CPTM Linha 13

Expresso Aeroporto pode ser inaugurado semana que vem

Estação Aeroporto da Linha 13 Jade da CPTM
Estação Aeroporto-Guarulhos (GESP)

Conforme antecipado pelo ViaTrólebus, a CPTM divulgou hoje informações sobre a inauguração do serviço Connect da Linha 13 Jade.

O início do serviço está programado para próxima quarta-feira, dia 03 de outubro.

Apesar de ser oficializado somente hoje pela CPTM, no PA das estações o anúncio da inauguração já era ouvido pelos usuários desde quinta-feira passada.

O serviço Connect terá viagens entre a Estação Brás e a Estação Aeroporto-Guarulhos da Linha 13 nos horários de pico, sem a necessidade de transferência na Estação Engenheiro Goulart. Neste serviço, o trem para em todas as estações para embarque e desembarque e o valor da tarifa será o mesmo do trem metropolitano, que hoje custa R$ 4. O tempo total do trajeto será de 35 minutos.

Serão realizadas seis viagens em cada sentido nos seguintes horários:

  • Dias úteis: 6h20, 7h00, 7h40, 18h00, 18h40 e 19h20.
  • Sábados: 6h20, 7h00 e 7h40
  • Domingos: não funcionará

O serviço regular da Linha 13 tem os seguintes intervalos:

  • Dias úteis: 20 minutos entre 5h e 8h e entre 17h e 20h.
  • Demais dias e horários: 30 minutos

Esse serviço estava inicialmente planejado para julho mas foi adiado assim como o Expresso Aeroporto.

Expresso Aeroporto

Pelo que apuramos extra-oficialmente o Expresso Aeroporto tem previsão de ser inaugurado semana que vem, dia 10 de outubro.

Novo Bilhete

Semana passada a Secretaria dos Transportes Metropolitanos criou o bilhete exclusivo para esse serviço expresso que custará R$ 8 reais e terá bilheteria e bloqueios exclusivos. Veja detalhes da publicação do diário oficial:

Bilhete do Expresso Aeroporto da Linha 13 Jade

Linha 13

Desde que foi inaugurada a estação Engenheiro Goulart teve um crescimento de demanda de 14%.  Já na Estação Aeroporto – Guarulhos o crescimento foi de 30%. O maior crescimento fica por conta da Estação CECAP: 33%

A expectativa da CPTM é que a linha 13 tenha uma demanda de 120 mil passageiros por dia útil.

blank

Fernando

É engenheiro por formação e entusiasta de obras de mobilidade urbana. Utiliza transporte individual na maioria das vezes mas acompanha e sabe da real e urgente necessidade de investimentos em infraestrutura e principalmente em transporte público aliadas com políticas públicas de redução da pendularidade do sistema de transportes

10 comentários

Clique aqui para deixar um comentário

  • Essa linha tinha que ser estendida até a Luz pra se conectar a Linha 4-Amarela em horário pleno e não dessa forma, que mais me parece uma gambiarra.

    • Concordo! Deveriam prolongar a linha 15 até a estação brás do metrô. Se vão prolongar até a estação ipiranga (CPTM), já estende até a estação brás.

    • Luz não comporta mais uma linha regular em horário de pico. Só tem 4 plataformas que já são utilizadas pelas linhas 7 e 11.

      Além disso, a centenária Estação da Luz está saturada e opera no limite do limite, com 3 linhas terminando ali.

      Novas linhas na luz só com a construção de uma nova estação luz. Qualquer outra gambiarra ou puxadinhos apenas irá afetar duramente a operação das linhas 11 e 12.

      Tanto é que o Expresso Aeroporto só irá operar fora dos horários de pico!

    • A Linha 12 Safira já é ruim, imagina com vários trens indo e voltando pra Guarulhos no mesmo trilho em todo o horário?
      Tinha que melhorar a estrutura da linha primeiro.

  • Eu só acho que eles deveriam priorizar mais o expresso deveriam ter mais viajem a transferência na engenheiro Goulart além de ser demorado é muito ruim trem lotado todos os dias.

  • Afinal, quando teremos um serviço de trem ou metrô ou monotrilho expresso que permita aos passageiros desembarcarem dentro do aeroporto como nas melhores cidades do mundo? O que há hoje é uma autêntica gambiarra. Até a rodoviária Tietê ganha do aeroporto!

error: Alert: É proibida a cópia de conteúdo