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O futuro da CPTM em imagens e promessa de PSD

Estação Brás
Estação Brás (CPTM)

Depois de publicamos sobre o plano do Metrô agora é hora de conhecer o que a CPTM tem preparado para o futuro. Em imagens!

Antes de continuar, saiba que essas imagens são desenhos ilustrativos de como seriam as futuras estações. Não necessariamente ficarão dessa forma pois praticamente todas ainda tem que contratar o projeto básico e executivo.  E sabemos que nunca fica igual. A estação Campo Belo da Linha 5 Lilás mandou lembranças!

A ideia é vocês terem uma noção do que a CPTM tem planejado.

Portas de plataforma

Em entrevista a Jovem Pan hoje, o Governador João Doria disse: “as estações todas serão privatizadas da CPTM para ao serem concedidas terem condições de monitoramento, de conforto e acessibilidade” e promete “elas terão ao longo dos 4 anos do nosso mandato o mesmo padrão das estações do Metrô e as portas de vidro também que garantem mais segurança no acesso, no ingresso aos vagões e nas saídas também. E monitoramento eletrônico 24 horas sem nenhuma área de sombra alem da segurança que tem que ser feita fisicamente nas estações“- as mencionadas portas de vidro são as portas de plataforma, e monitoramento por câmeras e sem ponto.

Talvez com a concessão todas esses projetos de novas estações possam ser contrapartidas em contrato.

Com concessão ou não, todas essas 10 novas estações devem ser colocadas em um cronograma factível e apresentado oficialmente a população. Muitos desses projetos não são novos mas infelizmente ainda não conseguiram sair do papel. Quem sabe agora?

Vamos as imagens:

Estação Brás

  • Estação das Linhas 10 Turquesa, 11 Coral e 12 Safira
  • Demanda 2025: 220 mil passageiros/dia
  • Próximas etapas: Contratação de projeto básico/executivo e licenciamento
  • Áreas para usos compartilhados de empreendimento comercial junto à estação, contemplando hotel, shopping center, lojas, serviços e estacionamento para fretados

Estação Parque da Mooca

  • Estação da Linha 10 Turquesa
  • Demanda 2025: 189 mil passageiros/dia
  • Próximas etapas: Contratação de projeto básico/executivo, licenciamento e desapropriações
  • Função multimodal, agregando linhas da CPTM, do Metrô e de novos serviços regionais e aumento da acessibilidade local

Estação ABC

  • Estação da Linha 10 Turquesa
  • Demanda 2025: 100 mil passageiros/dia
  • Próximas etapas: Contratação de projeto básico/executivo, licenciamento e desapropriações
  • Articulador de serviços metropolitanos, expressos e regionais

Estação Barcelona

  • Estação da Linha 10 Turquesa
  • Demanda 2025: 19 mil passageiros/dia
  • Próximas etapas: Contratação de projeto básico/executivo, licenciamento e desapropriações
  • Redistribuirá os fluxos hoje concentrados na estação São Caetano e implantação de empreendimentos associados à estação.

Estação Pompéia

  • Demanda 2025: 48 mil passageiros/dia
  • Próximas etapas: Contratação de projeto básico/executivo, licenciamento e desapropriações
  • Novo ponto de transferência entre as linhas 7 e 8.

Estação Bandeirantes

  • Estação da Linha 7 Rubi
  • Demanda 2025: 17 mil passageiros/dia
  • Próximas etapas: Contratação de projeto básico/executivo, licenciamento e desapropriações
  • Nova estação-ponte que será um novo marco na paisagem urbana da cidade de São Paulo, criando conexão e articulação entre as margens do Rio Tietê
  • Potencial para receber viagens integradas de âmbito local e regional, estando na confluência de 3 rodovias: Bandeirantes, Anhanguera e Castelo Branco
  • Possibilita também a integração com os ônibus municipais

