Depois dos totens do poupatempo, das tomadas para carregar o celular e do edital para novos quiosques, a CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos) inicia o projeto de um novo serviço: rede sem fio gratuita nas estações.
Conforme informado pela assessoria de imprensa, a Estação Pinheiros da Linha 9-Esmeralda conta com o serviço – em fase de testes – de internet gratuita nas plataformas da estação desde o dia 31 de julho.
O serviço estará disponível para até 1500 passageiros simultâneos por até 15 minutos mediante cadastro com velocidade mínima de 512kbps.
As próximas estações a terem o serviço em testes serão as estações Palmeiras Barra-Funda, Luz, Brás, Tatuapé e Corinthians-Itaquera: “O serviço será testado por um ano em cada estação. Durante esse período, a CPTM realizará licitação para instalar o wifi em todas as estações”
O Ferroviando para complementar a informação traz aqui a velocidade mínima dos serviços mais utilizados nos celulares:
- Chats de texto, e-mail e redes sociais: 50 kbps a 100 kbps
- Streaming de música: de 384 kbps a 512 kbps
- Streaming de vídeo: 512 kbps (média/baixa qualidade) à 5 Mbps (alta qualidade)
- Ligações de voz: 56 kbps
- Ligações de vídeo: entre 256 kbps e 512 kbps
Assim, a internet oferecida atende a maioria dos passageiros que na maior parte do tempo usam streaming de música e redes sociais.
Outro detalhe interessante: um trem da série 7000 da CPTM, que é/será o padrão a linha 9 – comporta até 2008 passageiros. Digamos que tenhamos dois trens na plataforma, daria um total de 4016 passageiros. Para atingir a quantidade máxima de usuários da rede sem fio, teríamos que ter uma aderência ao serviço de 38%, o que é muito.
As pessoas já saem correndo do trem subindo as escadas rolantes e vice-versa. Não acredito que o serviço terá uma aderência tão grande. Portanto o limite máximo de 1500 usuários está de bom tamanho.
Parabéns a CPTM por mais um serviço.
A CPTM está cada dia mais se modernizando e correndo atrás pra alcançar o Metrô!
Se padronizarem as estações e as composições (como de fato está) já será um grande avanço!
Mas essas estações todas já não possui o serviço se wifi gratuito pelo Metrô? Qual só pode ser acessado nas áreas de circulação exceto plataformas…
Esse projeto é da CPTM
Sim, eu sei, Fernando. Mas quis dizer, se nas estações onde o projeto da CPTM já funciona no Metrô, creio que não será grande novidade aos usuários. Estações como Osasco, Pinheiros, entre outras, seriam muito mais interessantes de serem testadas.
Fernando, acredito que vai ter mais conexões no WIFI nos dias em que tem maiores intervalos na linha, tipo sabado a noite, domingo dia todo e feriados.
Só pra ter uma base, a linha 7 Rubi, possui um intervalo de aprox. de 34min aos domingos e feriados. Ou seja, a galera vai esperar o trem por um longo tempo de espera e vai aproveitar e usar o WIFI.
Sim. Em casos de falha também. Mas acredito que o serviço será dimensionado levando isso em consideração para cada linha/estação. Por isso até CPTM disse que será em modo de testes para que sejam feitos esses tipos de ajustes.