Linha 15 Metrô

Dia 30 o Metrô ampliará o horário do monotrilho da Linha 15 Prata

Pátio da Linha 15 Prata
Pátio da Linha 15 (GESP)

Inaugurado em abril de 2018, o trecho do monotrilho da Linha 15 Prata entre as Estações São Lucas e Vila União vem sendo operado em horário reduzido das 10:00 as 15:00 desde então e tem passado por vários testes de final de semana. Dia 30 de julho isso irá mudar.

A expansão do horário de funcionamento da linha foi divulgado no site do Metrô. Será das 9:00 às 16:00 de segunda a sexta-feira. Mas a grande dúvida da população persiste: quando funcionará em horário integral?

Chegou ao blog a informação que o horário integral da linha será no mesmo dia da inauguração da Estação Jardim Planalto. A última previsão seria agosto.

Energia

Nos testes de final de semana, foi notado algo diferente: a velocidade do monotrilho.

Como sabem, o monotrilho tem tração elétrica, portando precisa de energia para circular na linha. Quanto mais rápido anda, mais energia consome. Similarmente, se tem pouca energia disponível o trem anda devagar. Quem lembra dos autoramas em que você ajustava a velocidade dos carrinhos no acelerador de mão? Então…

Antes de continuar quero deixar claro duas coisas: velocidade média e velocidade operacional: a média leva em conta o tempo parado nas estações, o que faz ela ter um valor baixo. No caso da Linha 15, deverá ser aproximadamente 35 km/h. A velocidade operacional é a que vemos no painel, ou seja, a velocidade de fato como conhecemos.

Com base nos vídeos publicados numa rede social dos testes da Linha 15, estimamos a velocidade dos trens: 60 Km/h. A conta que fizemos é simples: definimos um pilar como ponto de medição e como a composição tem 86 metros, demorou aproximadamente 5 segundos para ela passar. Portanto, 86 metros / 5 segundos = 17,2 m/s, o que é equivalente a velocidade instantânea aproximada de 60 km/h. Importante: isso é uma estimativa. Não necessariamente de fato chegou-se nessa velocidade.

Nas especificações do fabricante, Bombardier, a Frota M, mais especificamente o Innovia300, tem a velocidade operacional máxima de 80 km/h.

Com base no cálculo estimado e visualmente olhando o monotrilho percorrer o trecho no testes, é bem diferente da baixa velocidade da operação comercial. Mas porquê ?

Apesar de já ter a licença ambiental de operação desde abril, subestação primária São Lucas da Linha 15 não está fornecendo energia ao sistema.

Pela lei, o Metrô é considerado consumidor livre, ou seja, aquele que pode escolher seu fornecedor de energia elétrica por meio de livre negociação. Assim, o Metrô deve contratar energia.

Encontramos um pregão eletrônico e no edital cita a compra 58 MW médios para o Metrô por um prazo de 36 meses, contados a partir de 01/01/2019. Não sabemos de fato se é para Linha 15 mas é muito provável.

Será que somente em 2019 teremos de fato o trecho da Linha 15 Prata com a velocidade operacional máxima? Também em 2019 teremos a operação da linha pela nova concessionária.

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Fernando Galfo

É engenheiro por formação e entusiasta de obras de mobilidade urbana. Utiliza transporte individual na maioria das vezes mas acompanha e sabe da real e urgente necessidade de investimentos em infraestrutura e principalmente em transporte público aliadas com políticas públicas de redução da pendularidade do sistema de transportes

27 comentários

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  • Fernando, Bom Dia.

    Tenho uma dúvida, essas vigas “trilho” nunca precisarão ser substituídas? Ou pelo fato de rodarem pneus em cima delas não é necessário?

    Excelente matéria, parabéns.

  • Fernando , parabéns pelo blog ! Procuro há muito tempo informação sobre a expansão do horário do monotrilho e aqui neste blog que vi a primeira informação sobre o novo horário .

    Me animei muito com dua primeira resposta de que pro horário integral sera rápido .

    Pergunto: realmente vai ser rápida a ampliação do horário para o comercial ? As fontes são seguras ? Pq minha preocupação é ficar agora mais 4 meses nesse horário que não beneficia a ninguém e aumentarem das 8:00 às 17:00 por exemplo.

    Agradeço seu retorno .

    Abraço

    • Olha, acredito que sim. Geralmente tem o horário integral quando inaugura outra estações,e isso será em agosto. Não é nem fonte isso, é com base em outras linhas.

  • Esse monotrilho está fadado ao fracasso retumbante. Falhas. Atrasos. Quando começar a operar na sua plenitude vsi ficar provado o quanto foi uma falacia

  • Israel desculpa mais discordo da sua colocação

    VC mora na região ? A população aqui sofre sofre e sofre com os ônibus lotados e quando essa obra estiver funcionando tudo isso vai acabar

    Teremos um transporte rápido .. Podia ser o metro claro sem dúvidas mais já q n veio q o monotrilho noa tire do sofrimento

    Abraço e desculpa discordar

  • Estamos chegando no meio do mês de agosto já e nada de informações concretas por parte do metro sobre a inauguração da jardim planalto e o que realmente importa que é quando Quando Quandooooooo esse horário vai ficar integral para que o povo possa ter o transporte merecido e em horário que ATENDA a população pq das 9 as 16 é piada de mal gosto …

    Peço desculpa ao dono do blog pelo desabafo … É q acho absurdo uma obra atrasada desse jeito e entregarem toda incompleta e sem transparência nenhuma de quando vai realmente servir a população sofrida

    LEMBREM SE DISSO QUANDO FOREM VOTAR !!!

  • Amigo Fernando VC teria alguma novidade sobre o horário ampliar para integral na linha prata ?

    Obras podem atrasar devido a vários fatores até entendo isso mais as estações q já estão todas prontas e entregues a quase 5 meses ainda não operarem em horário integral não consigo entender ..

    Agradeço se puder passar alguma novidade

  • Bom dia Li em outro artigo aqui do seu blog que vai ser definido se vão manter a inauguração para agosto ou setbro de uma outra linha

    Aqui na prata tem alguma informação mais atual se vai inaugurar a jardim planalto e se o horário vai pro integral ou continua sem nenhum posicionamento do metro ?

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