CPTM Linha 11

Baldy estuda ampliar Expresso Leste da Linha 11 até Mogi

Novo trem entregue ao Expresso Leste da Linha 11 Coral (GESP)
Novo trem entregue ao Expresso Leste (GESP)

O secretário de Estado dos Transportes Metropolitanos, Alexandre Baldy, recebeu ontem (17) lideranças de Mogi das Cruzes em que a pauta foi avaliar possíveis melhorias na Linha 11 Coral da CPTM, mais especificamente na região do Alto Tietê.

O atual prefeito da cidade, Marcus Melo apresentou a demanda de estender até Mogi o serviço Expresso Leste. Atualmente o expresso atende o trecho entre Luz e Guaianases e realiza 30 viagens diárias até a estação Estudantes.

Agora é hora de ampliar as viagens até Mogi das Cruzes e aprimorar os serviços oferecidos à população do Alto Tietê”, pontua Baldy.

E complementa: “Empregaremos todos os esforços necessários para pôr fim à baldeação em Guaianazes e, desse modo, oferecer mais conforto, agilidade e, consequentemente, qualidade de vida aos moradores de Mogi das Cruzes e região” – recentemente antecipamos o fim da baldeação aqui

Desde o final do ano passado, a extensão da Linha 11, entre Guaianases e Estudantes, iniciou operação com toda sua frota renovada, com trens mais modernos e com ar-condicionado.

De acordo com a STM “estão sendo realizadas obras de adequação para acessibilidade na estação Mogi das Cruzes, que deverá ser também modernizada“. As estações Jundiapeba, Braz Cubas, Estudantes e Ferraz de Vasconcelos já estão acessíveis.

Expresso Leste

Implantado em maio de 2000, à época em comemoração ao aniversário da CPTM, o serviço Expresso Leste opera atualmente atendendo as estações Luz, Brás, Tatuapé, Corinthians-Itaquera, Dom Bosco José Bonifácio e Guaianases.

Em maio de 2009, o Expresso Leste começou a fazer 14 viagens diretas entre Luz e Estudantes nos dias úteis. Em 2011, o número de viagens saltou para 24 viagens diretas em dias úteis. Em fevereiro de 2016, a CPTM ampliou de 24 para 30 viagens diretas do Expresso Leste até Estudantes.

Via Assessoria de Imprensa

Fernando Galfo

É engenheiro por formação e entusiasta de obras de mobilidade urbana. Utiliza transporte individual na maioria das vezes mas acompanha e sabe da real e urgente necessidade de investimentos em infraestrutura e principalmente em transporte público aliadas com políticas públicas de redução da pendularidade do sistema de transportes

7 comentários

Clique aqui para deixar um comentário

  • Outra coisa que poderia ser estudada é a volta da Linha 10 até a Luz, muito ruim ter que descer no Brás e pegar outro trem só pra chegar até ela.

  • O expresso leste foi a maior mentira que fizeram para o meu amado povo da zona leste tento 48 anos e apesar de não morar nessa região lembro muito bem! A ideia na época da implantação do expresso leste foi levar o metrô até Guaianazes. Quem não levar em conta o comentário é só olhar o padrão das estações (Itaquera-Guaianazes) ou então só pesquisar no Google!

    • Muito bem lembrado Reginaldo.

      Pior ainda foi ter destruído o trecho de uma linha e duas estações para se construir uma avenida no lugar…

      Poderíamos ter 2 linhas servindo até Guaianases, uma da CPTM passando pela antiga Itaquera e XV de Novembro e a outra através de Metrô que você citou. Desafogaria um pouco a viagem até Guaianases pois dividiria a demanda.

      Foi um erro gigantesco sem dúvida.

      • Concordo plenamente com vc. Tá certo q as estações ali q já tinham metrô do lado foram desativadas, mas deixasse pelo menos a de Itaquera e XV de Novembro ali quietinhas. Mesmo assim iria ser Expresso Leste, pq da Luz iria parar no Brás, Tatuapé e ia direto parar em Itaquera e por aí vai embora até Mogi. Foi uma puta duma palhaçada essa parada de Radial Leste no lugar de um trecho de um trecho de ferrovia q poderia se investir em melhorias na linha, uma simples reforma nas estações e revitalização. Queriam pensar mais neles, quando a prioridade são as pessoas q dependem do transporte. Miseráveis!!!

  • Concordo que o metro deveria ter ido até guaianazes. Não deveria o Mario Covas ter escutado na época e ficado com a linha 5 lilas que era projeto da CPTM. Mais fazer o quê ainda acabou com o trem indo até arthur Alvim

Follow on Feedly
error: Hum, não vale copiar né??