Estação Pedreira

  • Estação da Linha 9 Esmeralda
  • Demanda 2025: 10 mil passageiros/dia
  • Próximas etapas: Contratação de projeto básico/executivo, licenciamento e desapropriações
  • Propõe integração intermodal entre as redes de alta e média capacidade, CPTM + corredor de ônibus da SPTrans
  • Propõe a implantação de empreendimentos associados à estação

Estação Lajeado

  • Estação da Linha 11 Coral
  • Demanda 2025: 21 mil passageiros/dia
  • Próximas etapas: Contratação de projeto básico/executivo, licenciamento e desapropriações
  • Supre necessidades de manutenção e estratégias operacionais
  • Oferece áreas para pátio de estacionamento e injeção de trens

Estação Jardim Nazareth

  • Estação da Linha 11 Coral
  • Demanda 2025: 21 mil passageiros/dia
  • Próximas etapas: Contratação de projeto básico/executivo, licenciamento e desapropriações
  • Prevista a instalação de um pátio de manutenção e estacionamento de trens, o qual deverá estar integrado a estação
  • Negócio proposto: Shopping/Power Center e residências.

Estação Cangaíba

  • Estação da Linha 12 Safira
  • Demanda 2025: 26 mil passageiros/dia
  • Próximas etapas: Contratação de projeto básico/executivo, licenciamento e desapropriações
  • Estação de integração entre as linhas 12 Safira e 13 Jade
  • Novo ponto de acesso à rede da CPTM para a população da zona leste de São Paulo
  • Propõe a implantação de empreendimentos associados à estação

Mapa resumo

 

Conclusão

Na minha humilde opinião, eu gostaria de ver a CPTM avançando cada vez mais para dentro do Estado de São Paulo com diversos trens intercidades (TIC). Não necessariamente somente linhas que iniciassem em São Paulo mas também uma espécie de um anel ferroviário intercidades do interior percorrendo todas as grandes rodovias do Estado e inclusive as rodovias que chegam até São Paulo.

Ah, e sem compartilhamento de vias com cargas por favor. Mas que seja construído vias de carga nesse mega projeto de (re)expansão da CPTM.

A CPTM tem tudo para ser o futuro do transporte intermetropolitano.

Estou sonhando demais ?

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Fernando Galfo

É engenheiro por formação e entusiasta de obras de mobilidade urbana. Utiliza transporte individual na maioria das vezes mas acompanha e sabe da real e urgente necessidade de investimentos em infraestrutura e principalmente em transporte público aliadas com políticas públicas de redução da pendularidade do sistema de transportes

25 comentários

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  • Espero que o ferroanel norte seja construído o mais rápido possível ( o que acho difícil tendo em vista a rescisão de contrato com o Rodoanel norte), pois assim as linhas da CPTM não teriam que compartilhar suas instalações com trens pesados de carga além da mudança de local do atual CEAGESP para próximo ao Rodoanel.

  • Quem sabe em 2040 esteja tudo pronto kkk antes disso acho dificil. Isso se o Alckmin não quiser ser governador de novo, porque ai seria só em 2050 pra ter 50% delas.

  • Estação pedreira ? Ja estao pensando em novas estações antes mesmo de entregar a varginha e a mendes abandonadas a anos ? Quem em pleno 2019 ainda acredita no psdb

  • Obrigado pela excelente matéria, Fernando. Realmente são projetos ousados, que demandam muita vontade governamental. A CPTM, ao meu ver, ainda carece problemas básicos, os quais vão desde a necessidade de modernização das vias (seja melhoramento nos trilhos, construção de estações de energia, etc.), até obras básicas nas estações já existentes. O Metrô pode ter sido a menina dos olhos do governo, mas o grosso da demanda de usuários vem justamente da CPTM, mesmo com todos os problemas que possui.

