Ainda no evento de lançamento da 25ª Semana de Tecnologia Metroferroviária da AEAMESP, a apresentação da CPTM trouxe ainda algumas outras novidades e uma delas é o plano do Expresso Leste da Linha 11 Coral chegar até a Estação Barra Funda.
Antes de continuar, gostaria de deixar claro que as informações divulgadas aqui foram apresentadas em um evento para especialistas do setor de Ferrovias e Metroferroviário. Não foi uma apresentação visando o público em geral.
Digo isso pois todos cobramos transparência das empresas mas não sei se a maioria de nós está madura o suficiente para estar sempre ciente de informações de planejamento tanto da CPTM quanto do Metrô – visto alguns comentários que li da repercussão do artigo da meta de headway de 3 minutos na CPTM.
Expresso Leste até Barra Funda
A ideia de levar o Expresso Leste até Barra Funda não é nova. O que é novo é o projeto estar nos planos de investimento de 2019 – 2022.
A ideia do Governo Estadual de São Paulo é fazer um plano de 4 anos e se ater a dele. Sem mudanças no meio do caminho. Com isso, em tese, haveria continuidade dos projetos sem projetos furando fila e realocando recursos impactando outros já em andamento.
De acordo com a CPTM , “a questão necessária a ser resolvida é dispor de sinalização no trecho Barra Funda – Luz” – projeto esse que entra no R$ 1 bilhão para sinalização e energia que a CPTM está pedindo.
Perguntamos para a CPTM sobre possíveis desvantagens da nova extensão: “Não há desvantagens significativas para o usuário na operação do Expresso Leste na Barra Funda. Contudo há necessidade de atualização e adequação funcional da estação Barra Funda para torná-la viável.”
Sobre as vantagens vale a pena destacar a divisão da demanda com os trens que seguem até Francisco Morato da Linha 7 Rubi no pico da manhã.
Sobre Expresso Leste chegar até a Lapa, perguntamos a CPTM sobre a possibilidade: “O projeto do Expresso Leste nunca considerou a estação Lapa. Sempre foi e se mantém como terminal em projeto na estação Barra Funda. “
Baldeação em Guaianases
Atualmente o Expresso Leste está em implantação evitando a baldeação obrigatória em Guaianases conforme antecipamos.
De acordo com o site MetrôCPTM a ideia é que em abril tenhamos novidades no horário funcionamento :
“Em abril os trens seguiriam até Estudantes durante todo o dia em intervalos de 8 minutos – nos horários de pico haveria ainda composições num looping interno até Guaianases que reduziria o intervalo para 4 minutos”
Salvo melhor Juízo, a ideia de levar o Expresso Leste até Barra Funda existe desde o início do projeto, em 2000!
Aliás, seria um dos principais resultados do falecido “Projeto Integração Centro”, que pretendia transformar a Barra Funda em “hub” das Linhas 10, 11 e 12, enquanto que a Linha 8 passaria a desaguar no Brás.
Com efeito, as únicas grandes medidas adotadas no PIC foram as reformas parciais da Luz, Barra Funda e Brás, e a chegada da Linha Coral até a Luz.
Pessoalmente, acredito que levar as Linhas 10 e 11 até a Barra Funda, como originalmente pretendido, seria uma ótima ideia – sobretudo a Linha 10, que obrigado todo mundo a descer em Brás pra pegar a Linhas 3, mas não guardo nenhuma expectativa.
Sobre Guaianazes, foi informado se ainda haverá loop GUA-LUZ? Os passageiros que embarcam em GUA continuam sendo expressivos no pico da manhã, impossível entrar num Expresso Leste vindo de Estudantes.
No link do site MetrôCPTM é falado sobre o loop.
O adendo no início da matéria ajudou bem a ter uma ideia de como está o andamento do projeto parabéns pelo jornalismo responsável. E é claro que este projeto é bem antigo tendo em vista a subutilização das plantaformas das estação Barra Funda, mas o engraçado é fazer sua otimização nas vésperas de uma futura concessão onde está estação é umas das jóias da coroa.
Daqui a pouco a CPTM vai precisar construir uma nova estação da Luz e uma nova estação Palmeiras-Barra Funda. Existe algum plano da L9 ter seu terminal na estação Palmeiras-Barra Funda?
Gostaria muito de parabenizar pela ótima reportagem pelo FernandoG, mas gostaria de criticar severamente a postura de a CPTM não ter justificado sobre a não extensão do projeto expresso leste até a estação da Lapa, porque deixou com um tom de desabono contra os moradores da Lapa que não podem ser contemplados com essa importantíssima extensão.
Quando ao expresso leste direto para estudantes com o loop no horário de pico, como é feito na linha 10 turquesa, onde nos horários de pico temos trens que seguem somente até Mauá, quanto ao expresso leste na Barra Funda Acho eu que o que deveria fazer é a abençoada da passarela entre Luz e Julio Prestes, gastar um dinheiro ai e colocar mais duas vias para ficarem 4 vias em trechos onde só tem duas entre barra funda e Júlio Prestes, , mandar a linha 7 para lá, trazer a linha 10 a Luz, para ai sim, dividir o fluxo entre Luz e Brás, que já é lotado, e ainda recebe o pessoal do Grande ABC
A L12 deveria ir até a Luz
Muito legal.
Gostei das informações e da preocupação do autor com a transparência da notícia divulgada.