CPTM Linha 11 Linha 3

CPTM planeja Expresso Leste da Linha 11 até a Barra Funda

Estação Barra Funda será remodelada para trem intercidades
Estação Barra Funda (GESP)

Ainda no evento de lançamento da 25ª Semana de Tecnologia Metroferroviária da AEAMESP, a apresentação da CPTM trouxe ainda algumas outras novidades e uma delas é o plano do Expresso Leste da Linha 11 Coral chegar até a Estação Barra Funda.

Antes de continuar, gostaria de deixar claro que as informações divulgadas aqui foram apresentadas em um evento para especialistas do setor de Ferrovias e Metroferroviário. Não foi uma apresentação visando o público em geral.

Digo isso pois todos cobramos transparência das empresas mas não sei se a maioria de nós está madura o suficiente para estar sempre ciente de informações de planejamento tanto da CPTM quanto do Metrô – visto alguns comentários que li da repercussão do artigo da meta de headway de 3 minutos na CPTM.

Expresso Leste até Barra Funda

A ideia de levar o Expresso Leste até Barra Funda não é nova. O que é novo é o projeto estar nos planos de investimento de 2019 – 2022.

A ideia do Governo Estadual de São Paulo é fazer um plano de 4 anos e se ater a dele. Sem mudanças no meio do caminho. Com isso, em tese, haveria continuidade dos projetos sem projetos furando fila e realocando recursos impactando outros já em andamento.

De acordo com a CPTM , “a questão necessária a ser resolvida é dispor de sinalização no trecho Barra Funda – Luz” – projeto esse que entra no R$ 1 bilhão para sinalização e energia que a CPTM está pedindo.

Perguntamos para a CPTM sobre possíveis desvantagens da nova extensão: “Não há desvantagens significativas para o usuário na operação do Expresso Leste na Barra Funda. Contudo há necessidade de atualização e adequação funcional da estação Barra Funda para torná-la viável.”

Sobre as vantagens vale a pena destacar a divisão da demanda com os trens que seguem até Francisco Morato da Linha 7 Rubi no pico da manhã.

Sobre Expresso Leste chegar até a Lapa, perguntamos a CPTM sobre a possibilidade: “O projeto do Expresso Leste nunca considerou a estação Lapa. Sempre foi e se mantém como terminal em projeto na estação Barra Funda.

Expresso Leste da Linha 11 Coral até a Estação Barra Funda

Baldeação em Guaianases

Atualmente o Expresso Leste está em implantação evitando a baldeação obrigatória em Guaianases conforme antecipamos.

De acordo com o site MetrôCPTM a ideia é que em abril tenhamos novidades no horário funcionamento :

“Em abril os trens seguiriam até Estudantes durante todo o dia em intervalos de 8 minutos – nos horários de pico haveria ainda composições num looping interno até Guaianases que reduziria o intervalo para 4 minutos

Avatar

Fernando Galfo

É engenheiro por formação e entusiasta de obras de mobilidade urbana. Utiliza transporte individual na maioria das vezes mas acompanha e sabe da real e urgente necessidade de investimentos em infraestrutura e principalmente em transporte público aliadas com políticas públicas de redução da pendularidade do sistema de transportes

9 comentários

Clique aqui para deixar um comentário

  • Salvo melhor Juízo, a ideia de levar o Expresso Leste até Barra Funda existe desde o início do projeto, em 2000!

    Aliás, seria um dos principais resultados do falecido “Projeto Integração Centro”, que pretendia transformar a Barra Funda em “hub” das Linhas 10, 11 e 12, enquanto que a Linha 8 passaria a desaguar no Brás.

    Com efeito, as únicas grandes medidas adotadas no PIC foram as reformas parciais da Luz, Barra Funda e Brás, e a chegada da Linha Coral até a Luz.

    Pessoalmente, acredito que levar as Linhas 10 e 11 até a Barra Funda, como originalmente pretendido, seria uma ótima ideia – sobretudo a Linha 10, que obrigado todo mundo a descer em Brás pra pegar a Linhas 3, mas não guardo nenhuma expectativa.

  • Sobre Guaianazes, foi informado se ainda haverá loop GUA-LUZ? Os passageiros que embarcam em GUA continuam sendo expressivos no pico da manhã, impossível entrar num Expresso Leste vindo de Estudantes.

  • O adendo no início da matéria ajudou bem a ter uma ideia de como está o andamento do projeto parabéns pelo jornalismo responsável. E é claro que este projeto é bem antigo tendo em vista a subutilização das plantaformas das estação Barra Funda, mas o engraçado é fazer sua otimização nas vésperas de uma futura concessão onde está estação é umas das jóias da coroa.

  • Daqui a pouco a CPTM vai precisar construir uma nova estação da Luz e uma nova estação Palmeiras-Barra Funda. Existe algum plano da L9 ter seu terminal na estação Palmeiras-Barra Funda?

  • Gostaria muito de parabenizar pela ótima reportagem pelo Fernando Galfo, mas gostaria de criticar severamente a postura de a CPTM não ter justificado sobre a não extensão do projeto expresso leste até a estação da Lapa, porque deixou com um tom de desabono contra os moradores da Lapa que não podem ser contemplados com essa importantíssima extensão.

  • Quando ao expresso leste direto para estudantes com o loop no horário de pico, como é feito na linha 10 turquesa, onde nos horários de pico temos trens que seguem somente até Mauá, quanto ao expresso leste na Barra Funda Acho eu que o que deveria fazer é a abençoada da passarela entre Luz e Julio Prestes, gastar um dinheiro ai e colocar mais duas vias para ficarem 4 vias em trechos onde só tem duas entre barra funda e Júlio Prestes, , mandar a linha 7 para lá, trazer a linha 10 a Luz, para ai sim, dividir o fluxo entre Luz e Brás, que já é lotado, e ainda recebe o pessoal do Grande ABC

Follow on Feedly
error: Hum, não vale copiar né??