CPTM Metrô

CPTM e Metrô farão concessão comercial única da Estação Brás

Estação Brás terá concessão comercial em conjunto com CPTM e Metrô
Estação Brás

Atualmente a Estação Brás possui vários concessionários que exploram comercialmente os espaços da estação vendendo diversos tipos de produtos e serviços, mas esse modelo atual está sendo revisto em uma parceria inédita entre a CPTM e o Metrô.

De acordo com o Metrô, “ao invés da comercialização individual por espaço, como é feito atualmente, a Companhia estuda conceder todos a um único administrador, a exemplo do ocorrido na Estação São Bento. Com isso, estima-se que a área possa ser melhor qualificada, com investimentos na adequação da infraestrutura, padronização visual das lojas e estratégia comercial para equilíbrio de mix de lojas, ampliando a oferta de serviços aos usuários daquela estação

Um dos benefícios será a desoneração de custos de manutenção, limpeza e segurança da área. Outro ganho notável é a gestão simplificada de contratos, pois seria necessário realizar a gestão contratual de apenas um concessionário.

A licitação está prevista para meados de 2019. Atualmente está sendo feita a estruturação da modelagem de negócio.

Conclusão

Essa não é a primeira iniciativa da CPTM e do Metrô em conceder espaços, vide que já fizemos outras publicações sobre o assunto. Mas o interessante nesse caso é a parceria inédita entre ambas estatais na questão das receitas acessórias da Estação Brás. Se der certo, poderão haver outras oportunidades futuras.

Com isso, acredito eu, ficará mais fácil implantar vários outros tipos de comércio e serviços, dependendo unicamente da escolha do administrador. Obviamente se uma loja/serviço não estiver dando resultado, será mais fácil colocar outra. No modelo atual, trocas só com novas licitações.

Fernando Galfo

É engenheiro por formação e entusiasta de obras de mobilidade urbana. Utiliza transporte individual na maioria das vezes mas acompanha e sabe da real e urgente necessidade de investimentos em infraestrutura e principalmente em transporte público aliadas com políticas públicas de redução da pendularidade do sistema de transportes

3 comentários

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  • E como fica a respeito da concorrência das lojas? O administrador seria responsável em promover isso, ao meu ver corre o risco de ter apenas uma lanchonete com preços absurdos, por exemplo.

  • incrivel a dificuldade que o Metro tem para atualizar no site as fotos da evolução das obras, ja solicitei algumas vezes…parabens pela sua pagina, muito boas as noticias…

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error: Hum, não vale copiar né??