    Creio que destes projetos, poucos sairão do papel. Inclusive não creio que haverá possibilidade neste momento de instalação do sistema de portas de vidro nas estações. A fala do governador neste sentido ignora uma série de empecilho como o compartilhamento de vias com os trens de carga, o fato de que estações mais afastadas ainda enfrentam problemas de invasão das vias, além da necessidade de um sistema que sincronize a abertura da portas dos trens e das plataformas. A CPTM sequer possui todas as suas estações com adaptações básicas para receber pessoas com deficiência física…

    Assim, creio que os projetos apresentados são de grande interesse e importância, mas exigiriam uma vontade política e até mesmo um comprometimento maior do governo com os projetos. Afinal, uma PPP leva em consideração possibilidades de ganhos em decorrência de projetos em andamento ou previstos (como ocorreu na Linha 4 – Amarela, do Metrô).

    Mas como você disse, sonhar nunca é demais. Torço para que eu esteja enganado e que possamos a partir de projetos como os apresentados voltar a ter trens regionais, intercidades e uma estrutura boa e adequada para utilização por todos os passageiros.

  • Será que existem mais detalhes dessa estação Jardim Nazareth da linha 11? Pelo que entendi ela vai ficar entre a estação Suzano e a estação Jundiapeba. Seria uma ótima alternativa, já que estação Suzano é uma das mais lotadas no trecho entre Guaianases – Estudantes e com a chegada da linha 12 até ela (mais do que atrasada), vai ficar ainda mais lotada.

  • Muito interessante essas propostas. Gostaria de ver incluídas também a união as duas estacões existentes na Lapa. Além disso, pouco depois da estação sentido marginal Tietê há uma área, que considero nobre e que poderia perfeitamente dar espaço para um Shopping Center, integrando os serviços já existentes.

  • Fernando, parabéns pelas matérias.

    Sabe dizer se esta estação Pedreira da linha 9 Esmeralda ficará na Av. Interlagos, mais precisamente ao lado da ponte jurubatuba na marginal?

      • Olá, Fernando, tudo bem?
        Pelo que eu entendi essa possível futura nova estação vai ficar ao lado da Avon, empresa de cosméticos, correto? Eu acho que talvez do lado oposto da ponto e na “frente” da Avon fosse mais interessante este projeto, pois a estação ficaria mais próxima daquele grande condomínio habitacional mais sofisticado ao lado da ponte do Jurubatuba, e também estaria mais próxima das casas populares mais humildes que ficam depois da ponte do Jurubatuba perto do autódromo de Interlagos. O lado que eu me refiro é onde fica a antiga torre de testes da Elevadores Atlas Schindler.

      • Fernando, analisando melhor acho agora que o lado perto da Avon seria realmente mesmo a melhor opção, pois os moradores que tem suas casas em volta do autódromo poderão ao sair da estação pegar um ônibus indo sentido bairro e descer na avenida Interlagos mais a frente. Pensei melhor e mudei minha opinião. Obrigado por mais este ótimo artigo! Abraços

  • Estaçao Lajeado será que vai. Ser em Ferraz de Vasconcelos.
    Jardim Nazaré. Onde será essa estaçLeaao. .
    Tem projetos que nunca vão sair do papel só promessas mesmo

  • Olá Fernando, tudo bem! Primeiramente, parabéns pelo pioneirismo e qualidade das informações. Em segundo lugar, gostaria de perguntar: E quanto a estação João Dias na linha 9 Esmeralda? A estação Pompeia citada não é a Água Branca que será reformada para integrar a linha 6 Laranja com as linhas 7 Rubi e 8 Diamante da CPTM?
    A CPTM representou uma melhora em relação às empresas anteriores de trens, contudo a mesma precisa avançar e se modernizar e concordo plenamente com a tua conclusão, Fernando.

  • Bom dia ,meu nome é Laércio, moro na zona leste ,no bairro Uniao de Vila Nova, vcs poderiam dar mais informação a respeito da implantação da estação cptm uniao de vila nova, porque todos os dias eu visito a página do ferroviando e ate agora não vejo nada postado,por favor como vcs são bem conceituados e muita gente te acompanha (ferroviando) nós dê alguma luz a respeito ,com certeza eu e muitos usuários do transporte público ficaríamos muitíssimos agradecidos, sucesso para vcs do site ferroviando obrigado.

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error: Hum, não vale copiar né??