Em novembro de 2017 a CPTM assinou o contrato de segunda fase de obras da Estação Suzano da Linha 11 Coral que tem como objetivo oferecer conforto e melhor circulação aos passageiros com a construção de mais duas escadas rolantes e duas escadas fixas. O investimento foi de R$ 14,7 milhões e está sendo executado pela Trail Infraestrutura.
Faz parte da obra também a instalação de luminárias, melhorias no concreto das paredes e a implantação de equipamentos novos.
Em julho de 2018 o Diário de Suzano obteve informações que as obras estariam prontas no início de 2019.
Questionamos a CPTM do prazo que prontamente nos respondeu que a obra está com 39% dos serviços executados e tem previsão se inauguração para meados de 2019, ou seja aproximadamente no meio de 2019.
A previsão de término da demolição da antiga passarela é prevista para até final do mês de dezembro de 2018.
Extensão até a Linha 12 Safira
Ainda de acordo com a CPTM, “a segunda fase da Estação Suzano não prevê a extensão da linha 12 Safira até Suzano. Será necessário nova contratação”.
Os projeto funcional já está concluído de acordo com a CPTM e a contratação dos projetos básicos e executivos está prevista para 2020.
Questionamos se Prefeitura de Suzano já autorizou o uso da Avenida Brasil para o projeto de extensão da Linha 12 Safira até a Estação Suzano e recebemos a seguinte resposta:
“O projeto funcional considera a ocupação parcial da Av. Brasil. No contrato dos projetos básicos e executivos da extensão da linha 12 Safira será desenvolvido o projeto de adequação geométrica desse viário. Essas ações devem ser consolidadas através de convênio a ser firmado com a Prefeitura de Suzano.”
Peguntamos se a extensão consta no plano plurianual de 2019 a 2022 e a CPTM nos respondeu que está no plano apenas a contratação dos projetos.
Baldeação em Guaianases e trens diretos
Nosso leitor Felipe Araujo, em uma ação exemplar e que todos deveriam fazer também, abriu um SIC para a CPTM questionando a previsão para o fim da baldeação em Guaianases e outras coisas mais.
Ele nos enviou as respostas da CPTM:
1) Qual a previsão para licitação do novo plano de vias da estação Suzano?
Os projetos do novo plano de vias de Suzano, incluindo via permanente e rede aérea de tração, devem passar por revisão, programada para 2019. A previsão de contratação das obras deverá ocorrer em 2020.
2) Quando será aumentada a frequência de Trens diretos?
Após o término da Fase I, de renovação da frota de trens. Previsão: primeiro semestre 2019
3) Qual a previsão para o fim da baldeação em Guaianases?
Nos horários de maior carregamento, planejamos viagens alternadas partindo de Luz para Guaianases e Luz para Estudantes e mantendo todas as viagens procedentes de Estudantes com destino Luz. Previsão para implantação: primeiro semestre 2019)
Está nos planos contratar apenas os projetos, ou seja, obras só após 2022.
O 9000 vai para a linha 12?L?????
Ferroviando, nos ajude pressionando a CPTM a retirar pelo menos a baldeação de Guaianases, desde quando nasci ouço isso e até agora nada!!! Por favor, graças a vocês a via mobilidade está ganhando a confiança dos usuários da linha 5…
Pelo menos as obras estão andando.
A passarela ja foi retirada e so a escada antiga que falta ser destruída.
No caso da estaçao ainda falta tres escadas rolantes e elevadores na parte que já. Inaugurou a parte de cima da estaçao. Bom vai faltar so os trilhos no trecho desativado.
Meu sonho é uma linha de Suzano para Ribeirão.
Isso ajudaria imensamente cidadãos que, assim como eu, trabalham no ABC Paulista.
Atualmente preciso “dar a volta ao mundo” pra chegar em Santo André.
Meu sonho é uma estação DECENTE – estação ARACARÉ decadente- parece esquecida na linha 12 safira.
Acho que antes de tudo isso os moradores próximo a estação ARACARÉ deviam ganhar uma estação decente para se locomover, estações que parecem esta esquecida pela CPTM entre outras que é a Itaquaquecetuba-Manoel Feio., sera que alguém pode dar uma noticia boa quando vamos ganhar uma estação decente?! entre as 03 piores da linha Safira??