Linha 2 Metrô

Estação Vila Madalena da Linha 2 recebe estruturas das portas de plataforma

Estação Vila Madalena da Linha 2 Verde Portas de plataforma
Estruturas das portas de plataforma na Estação Vila Madalena

Desde outubro de 2018 as obras de reforço da borda de plataforma da Estação Vila Madalena da Linha 2 Verde estavam em andamento. Anteontem, no feriado, foi iniciada a instalação mecânica dos postes metálicos das tão aguardadas portas de plataforma.

Esse contrato é de 2008 conforme explicamos todo o histórico das portas de plataforma no Metrô aqui.

Como a estação é ponta de linha, somente a plataforma 1 foi fechada para obras e assim a estação pode operar normalmente mesmo durante a operação comercial.

A título de curiosidade, com ambas plataformas em funcionamento de uma estação ponta de linha a operação poderia ser sem Flip-Flop (alternância de plataformas) – caso tenha AMV antes da estação obviamente.

A previsão do término da instalação desta estação é final de outubro de 2019.

Essa é a última estação da Linha 2 Verde a receber as portas de plataforma desse contrato de 2008. Todas as demais, exceto Consolação e Paraíso que estão no contrato novo, precisarão de uma nova contratação. Sem previsão.

Confiram as fotos de hoje:

CBTC

Lembrando que a Linha 2 já tem o sistema de sinalização CBTC mas uma versão final, um pouco mais atualizada, não tão diferente da versão atual, será instalada até o final do ano.

O sistema de sinalização da Alstom, contratado em 2008 também será instalado na Linha 1 Azul e Linha 3 Vermelha também.

Novamente a título de curiosidade na Linha 4 Amarela o CBTC é da Siemens e na Linha 5 Lilás é da Bombardier.

Sem o CBTC as portas operam no modo backup (contingência), ou seja, as portas de plataforma usam um sensor que detecta a abertura/fechamento da porta do trem e então aciona a porta de plataforma.

Na Linha 3 Vermelha o Metrô já está fechando algumas estações no final de semana para a implantação do sistema de sinalização.

Enquanto isso a Estação Vila Matilde continuará tendo as portas funcionando em modo backup até o CBTC estiver em funcionamento

Novas Portas de plataforma

Com o novo contrato assinado esse mês, 88 plataformas terão a instalação das PSD. Mas tem todo um trabalho de reforço da borda de plataforma que tem que ser feito antes para aguentar o peso de 800kg a 1500kg. Os painéis fixos de vidro que são os mais pesados.

Espero que a experiência de Vila Matilde tenha sido válida e que algo assim nunca mais aconteça.

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Fernando

É engenheiro por formação e entusiasta de obras de mobilidade urbana. Utiliza transporte individual na maioria das vezes mas acompanha e sabe da real e urgente necessidade de investimentos em infraestrutura e principalmente em transporte público aliadas com políticas públicas de redução da pendularidade do sistema de transportes

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