Linha 15 Metrô

Construção da Estação Jardim Colonial da Linha 15 Prata começa em maio

Estação tipo da Linha 15 Prata
Estação-tipo Jardim Colonial (Metrô)

Ontem divulgamos sobre a retomada das obras da Linha 15 Prata até a Estação São Mateus. Hoje o Metrô divulgou a assinatura do contrato de construção da Estação Jardim Colonial em 02 de abril de 2019 e com isso a previsão de início das obras é início de maio afinal a ordem de serviço é emitida em até 30 dias da assinatura do contrato.

Atualização: Metrô enviou release de imprensa dizendo que a ordem de serviço foi emitida em 08 de abril. Portanto a mobilização dos canteiros já pode ser iniciada e quem sabe iniciar de fato a obra até antes de maio

Vigência do contrato da construção da Estação Jardim Colonial
Vigência do contrato

Em vídeo nas redes sociais, o Secretário dos Transportes Metropolitanos Alexandre Baldy e o Presidente do Metrô Silvani Alves Pereira, haviam divulgado a assinatura do contrato. Mas só hoje foi feita a divulgação no Diário Oficial:

De acordo com o relatório de empreendimentos do Metrô, o prazo de conclusão das obras da estação é 2021. Pelo contrato a duração da obra é de 24 meses, portanto em abril ou maio de 2021 já teremos ela funcionando.

Prazos das obras da Linha 15 Prata - Estação Jardim Colonial e Estação São Mateus
Relatório de empreendimentos do Metrô

Estação Jardim Colonial

O edital de concorrência foi feito em setembro de 2018. Após 7 meses de processo licitatório é então assinado o contrato. A empresa que será responsável pela construção é Somague Engenharia S/A do Brasil

A Estação Jardim Colonial estará localizada no canteiro central da Avenida Ragueb Chohfi, no entroncamento dessa via com a Estrada do Iguatemi e Avenida Aricanduva. Ela terá 9 escadas rolantes, 4 elevadores e 2 bicicletários. A área total será de 4.584 m². Será uma das menores estações da linha em área construída. O nome anterior era Estação Iguatemi.

Com a nova estação, a linha terá mais 2 km e assim terá no total 15,4 km com 11 estações.

Também está no escopo do contrato o paisagismo, ciclovia e iluminação no trecho entre São Mateus e Jardim Colonial aqui detalhados:

  • Projeto de desvio de tráfego
  • Projeto de obra civil para implantação de ciclovia
  • Projetos para adequação do sistema viário
  • Projetos de iluminação da ciclovia
  • Projetos de sinalização horizontal, vertical e semafórica
  • Projetos de reurbanização e paisagismo
Projeto da Estação Jardim Colonial (Metrô)
Projeto da Estação Jardim Colonial (Metrô)
Avatar

Fernando Galfo

É engenheiro por formação e entusiasta de obras de mobilidade urbana. Utiliza transporte individual na maioria das vezes mas acompanha e sabe da real e urgente necessidade de investimentos em infraestrutura e principalmente em transporte público aliadas com políticas públicas de redução da pendularidade do sistema de transportes

3 comentários

Clique aqui para deixar um comentário

  • Realmente o tempo de construção de uma estação de monotrilho é muito rápida (só verificar o avanço das obras da estação morumbi da linha 17-Ouro.

    Vamos torcer pra dar tudo certo e não ter nenhum tipo de atraso.

  • Boa noite , poderiam me ajudar vi no projeto que consta rua andre de Almeida, alguém saberia me dizer o que será feito ali, a princípio pelo que conheço essa rua esta um pouco distante da Hagueb .

Follow on Feedly
error: Hum, não vale copiar né??