Linha 5 Metrô

Por dentro da Estação Campo Belo da Linha 5 Lilás

blank

Hoje fomos visitar as obras da Estação Campo Belo da Linha 5 Lilás junto com o Presidente do Metrô, Silvani Alves Pereira, a assessoria de imprensa, área de redes sociais do Metrô, engenheiros, diretores e técnicos do Metrô.

A visita foi muito interessante pois tivemos informações de todas as áreas: sistemas, energia, sinalização, obras civis, etc. Agradeço a todos pelo convite e tempo dispendido em atender a todos sites/blogues de mobilidade.

Frota F

Perguntamos ao presidente, ao final da visita quando teve uma rápida coletiva com os sites, se todos os trens da Frota F já haviam sido modernizados com CBTC e ele nos respondeu: “está em fase de conclusão sendo que 3, dependendo da via, pode ser colocado de imediato agora pelo concessionário. Os outros, em um curto espaço de tempo, serão disponibilizados também

Essa semana divulgamos em nossas redes sociais fotos do trem 505 na plataforma da Estação Capão Redondo que estava sendo utilizado pra treinamento dos operadores.

Novos trens

Perguntamos também ao presidente se a frota atual de 34 trens é suficiente para atender toda demanda da linha – que pode chegar futuramente a 1 milhão de passageiros em nossa humilde opinião – e se há previsão de novos trens para a Linha 5 e ele respondeu:

hoje há 34 trens e a informação técnica que nos temos é que esses 34 são suficientes para atender mais de 800 mil passageiros. É lógico que o Metrô, como Governo do Estado, a partir do momento que se identificar a necessidade de colocar mais trens em qualquer via, isso será feito. Tem que ser feita toda uma análise do sistema de sinalização CBTC e se comporta ou não colocar mais trens e diminuir o headway (intervalo entre os trens)

Portas de Plataforma

Sobre as portas de plataforma, a Estação Campo Belo será inaugurada sem elas. O presidente do Metrô evitou dar detalhes do cronograma pois ele ainda está em negociação. Mas disse que estão trabalhando para ter todas instaladas e funcionando ainda nessa gestão.

Nós adiantamos esse semana uma parte do cronograma das PSD e a questão renegociação do prazo, e posteriormente divulgamos que a Estação Hospital São Paulo será a próxima a começar as obras das portas de plataforma.

Estação Campo Belo

A visita começou no acesso principal, onde já é possível ver as escadas rolantes do nível da rua e bem ao lado será o bicicletário. Por dentro já é possível ver que praticamente todas escadas rolantes estão instaladas, a bilheteria também está na fase final, o SSO está sendo montado e ainda faltam alguns detalhes de acabamento e toda a questão do comissionamento.

Falta também instalação de todos os vidros da estrutura metálica.

De acordo com o presidente a demanda previsa da estação é de 50.000 passageiros/dia, com potencial de chegar a 75.000 e 85.000 nos próximos anos (nota do Ferroviando: muito provavelmente com a integração com a Linha 17 Ouro).

Inauguração prevista para abril de 2019.

Sem mais delongas, vejam as fotos que tiramos. Queríamos ter tirado mais, mas estávamos acompanhando todas explicações dos responsáveis e não queríamos perder nenhum detalhe.

Link da live no Facebook que fizemos.

blank

Fernando

É engenheiro por formação e entusiasta de obras de mobilidade urbana. Utiliza transporte individual na maioria das vezes mas acompanha e sabe da real e urgente necessidade de investimentos em infraestrutura e principalmente em transporte público aliadas com políticas públicas de redução da pendularidade do sistema de transportes

13 comentários

Clique aqui para deixar um comentário

error: Alert: É proibida a cópia de conteúdo