Linha 5 Metrô

Modernização da Frota F do Metrô será concluída juntamente com as próximas inaugurações

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Frota F no Pátio Guido Caloi (Fernando Galfo)

Fabricados nos anos 2001 e 2002 para a então recém inaugurada Linha 5 Lilás, a série de TUEs (trem unidade elétrico) fabricados pela empresa Alstom e denominados como Frota F, as 8 composições (a menor frota do Metrô) atualmente estão passando por uma modernização para voltarem a circular na linha. Antes operavam em ATO e hoje precisam ter o moderno sistema de sinalização CBTC.

Eles operaram sozinhos na linha de 2002 até março de 2017, quando os novos trens da Frota P foram entregues a linha.

Perguntamos ao Metrô como estava o processo de modernização da Frota F e recebemos a seguinte nota:

A previsão é que os 8 trens da frota F tenham seu processo de modernização concluído ao mesmo tempo em que o trecho até a estação Chácara Klabin, da Linha 5-Lilás, seja inaugurado. Até o momento, duas composições estão prontas e outras duas estão sendo testadas.” – ou seja, praticamente 50% da frota está pronta.

Quanto a utilização da frota F na operação assistida das demais estações:

“O Metrô colocará em operação os trens disponíveis, independente da frota”

É capaz de vermos a Frota F voltar operar na linha mais rápido do que imaginávamos.  A última vez que eles foram vistos circulando na linha foi em janeiro, em um teste na Estação Santa Cruz.

Lembrando que quando da inauguração da linha em horário integral, será preciso ter os 34 trens plenamente operacionais (nota: o blog acredita que precisará de trens adicionais devido a demanda futura da linha, mas isso fica para outra matéria)

O F01 hoje está “dormindo” em uma via de estacionamento entre as Estações Santo Amaro e Giovanni Gronchi. Ao fundo vemos um trem da frota P passando ao lado. O restante da frota F está no Pátio Guido Caloi.

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Composição F01 (Fernando Galfo)

Estação Moema

Perguntamos também se existe uma data planejada para o início da operação integral da Estação Moema e quantos trens a mais serão alocados para essa operação integral mas a unica informação que recebemos foi:

“A Estação Moema está passando pelo testes finais para iniciar a operação comercial. O número de trens obedecerá as estratégias operacionais adotadas para a operação”

Conforme publicamos hoje, a estação já teve mais de 180 mil passageiros

A expectativa agora são as próximas inaugurações das estações de integração: Estação Chácara Klabin, da linha 2, e Estação Santa Cruz da linha 1.

Acompanhem o blog e o Facebook  para mais novidades!

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Fernando Galfo

É engenheiro por formação e entusiasta de obras de mobilidade urbana. Utiliza transporte individual na maioria das vezes mas acompanha e sabe da real e urgente necessidade de investimentos em infraestrutura e principalmente em transporte público aliadas com políticas públicas de redução da pendularidade do sistema de transportes

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