Desde outubro de 2018 as obras de reforço da borda de plataforma da Estação Vila Madalena da Linha 2 Verde estavam em andamento. Anteontem, no feriado, foi iniciada a instalação mecânica dos postes metálicos das tão aguardadas portas de plataforma.
Esse contrato é de 2008 conforme explicamos todo o histórico das portas de plataforma no Metrô aqui.
Como a estação é ponta de linha, somente a plataforma 1 foi fechada para obras e assim a estação pode operar normalmente mesmo durante a operação comercial.
A título de curiosidade, com ambas plataformas em funcionamento de uma estação ponta de linha a operação poderia ser sem Flip-Flop (alternância de plataformas) – caso tenha AMV antes da estação obviamente.
A previsão do término da instalação desta estação é final de outubro de 2019.
Essa é a última estação da Linha 2 Verde a receber as portas de plataforma desse contrato de 2008. Todas as demais, exceto Consolação e Paraíso que estão no contrato novo, precisarão de uma nova contratação. Sem previsão.
Confiram as fotos de hoje:
CBTC
Lembrando que a Linha 2 já tem o sistema de sinalização CBTC mas uma versão final, um pouco mais atualizada, não tão diferente da versão atual, será instalada até o final do ano.
O sistema de sinalização da Alstom, contratado em 2008 também será instalado na Linha 1 Azul e Linha 3 Vermelha também.
Novamente a título de curiosidade na Linha 4 Amarela o CBTC é da Siemens e na Linha 5 Lilás é da Bombardier.
Sem o CBTC as portas operam no modo backup (contingência), ou seja, as portas de plataforma usam um sensor que detecta a abertura/fechamento da porta do trem e então aciona a porta de plataforma.
Na Linha 3 Vermelha o Metrô já está fechando algumas estações no final de semana para a implantação do sistema de sinalização.
Enquanto isso a Estação Vila Matilde continuará tendo as portas funcionando em modo backup até o CBTC estiver em funcionamento
Novas Portas de plataforma
Com o novo contrato assinado esse mês, 88 plataformas terão a instalação das PSD. Mas tem todo um trabalho de reforço da borda de plataforma que tem que ser feito antes para aguentar o peso de 800kg a 1500kg. Os painéis fixos de vidro que são os mais pesados.
Espero que a experiência de Vila Matilde tenha sido válida e que algo assim nunca mais aconteça.
Por que a instalação das portas demora tanto tempo? Estamos a 4 meses de outubro…