CPTM Linha 12

CPTM contratará projetos da Linha 12 até Suzano em 2020

Estação Suzano da Linha 11 Coral
Estação Suzano (Prefeitura de Suzano)

Em novembro de 2017 a CPTM assinou o contrato de segunda fase de obras da Estação Suzano da Linha 11 Coral que tem como objetivo oferecer conforto e melhor circulação aos passageiros com a construção de mais duas escadas rolantes e duas escadas fixas. O investimento foi de R$ 14,7 milhões e está sendo executado pela Trail Infraestrutura.

Faz parte da obra também a instalação de luminárias, melhorias no concreto das paredes e a implantação de equipamentos novos.

Em julho de 2018 o Diário de Suzano obteve informações que as obras estariam prontas no início de 2019.

Questionamos a CPTM do prazo que prontamente nos respondeu que a obra está com 39% dos serviços executados e tem previsão se inauguração para meados de 2019, ou seja aproximadamente no meio de 2019.

A previsão de término da demolição da antiga passarela é prevista para até final do mês de dezembro de 2018.

Extensão até a Linha 12 Safira

Ainda de acordo com a CPTM, “a segunda fase da Estação Suzano não prevê a extensão da linha 12 Safira até Suzano. Será necessário nova contratação”. 

Os projeto funcional já está concluído de acordo com a CPTM e a contratação dos projetos básicos e executivos está prevista para 2020.

Questionamos se Prefeitura de Suzano já autorizou o uso da Avenida Brasil para o projeto de extensão da Linha 12 Safira até a Estação Suzano e recebemos a seguinte resposta:

O projeto funcional considera a ocupação parcial da Av. Brasil. No contrato dos projetos básicos e executivos da extensão da linha 12 Safira será desenvolvido o projeto de adequação geométrica desse viário. Essas ações devem ser consolidadas através de convênio a ser firmado com a Prefeitura de Suzano.

Peguntamos se a extensão consta no plano plurianual de 2019 a 2022 e a CPTM nos respondeu que está no plano apenas a contratação dos projetos.

Baldeação em Guaianases e trens diretos

Nosso leitor Felipe Araujo, em uma ação exemplar e que todos deveriam fazer também, abriu um SIC para a CPTM questionando a previsão para o fim da baldeação em Guaianases e outras coisas mais.

Ele nos enviou as respostas da CPTM:

1) Qual a previsão para licitação do novo plano de vias da estação Suzano?

Os projetos do novo plano de vias de Suzano, incluindo via permanente e rede aérea de tração, devem passar por revisão, programada para 2019. A previsão de contratação das obras deverá ocorrer em 2020.

2) Quando será aumentada a frequência de Trens diretos?

Após o término da Fase I, de renovação da frota de trens. Previsão: primeiro semestre 2019

3) Qual a previsão para o fim da baldeação em Guaianases?

Nos horários de maior carregamento, planejamos viagens alternadas partindo de Luz para Guaianases e Luz para Estudantes e mantendo todas as viagens procedentes de Estudantes com destino Luz. Previsão para implantação: primeiro semestre 2019)

 

Fernando Galfo

É engenheiro por formação e entusiasta de obras de mobilidade urbana. Utiliza transporte individual na maioria das vezes mas acompanha e sabe da real e urgente necessidade de investimentos em infraestrutura e principalmente em transporte público aliadas com políticas públicas de redução da pendularidade do sistema de transportes

3 comentários

Clique aqui para deixar um comentário

Follow on Feedly
error: Hum, não vale copiar né??