Para quem acompanha o Ferroviando no Facebook, sabe que estamos postando semanalmente a evolução das obras do novo viaduto da Estação Campo Belo da Linha 5 Lilá na Avenida Santo Amaro sobre a Avenida Roberto Marinho.
A previsão de conclusão do viaduto é novembro de 2018. Apuramos hoje no canteiro de obras que em novembro começam a circular os carros e ônibus! Ótima notícia não?
O viaduto terá uma parada de ônibus que dará acesso a Estação do metrô. E nela também terá um bicicletário.
Já a Estação Campo Belo, duvido muito que seja entregue em dezembro de 2018, que é o prazo oficial do Metrô. Mas enfim, ainda há muito tempo até lá e pode ser que aloquem mais trabalhadores para a obra. Espero que façam o mesmo na Estação Santa Cruz.
A integração com o monotrilho da Linha 17 Ouro será feito por um túnel. Acredito que essa será a estação mais interessante da linha.
Fizemos hoje um vídeo em câmera lenta da plataforma da estação e pudemos ver que já começou o assentamento do piso da plataforma.
Altura do viaduto
Muitos perguntam se a altura do viaduto é suficiente tanto em relação com a Avenida Roberto Marinho quanto as vigas trilho do monotrilho a Linha 17. Apuramos no canteiro de obra que ambos terão pelo menos 5,0m a 5,5m de altura.
Apesar disso seria obrigatório, na nossa opinião, instalar uma viga de sacrifício em ambos os lados do viaduto para evitar um caminhão com caçamba aberta derrube as vigas do monotrilho. Sim, pouco provável mas em 20 ou 30 anos de operação as probabilidades de uma tragédia acontecer aumentam. Os estatísticos podem confirmar.
O mesmo vale para o viaduto da Avenida Vereador José Diniz e as vigas trilho do acesso da Roberto Marinho pela Marginal Pinheiros.
Balanços sucessivos
Também apuramos no canteiro que falta somente uma concretagem dos balanços sucessivos do lado bairro. Já o lado centro precisam de trêS ainda. A ideia é ter o “beijo“, ou seja, a união dos dois lados da pista sentido bairro em aproximadamente 3 a 4 semanas.
Já o “beijo” da pista lado centro, que começaram as obras depois, ainda faltam 5 concretagens.
Confiram imagens de hoje:
Para finalizar queria pedir desculpas pois o blog ficou fora do ar quase 24 horas. Estamos de volta e quem sabe no futuro possamos arcar um servidor dedicado pois hoje usamos um servidor compartilhado por vários outros sites. Não sou muito fã de anúncios mas se for a unica saída terei que colocá-los no futuro.
Aproveitem e curtam nossa página do Facebook, pois estamos sempre postando fotos das obras com mais frequência lá.
Kkkk em ano de eleições tudo e possível caros leitores…
Parabéns pelas postagens sobre a linha lilás.
Passei a acompanhar vocês faz um mês pois sou um grande interessado na conclusão das obras dessa linha (Como a maioria do Centro paulistano), pois quando ela estiver completa causará uma grande mudança na configuração diária do cotidiano Paulista.
Fernando, assim como você, também sou um entusiasta pelas obras de mobilidade em SP e suas postagens fogem ao padrão de outros blogs de mobilidade que apenas servem de veículo para manifestações partidárias. Parabéns!
Seria possivel atualizar fotos da estacao campo belo?
Postei hoje fotos no Facebook do blog do Viaduto. Não dá para ver a estrutura da estação por fora ainda.
Parabéns Fernando,
Você presta um serviço muito bom à população. Sigo suas reportagens sempre.
Obrigado!
Fernando parabéns pelo trabalho! Não tem nenhum render mais novo de Campo Belo? A estação (na teoria) fica pronta em Dezembro e não dá para saber que cara tem a cobertura de vidro, entrada etc?
Pior que não tem. Depende do escritório de arquitetura fazer e não do Metrô
Que absurdo!
Cansei de ler notícias sobre a estação Campo Belo do Metrô, que fica próxima a minha casa. Porém, em NENHUMA reportagem informam QUAIS SÃO AS ENTRADAS para a estação, que é uma das coisas mais importantes para o usuário. Então, pergunto : ONDE FICAM AS ENTRADAS DA ESTAÇÃO ? Por que ruas se darão os acessos ?
Será ali na altura do Edifício Estação Gabrielle nos dois lados da avenida Santo Amaro.