento entre o estribo e a borda da plataforma for igual ou inferior a 15 cm, serão usados dispositivos redutores de vão do tipo flexível – a exemplo dos já instalados nas Estações Luz e Brás.
Quando a distância for maior que 15 cm, alem dos complementos flexíveis, deverão ser também instalados complementos rígidos (na cor cinza) – exceto na plataforma 3 da Estação Brás: “além das atividades mencionadas, contemplará o reforço e adequação da plataforma provisória ficando sob responsabilidade da Contratada a sua recomposição estrutural”
Os serviços serão executados em horário noturno.
Detalhamento por Estação e por plataforma:
Repare que na Estação Santo Amaro, como a plataforma é em curva, o vão entre o trem e a plataforma é bem notável.
Os maiores vãos
Valor máximo determinado pela ABNT (NBR 14021) é de 10 cm, mas algumas estações ultrapassam e muito esse valor:
Aracaré: 46 cm
Antônio João: 41 cm
Itaquaquecetuba: 41 cm
Vila Clarice: 39 cm
Osasco: 39 cm
Rio Grande da Serra: 34 cm
Presidente Altino: 34 cm
Lapa: 34 cm
Calmon Viana: 30 cm
Francisco Morato: 30 cm
A ideia é reduzir o vão das plataformas de todas as estações para se adequar a norma e garantir maior segurança aos usuários. Nesse momento somente as estações supracitadas é que terão os “borrachões” instalados.
Mais um projeto para nosso guia de obras e projetos.
Vai c ***** CPTM vcs tem q se preocupar em por aqueles trem parados em seus pátios colocar mais funcionários , e promover concurso digno não abrir uma vaga em cada concurso
Após anos, irão resolver uma problemão, que na minha opinião era uma coisa simples a se fazer.
Na minha opinião, certas plataformas tem q ser refeitas igua a VILA CLARICE (7 RUBI) sentido Luz não tem só um VÃO na. Plataforma tem um DEGRAU, as estações da linha 8 DIAMANTE os vão são imensos, logo o correto era realmente refazer mtas dessas plataformas msm e adequar ao padrão atual, mas acho q isso só vai acontecer qnd alguém se acidentar e mídia meter o bedelho