Linha 17 Linha 5 Metrô

Estação Campo Belo será a última inauguração da fase 2 da Linha 5 Lilás

Estacao Campo Belo e viaduto
Estação Campo Belo e viaduto (Fernando Galfo)

Com previsão de inauguração em dezembro de 2018, de acordo com o Metrô, a Estação Campo Belo da Linha 5 Lilás será a terceira estação da linha que fará integração com outra linha do Metrô e a última a ser inaugurada da linha nessa segunda fase.

A Linha 5 atualmente faz integração com a Linha 9-Esmeralda da CPTM e logo mais a linha fará integração com a Linha 1-Azul na Estação Santa Cruz e com a Linha 2-Verde em Chácara Klabin. Já Campo Belo, será responsável pela integração com o monotrilho da Linha 17 Ouro, hoje parcialmente suspensa.

O diferencial dessa estação, alem da integração com o monotrilho, é que estará integrada também com o novo viaduto da Avenida Santo Amaro que cruzará a Avenida Roberto Marinho.

render-campo-belo
Render da Estação Campo Belo

Obras

O blog foi hoje até a região conferir como estão as obras tanto do viaduto quanto da Estação.

Notem como já é possível ver a rampa do viaduto abaixo:

Estação Campo Belo (Fernando Galfo)
Estação Campo Belo (Fernando Galfo)

O viaduto está sendo construído pelo método de balanços sucessivos, igual ao viaduto da Linha 13 Jade da CPTM. A técnica é indicada para vencer vãos em áreas onde há dificuldade para montagem de escoramentos, como sobre rios e vales e vias de tráfego intenso e nesse caso, o córrego da Avenida Roberto Marinho e as vigas trilhos do Monotrilho da Linha 17.

Em conversa com funcionários da obra, ficamos sabendo que a previsão de termino o viaduto é novembro de 2018. Mas não necessariamente ele será entregue a população nessa data, talvez somente com a inauguração da estação.

Panorâmica do Viaduto lado Bairro (Fernando Galfo)
Panorâmica do Viaduto lado Bairro (Fernando Galfo)

A união física da ponte (também conhecida como “beijo”) tem previsão para Julho. Um detalhe importante é que a estrutura do balanço sucessivo passará 60 cm abaixo das vigas trilho do Monotrilho! Parece pouco não?

Veja algumas fotos exclusivas do blog Ferroviando:

Conclusão

Com a inauguração da Estação Campo Belo, a Linha 5 estará completa e será uma importante estação de integração quando o monotrilho estiver pronto (com sorte em 2020 ou 2021).

Será realmente a última inauguração da linha 5…?

Avatar

Fernando Galfo

É engenheiro por formação e entusiasta de obras de mobilidade urbana. Utiliza transporte individual na maioria das vezes mas acompanha e sabe da real e urgente necessidade de investimentos em infraestrutura e principalmente em transporte público aliadas com políticas públicas de redução da pendularidade do sistema de transportes

17 comentários

Clique aqui para deixar um comentário

  • Obrigado pela matéria, gostaria de saber se o projeto de extensão da linha 5 lilás no sentido bairro, após a estação capão redondo indo em direção ao hospital m boi mirim acrescentando mais duas estações a linha tem planos de início após a conclusão da estação campo Belo? Visto que já foram feitas as sondagens e analise de solo há três anos atrás????

    • Não tem planos para início não. As obras prioritárias são as que já foram iniciadas: Linha 2-Verde, Linha 6-Laranja, Linha 17-Ourto e Linha 18-Bronze. Provavelmente serão essas linhas que serão focadas na próxima gestão estadual de 2019-2022

      • Vergonha, os moradores do extremo sul da Z/S (Jardim Ângela, menininha, etc) também necessitam de melhorias no transporte público (metrô principalmente), se esse governo fosse sério já teriam começado a fazer algo diferente para nós, terão lucro do mesmo jeito que tem em todas as outras estações, todos pagam passagem por igual, porém os mais pobres sempre serão os mais prejudicados, comecem a rever os conceitos e trabalhar, eleições estão chegando, sou estudante de Direito e estudo muito cada candidato, não darei meu voto pra qualquer um, ok!!!

  • muito bom, espero que esses prazos realmente sejam cumpridos, e ate o final de 2018 ou inicio de 2019 a estaçao Campo Belo seja entregue a populaçao.

  • Bom dia Fernaldo! Por favor, sabe me dizer quanto a previsão da linha 4 em chegar até Taboão da Serra?
    As regiões de Embu das Artes, Itapecerica da Serra re Embu-Guaçu estão sofrendo demais. Passamos mais de uma hora em ônibus lotado pra conseguir chegar até o primeiro corredor de ônibus que fica no Largo do Taboão.
    Desde já agradeço!

  • Parabéns pela matéria, nos atualizam de todas as informações referentes à expansão que o poder público deveria fazer e infelizmente não faz. Mais uma vez parabéns pela matéria 😉

  • Fernando, estou venda sua matéria hoje 6/01/2019 e verifiquei que a previsão para a inauguração da estação Campo Belo era pra Dezembro/2018.
    Você tem alguma novidade? Se inaugurou ou se tem nova data para entrar em operação?

Follow on Feedly
error: Hum, não vale copiar né??