Linha 5 Metrô

Novas fotos do viaduto da Estação Campo Belo da Linha 5 Lilás

Viaduto lado bairro (Fernando)
Viaduto lado bairro (Fernando)

Para quem acompanha o Ferroviando no Facebook, sabe que estamos postando semanalmente a evolução das obras do novo viaduto da Estação Campo Belo da Linha 5 Lilá na Avenida Santo Amaro sobre a Avenida Roberto Marinho.

A previsão de conclusão do viaduto é novembro de 2018. Apuramos hoje no canteiro de obras que em novembro começam a circular os carros e ônibus! Ótima notícia não?

O viaduto terá uma parada de ônibus que dará acesso a Estação do metrô. E nela também terá um bicicletário.

Já a Estação Campo Belo, duvido muito que seja entregue em dezembro de 2018, que é o prazo oficial do Metrô. Mas enfim, ainda há muito tempo até lá e pode ser que aloquem mais trabalhadores para a obra. Espero que façam o mesmo na Estação Santa Cruz.

A integração com o monotrilho da Linha 17 Ouro será feito por um túnel. Acredito que essa será a estação mais interessante da linha.

Fizemos hoje um vídeo em câmera lenta da plataforma da estação e pudemos ver que já começou o assentamento do piso da plataforma.

 

Altura do viaduto

Muitos perguntam se a altura do viaduto é suficiente tanto em relação com a Avenida Roberto Marinho quanto as vigas trilho do monotrilho a Linha 17. Apuramos no canteiro de obra que ambos terão pelo menos 5,0m a 5,5m de altura.

Apesar disso seria obrigatório, na nossa opinião, instalar uma viga de sacrifício em ambos os lados do viaduto para evitar um caminhão com caçamba aberta derrube as vigas do monotrilho. Sim, pouco provável mas em 20 ou 30 anos de operação as probabilidades de uma tragédia acontecer aumentam. Os estatísticos podem confirmar.

O mesmo vale para o viaduto da Avenida Vereador José Diniz e as vigas trilho do acesso da Roberto Marinho pela Marginal Pinheiros.

Balanços sucessivos

Também apuramos no canteiro que falta somente uma concretagem dos balanços sucessivos do lado bairro. Já o lado centro precisam de trêS ainda. A ideia é ter o “beijo“, ou seja, a união dos dois lados da pista sentido bairro em aproximadamente 3 a 4 semanas.

Já o “beijo” da pista lado centro, que começaram as obras depois, ainda faltam 5 concretagens.

Confiram imagens de hoje:

Local do beijo (Fernando)
Local do beijo (Fernando)

Para finalizar queria pedir desculpas pois o blog ficou fora do ar quase 24 horas. Estamos de volta e quem sabe no futuro possamos arcar um servidor dedicado pois hoje usamos um servidor compartilhado por vários outros sites. Não sou muito fã de anúncios mas se for a unica saída terei que colocá-los no futuro.

Aproveitem e curtam nossa página do Facebook, pois estamos sempre postando fotos das obras com mais frequência lá.

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Fernando

É engenheiro por formação e entusiasta de obras de mobilidade urbana. Utiliza transporte individual na maioria das vezes mas acompanha e sabe da real e urgente necessidade de investimentos em infraestrutura e principalmente em transporte público aliadas com políticas públicas de redução da pendularidade do sistema de transportes

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