CPTM Linha 13

CPTM irá inaugurar o Expresso Aeroporto dia 16/10

estação-aeroporto-linha-13
Estação Aeroporto-Guarulhos (GESP)

A CPTM pretende inaugurar o Expresso Aeroporto da Linha 13 Jade na próxima semana, terça-feira dia 16. Ele havia sido para julho e posteriormente para agosto.

A justificativa do atraso é pelo atraso no sistema de sinalização e que a empresa foi multada em R$ 2 milhões.

O serviço Airport-Express vai operar sem parada para embarque e desembarque, entre a Estação Aeroporto e a Estação Luz. O percurso será realizado em cerca de 35 minutos e os trens partirão em 4 horários programados nos dois sentidos. O valor da tarifa será de R$ 8,00.

Inclusive a Secretaria dos Transportes Metropolitanos criou um bilhete exclusivo para o serviço.

O novo serviço funcionará na plataforma 5 da Estação Luz , de segunda a sexta-feira, com cinco horários:

  • Sentido Aeroporto: 10:00, 12:00, 14:00, 16:00, 22:00
  • Sentido Luz: 9:00, 11:00, 13:00, 15:00, 21:00

Os trens com bagageiros estão prometidos para 2019.

Vejam local de embarque/desembarque do Expresso Aeroporto:

Plataforma 5 Expresso Aeroporto

Com informações do SPTV edição de 11 de outubro

Fernando Galfo

É engenheiro por formação e entusiasta de obras de mobilidade urbana. Utiliza transporte individual na maioria das vezes mas acompanha e sabe da real e urgente necessidade de investimentos em infraestrutura e principalmente em transporte público aliadas com políticas públicas de redução da pendularidade do sistema de transportes

23 comentários

Clique aqui para deixar um comentário

    • Tem razão David, pois nem todos os usuários moram próximo da estação, devia este projeto sair do papel para quem é frequente e trabalha no centro , e não para quem vai viajarsó uma vez no ano ou do contrário deve ser a tarifa igual para todos.

    • Meu caro por favor não seja tão radical. Você não é obrigado a usar esse transporte. As alternativas são várias, pode escolher outras.
      Vamos parar de criticar.

    • O expresso é voltado aos turistas e quem vai viajar com malas…

      A galera trabalhadora tem a linha regular e o connect como opções.

      O Connect leva até o Brás em 31 minutos, 4 minutos a menos que o expresso que deveria levar bem menos só por não parar em nenhuma estação e ainda cobrar tarifa maior.

  • Mais um engodo para enganar passageiros e usuários do aeroporto que continuam sem um serviço de metrô, trem ou monotrilho que os deixem ou os recebam diretamente no aeroporto. Pior é que Congonhas está repetindo o erro.

  • Mas esses horários pra quem pega voo são horriveisl! As 10…as 16hs etc
    Teria que ser de manha e pela noite!! E eles passam direto pela estação engenheiro Goulart ou para la?
    Abs

  • Nossa, que horrível essa grade de horários, pra alguém quem sai da Paulista após às 16h não tem possibilidade de utilizar, e é justamente o horário em que mais se precisaria…

  • Quem garante que a transferência entre a estação e os terminais continuará sendo bancada pela GRU Airport?
    Quem garante que a transferência entre a estação e os terminais não fique mais demorada por ter menos veículos e apareçam táxis e vans a preços “módicos”?
    Se alguém perder o avião por atraso da transferência será que a GRU se responsabiliza?

    • Numa obra marcada pela bateção de cabeças entre governo do estado, união e GRU Airport não espere coerência. Muito menos praticidade e conforto para os passageiros.
      O outro aí em cima, papagueando para votar num fulano, mostra bem a miséria em que estamos

  • Será que não vai atrapalhar o trem que vai para Guaianases?
    A transferência entre a estação e os terminais vai ser bancada pela GRU até quando?
    Quem garante que este serviço bancado pela GRU não se deteriora e aparecerão táxis e vans para levar aos terminais a preços “módicos” parece que estão criando dificuldades para alguém vender facilidades.

  • Nos principais aeroportos da Europa, China, Estados Unidos e até em Israel a estação de trem ou metrô fica realmente dentro do aeroporto não esta gambiarra.
    Esta estação deveria ser chamada Perto do Aeroporto.

    • Logicamente, é assim no mundo todo: o acesso ao aeroporto deveria ser, sim, via trem apenas!
      É vergonhoso, pois esta estação está na verdade bem longe dos terminais..
      É preciso que reconheçam de uma vez por todas que esta imensa falha não tem explicação nenhuma que justifique! Acima de tudo, foi um desrespeito maior com os inúmeros trabalhadores (contribuintes) da região, que poderiam usufruir de uma conexão plena..
      Note-se que nos momentos de trânsito intenso, algo bem frequente nas vias do entorno, os passageiros podem ficar retidos por muito tempo neste ônibus. Especialmente no trecho inverso, GRU-CPTM, o tempo de espera no ponto somado ao tempo de percurso pode facilmente, muito facimente, superar 30 minutos, ou mais… Não tem justificativa.

  • Li nos jornais que esta linha está causando atrasos na linha 12 safira. Isto precisa ser resolvido logo. Por mais que seja desejável uma ligação ferroviária entre o aeroporto e o centro de São Paulo não podemos sacrificar uma linha que serve a milhares de pessoas em uma região carente de transporte público eficiente.

Follow on Feedly
error: Hum, não vale copiar né??