CPTM Linha 13

People Mover da Linha 13 ainda não tem modelo de contratação definido

Série 2500 da CPTM
Série 2500 da CPTM que chega em agosto

Divulgamos em 31 de maio que a concessionária GRU Airport fez um chamamento para receber propostas dos interessados em participar do processo de seleção do People Mover da Linha 13 da CPTM até o Aeroporto de Cumbica em Guarulhos.

O prazo final foi semana passada dia 7 de junho. Na segunda-feira cedo contatamos a assessoria de imprensa da GRU Airport fazendo diversos questionamentos:

  • Quantas empresas participaram do processo
  • Quais empresas participaram e qual modal proposto
  • Qual a data prevista para a divulgação da ganhadora?
  • Quem fará a análise comparativa das propostas afinal a GRU não tem expertise no sistema de transporte sobre trilhos para avaliar as questões técnicas. Seria talvez contratada uma consultoria? Ou a CPTM ajudará no processo?
  • Qual será o critério para escolha da empresa, se somente preço ou preço e técnica?

A resposta demorou quase 1 semana mas veio. Mas nem todas perguntas foram respondidas:

O que nos chamou a atenção é que só o Ferroviando fez contato com a assessoria da GRU Airport para saber do processo.

Empresas interessadas

A resposta de quantas empresas estão interessadas surgiu ontem no Fórum Lide de Energia e Infraestrutura pelo Vice-Governador e Secretário de Governo Rodrigo Garcia:

Quando o governador João Doria apresentou o projeto, tínhamos dois interessados. Já temos oito empresas com tecnologia do mundo todo apresentando soluções para a questão do aeroporto de Guarulhos. Vamos escolher o melhor modelo

Traçado

No final de maio de 2019, em coletiva no Palácio dos Bandeirantes, o Governador João Doria, o Ministro da Infraestrutura Tarcísio Gomes de Freitas, anunciaram a ligação por “monotrilho” dos 3 terminais do Aeroporto de Cumbica com a Linha 13 Jade da CPTM com previsão de funcionamento para maio de 2021.

A previsão é que as obras comecem em setembro de 2019 com a emissão da ordem de serviço.

Esperamos que a GRU Airport divulgue as obras em seu canal do YouTube assim como fez com as obras do Terminal 3.

Série 2500

Os novos trens da Linha 13, com bagageiro, foram anunciados recentemente e tem previsão de chegar ao Brasil em agosto de 2019

Série 2500 que irá circular na Linha 13 Jade da CPTM
Avatar

Fernando Galfo

É engenheiro por formação e entusiasta de obras de mobilidade urbana. Utiliza transporte individual na maioria das vezes mas acompanha e sabe da real e urgente necessidade de investimentos em infraestrutura e principalmente em transporte público aliadas com políticas públicas de redução da pendularidade do sistema de transportes

6 comentários

Clique aqui para deixar um comentário

Follow on Feedly
error: Hum, não vale copiar né??