CPTM Linha 9

Linha 9 Esmeralda até Varginha pode ficar para 2020

estacao-varginha
Estação Varginha (Oficina do Desenho)

A próxima grande expansão da rede da CPTM e da rede metroferroviária de São Paulo será a extensão da Linha 9 Esmeralda até Varginha. A extensão de 4,5 km pretende adicionar 110 mil pessoas à linha.

Em dezembro de 2016 foi concluída a primeira fase das obras de extensão da Linha 9 com os recursos financeiros do Governo do Estado. A segunda fase do empreendimento com fonte de recursos majoritariamente do Governo Federal, dentro do PAC (Programa de Aceleração do Crescimento) vem sendo relicitados pois o modelo de licitação não foi aceito pelo Governo Federal. Com isso a verba não foi repassada. Por isso obras iniciadas em 2013 tiveram que ser paradas.

A maioria dos contratos já foram retomados e conforme previsto, a CPTM assinou mais um contrato para a retomada das obras da extensão até Varginha. A informação foi publicada hoje no Diário Oficial.

Fizemos um artigo bem completo explicando todos os contratos em agosto e esse era um dos que estavam faltando serem retomados:

Contrato Linha 9 Esmeralda Varginha

Contratos

  • Sistemas de sinalização e telecomunicações: início das obras em novembro de 2017
  • Centro de Controle Operacional (CCO):  início das obras em novembro de 2017
  • Reforço da rede aérea Jurubatuba-Grajaú: início das obras em janeiro de 2018
  • Supervisão de sinalização e telecomunicações: início das obras abril de 2018
  • Implantação suprimento de energia: início das obras em agosto de 2018
  • Supervisão de energia: início das obras em agosto de 2018
  • Implantação de viadutos rodoviários – Lote 1: montagem canteiro de obras em agosto de 2018
  • Implantação de viadutos rodoviários – Lote 2: montagem do canteiro de obras em agosto de 2018
  • Complementação das obras civis – Lote 1: assinatura do contrato em outubro de 2018

O único contrato que ficou faltando é o de “Complementação das obras civis – Lote 2” que tinha previsão de publicação do edital para agosto de 2018, mas não foi publicado ainda no Diário Oficial.

Inauguração

Em resposta ao requerimento de informação da ALESP nº148/2018 em 16 de julho de 2018 a Secretaria Dos Transportes Metropolitanos disse que não há previsão de Estação Varginha ser entregue a população pois o processo licitatório estava em andamento (e ainda está) e há questões de remanejamento de interferências da Eletropaulo e SABESP e também da própria Prefeitura de São Paulo.

Com o novo contrato assinado e tendo um prazo de 18 meses de vigência, e usando a data de referência de 30 de outubro de 2018, então esse contrato terminaria em abril de 2020. Deve-se levar em consta questões como desmobilização da obra e que as estações podem ser entregues antes. Lembrando que ainda há o Lote 2 a ser licitado, o que pode jogar o prazo para após abril de 2020.

Vejam algumas das respostas do requerimento de informação:

Linha 9 Esmeralda Varginha Requerimento
Resposta do RI 149/2018

Conclusão

Aguardemos a continuação do processo licitatório para podermos estimarmos com mais precisão a data prevista de conclusão das obras.

Se não fosse o Governo Federal ter obrigado do Estado de São Paulo a relicitar TODOS os contratos já assinado anos atrás, essa obra já estaria pronta. Além disso atrasou o repasse de verbas.

Por isso sou a favor do pacto federativo.

Não deixem de nos acompanhar nas nossas redes sociais: Facebook, Twitter e Instagram

Avatar

Fernando Galfo

É engenheiro por formação e entusiasta de obras de mobilidade urbana. Utiliza transporte individual na maioria das vezes mas acompanha e sabe da real e urgente necessidade de investimentos em infraestrutura e principalmente em transporte público aliadas com políticas públicas de redução da pendularidade do sistema de transportes

10 comentários

Clique aqui para deixar um comentário

Follow on Feedly
error: Hum, não vale copiar né??